Pesquisar no blog

Concurso TJ SP Juiz: 300 vagas previstas para o 2º semestre!

icone calendario 23 jun 2021

Os trâmites para a realização do concurso TJ SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) estão avançando, e de acordo com o desembargador, presidente do órgão, Geraldo Francisco Pinheiro Franco, serão ofertadas 300 vagas.

“A ideia é fazer (o concurso) entre agosto e setembro. Vamos aguardar e ver como anda o recrudescimento da Covid” disse o presidente do Tribunal de Justiça.

Porém, o desembargador não deixa claro se os prazos são para a publicação do edital ou para a aplicação das fases do concurso.

Além disso, foi confirmada a Vunesp como banca organizadora do certame, assim a próxima e última etapa é a publicação do edital.

“Estamos conversando com a [Fundação] Vunesp, que é quem faz materialmente o concurso, porque eles terão que contratar mais prédios para respeitar o distanciamento social. A primeira prova é presencial e elimina 19 mil de 20 mil participantes” explicou ainda sobre a realização das provas e a questão da biossegurança.

Edital concurso TJ SP

Por enquanto, o concurso público pretende abrir vagas para o cargo de Juiz Substituto. E para concorrer à carreira é necessário ter ensino superior em Direito e, no mínimo, 3 anos de experiência na atividade jurídica.

A princípio, os salários iniciais são de R$ 28.883,97. Porém, com progressões na carreira, esse valor pode chegar até R$ 35.462,22 no cargo de Desembargador.

Segundo o Portal da Transparência, o TJ SP está com 329 vacâncias para o cargo de Juiz Substituto. Com o número de vagas reveladas, o concurso irá cobrir boa parte dessas vacâncias.

Etapas do concurso

O concurso para Juízes Substitutos traz como 1ª etapa as Provas Objetivas. Em 2018 contou com a mesma estrutura, e a banca Vunesp também foi a organizadora do concurso público.

Na época, foram 100 questões divididas em 3 blocos diferentes, sendo as disciplinas cobradas:

Bloco I

  • Direito Civil, Processual Civil;
  • Direito do Consumidor e da Criança e do Adolescente.

Bloco II

  • Direito Penal, Processual Penal;
  • Direito Constitucional e Eleitoral.

Bloco III

  • Direito Empresarial, Tributário;
  • Direito Ambiental e Administrativo.

Já a 2ª etapa, foi de Provas Escritas, realizada em 2 dias diferentes. A primeira, foi uma prova discursiva, com questões relacionadas a Noções Gerais de Direito e Formação Humanística.

Os candidatos ainda fizeram a lavratura de sentenças, de natureza cível e natureza criminal. Os aprovados foram convocados para as seguintes etapas: Sindicância da Vida Pregressa, Investigação Social, Exame de Sanidade Física e Mental e Avaliação Psicológica. Também houve a Prova Oral.

Saiba mais sobre o Concurso TJ SP: Edital autorizado exclusivamente para mulheres Juízas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais