O concurso TJ RJ está prestes a ser lançado! O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro confirmou que o edital para técnico e analista judiciário está em fase final e deve ser publicado até o dia 24 de outubro. A Fundação Getulio Vargas (FGV) será a banca responsável, e as inscrições devem ser abertas entre o fim de outubro e o início de novembro.
As provas objetivas e discursivas (apenas para analista) estão previstas para o início de fevereiro de 2026, nos dias 1º ou 8, conforme informou a Assessoria de Imprensa do tribunal. As taxas de inscrição devem ser de R$ 100 para técnico e R$ 140 para analista.
Uma das principais novidades é que, pela primeira vez, as provas não ficarão restritas ao estado do Rio de Janeiro, ampliando o acesso aos candidatos de outras regiões. Continue a leitura para conferir cargos, vagas, etapas e demais detalhes do concurso TJ RJ.
Índice
Edital do concurso TJ RJ deve ser divulgado até o dia 24 de outubro
O edital do concurso TJ RJ deve ser publicado até o dia 24 de outubro de 2025, conforme informações confirmadas pela Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) será a responsável pela organização do certame, com contrato já assinado e disponível no portal de contratações do tribunal.
De acordo com o tribunal, o edital está em fase final de elaboração e trará todas as regras da seleção, como número de vagas, cargos disponíveis, etapas de avaliação e critérios de classificação. Além disso, o tribunal afirmou que a aplicação das provas tem uma nova estimativa: início de fevereiro.
Prepare-se para o concurso do TJ RJ com organização e qualidade: vídeo aulas, plano de estudos personalizado e suporte de tutoria especializada – tudo 100% Gratuito!
LIBERAR ACESSO!“A informação que temos é de que o edital está em sua fase final e deverá ser divulgado até a próxima semana. O edital vai divulgar o prazo das inscrições e a previsão é de que as provas sejam realizadas no início de fevereiro”, disse o TJ RJ, em resposta à reportagem.
Anteriormente, o secretário-geral de Gestão de Pessoas do tribunal, Gabriel Albuquerque, havia informado que o edital estava previsto para o início de outubro e as provas para meados de janeiro prazos que foram atualizados pela Assessoria de Imprensa do órgão.Não aguarde a publicação do edital do concurso TJ RJ para iniciar sua preparação. Comece a estudar agora com o curso gratuito concurso TJ RJ. Acesse o conteúdo completo, organize seu plano de estudos e saia na frente na disputa pelas vagas!
Concurso TJ RJ terá provas no início de fevereiro e aplicação em outros estados
A Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro confirmou, nesta sexta-feira,17 de outubro de 2025, que o edital do concurso TJ RJ está em fase final de elaboração e deve ser publicado até o dia 24 de outubro. A principal novidade é a previsão de que as provas ocorram no início de fevereiro de 2026, oferecendo aos candidatos um cronograma mais definido para planejamento dos estudos.
Outra mudança importante em relação às edições anteriores foi anunciada pelo Secretário-Geral de Gestão de Pessoas, Gabriel Albuquerque Pinto: pela primeira vez, as provas não ficarão restritas ao estado do Rio de Janeiro. Elas também serão aplicadas nas capitais São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG), além da cidade de Juiz de Fora (MG).
A assessoria informou ainda que as vagas serão distribuídas entre os 11 Núcleos Regionais da Corregedoria (NURs), o que garante oportunidades em diversas comarcas do estado, mantendo o modelo adotado no último concurso.
Quais as vagas do concurso TJ RJ?
O concurso TJ RJ terá vagas para os cargos de técnico e analista judiciário, abrangendo diferentes áreas e níveis de escolaridade. As provas serão aplicadas em turnos distintos, permitindo que o candidato se inscreva para ambos os cargos. Confira os detalhes:
Nível médio
- Técnico de atividade judiciária (sem especialidade)
Nível superior
- Analista judiciário (sem especialidade) – grupo Nível Superior
- Analista judiciário – especialidade Contador (grupo Gestão)
- Analista judiciário – especialidade Execução de Mandados (grupo Judicial)
- Analista judiciário – especialidade Psicólogo (grupo Assistencial)
- Analista judiciário – especialidade Assistente Social (grupo Assistencial)
- Analista judiciário – especialidade Comissário de Justiça da Infância, da Juventude e do Idoso (grupo Judicial)
- Analista judiciário – especialidade Médico (grupo Assistencial)
- Analista judiciário – especialidade Médico Psiquiatra (grupo Assistencial)
- Analista judiciário – especialidade Analista de Negócios (grupo Tecnologia da Informação)
- Analista judiciário – especialidade Analista de Infraestrutura de TIC (grupo Tecnologia da Informação)
- Analista judiciário – especialidade Analista de Sistemas (grupo Tecnologia da Informação)
- Analista judiciário – especialidade Analista de Projetos (grupo Tecnologia da Informação)
- Analista judiciário – especialidade Analista de Gestão de TIC (grupo Tecnologia da Informação)
- Analista judiciário – especialidade Analista de Inteligência Artificial (grupo Tecnologia da Informação)
- Analista judiciário – especialidade Analista de Segurança da Informação (grupo Tecnologia da Informação)
- Analista judiciário – especialidade Cientista de Dados (grupo Tecnologia da Informação)
- Analista judiciário – especialidade Arquiteto de Dados (grupo Tecnologia da Informação)
- Analista judiciário – especialidade Engenheiro de Dados (grupo Tecnologia da Informação)
- Analista judiciário – especialidade Analista de Dados Sênior (grupo Tecnologia da Informação)
Como serão as provas do concurso TJ RJ?
O concurso TJ RJ será estruturado em diversas etapas que visam avaliar o conhecimento técnico, a capacidade de argumentação e a aptidão dos candidatos para o exercício das funções no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, todas as fases serão aplicadas pela banca FGV. As fases previstas são:
- Prova objetiva: eliminatória e classificatória, com questões de conhecimentos gerais e específicos, conforme o cargo;
- Prova discursiva: eliminatória e classificatória, exigindo texto dissertativo ou estudo de caso, aplicada apenas para analistas;
- Avaliação de títulos: de caráter classificatório, destinada aos cargos de nível superior;
- Verificação de aptidão física e mental: eliminatória, para confirmar as condições de saúde e desempenho;
- Comprovação de requisitos para nomeação: etapa final, voltada à análise documental e cumprimento das exigências legais.
O formato seguirá o modelo utilizado em concursos anteriores do tribunal, mantendo um processo seletivo rigoroso e baseado em critérios técnicos e objetivos.
Para acompanhar em primeira mão a publicação do edital do concurso TJ RJ, acesse o guia completo e fique por dentro de todas as atualizações em tempo real sobre o cronograma, cargos, salários e etapas da seleção!