Concurso TJ RS: Edital é previsto para 2021 | Nova Concursos

Concurso TJ RS: Edital é previsto para 2021 com provas em 2022!

icone calendario 14 out 2021

Novo concurso TJ RS segue previsto ainda para este ano, com provas que serão aplicadas em 2022.

Lembrando que o edital TJ RS com 2 vagas imediatas terá provas aplicadas em dezembro de 2021.

Novo concurso TJ RS

Além do edital para os cargos de Técnico em Informática, Desenhista e Engenheiro Civil, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul tem um outro concurso TJ RS próximo de acontecer.

Esse certame será sendo destinado para as carreiras de Assistente Social Judiciário PJ-J e Oficial de Justiça PJ-H e irá ofertar 28 vagas.

O texto do novo Plano de Cargos e Salários do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul deverá ser votado em plenário até o dia 26 de outubro de 2021 (concurso TJ RS).

Diante da possibilidade, a corregedora-geral, Desembargadora Vanderlei Tremeia Kubiak, prevê a publicação do edital do concurso de oficial de justiça para 2021 com provas em 2022.

O mesmo deve ocorrer para o cargo de Analista Judiciário, que já tem banca definida mas foi suspenso temporariamente.

“Já para o novo cargo de Oficial de Justiça Estadual, após a aprovação e sanção do PL 147/2021, poderá ser publicado edital, ainda este ano, com a realização das provas do concurso, provavelmente, em 2022. O mesmo deve ocorrer para o cargo de Analista Judiciário”.

Com a mudança de escolaridade de nível médio para a exigência em nível superior em Direito, anteprojeto traz também alterações na remuneração.

O texto prevê, também, a incorporação da gratificação de risco de vida ao vencimento básico, aumento do auxílio-condução, prevendo reajusta já a partir de janeiro.

O que faz um Oficial de Justiça do TJ RS?

Faz parte da rotina de trabalho de um Oficial de Justiça PJ-H, sem o prejuízo de outras funções: “Cumprir pessoalmente mandados e diligências, fazer pregões, citações, notificações, intimações e executar as demais tarefas determinadas nas leis e nos regulamentos; Realizar, pessoalmente, as citações, prisões, penhoras, arrestos e demais diligências ordenadas pelos Juízes aos quais servir, lavrar certidões e autos das diligências que efetuar, bem como afixar e desafixar editais, cumprir as determinações dos Juízes, apregoar os bens que devam ser arrematados, assinando os respectivos autos, cumprir as demais atribuições previstas em lei ou regulamento, recolher ao ofício em que tramita o feito as importâncias recebidas quando, em virtude de execução por título judicial ou extrajudicial, o devedor, citado para pagamento, efetuá-lo, exercer as funções de Oficial de Justiça da Infância e da Juventude, conforme atribuições constantes da Lei Estadual n.º 10.720/96, da Consolidação Normativa e do Código de Organização Judiciária, cotar os valores dos atos praticados e as despesas de condução, estar presente às audiências e coadjuvar o Juiz na manutenção da ordem, exercer outras atribuições determinadas pelo Juiz”.

Último concurso TJ-RS

O último concurso TJ RS teve seu edital publicado no de 2014 e contou com 133 vagas. A banca organizadora foi da empresa FAURGS.

⇒ Confira o edital completo do último concurso TJ RS!

Foram ofertadas 116 vagas para o cargo de Oficial de Justiça (Classe PJ-H) e 17 vagas para o cargo de Assistente Social Judiciário (Classe PJ-J), com exigência que os candidatos tivessem níveis médio e superior, respectivamente.

Na ocasião, os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, realizadas nas cidades de Alegrete, Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Maria e Santo Ângelo.

Para o cargo de Assistente Social Judiciário (Classe PJ-J)a Prova Objetiva foi subdividida em 4 (quatro) partes com 80 (oitenta) questões no total, distribuídas conforme o número de questões, o número mínimo de acertos em cada parte e o caráter (eliminatório e/ou classificatório), como segue:

Parte 1: 30 (trinta) questões objetivas de Língua Portuguesa, que teve o valor de 30 pontos;
Parte 2: 30 (trinta) questões objetivas de Conhecimentos Específicos, com valor de 30 pontos;
Parte 3: 15 (quinze) questões objetivas de Tópicos de Legislação, que valeu 15 pontos;
Parte 4: 05 (cinco) questões objetivas de Microinformática, valendo 05 pontos.

Já para o cargo de Oficial de Justiça (Classe PJ-H)a Prova Objetiva foi subdividida em três (3) partes com 80 (oitenta) questões no total, distribuídas conforme o número de questões, o número mínimo de acertos em cada parte e todas com caráter eliminatório e classificatório, como segue:

Parte 1: 30 (trinta) questões objetivas de Língua Portuguesa, com valor de 30 pontos;
Parte 2: 40 (quarenta) questões objetivas de Conhecimentos Específicos/Tópicos de Legislação, que teve o valor de 40 pontos;
Parte 3: 10 (dez) questões objetivas de Microinformática, valendo 10 pontos.

Saiba mais sobre o Concurso TJ RS 2021: Edital publicado para Técnicos e Analistas!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais