Pesquisar no blog

Concurso TSE 2023: Edital unificado. Órgão detalha seleção!

icone calendario 04 abr 2022

Boas notícias, concurseiros! Um concurso TSE 2023 pode acontecer com um edital unificado, ou seja, abrangendo todos os Tribunais Regionais Eleitorais do país. Sendo assim, conheça todos os detalhes acerca desse novo concurso e também da última seleção unificada realizada.

Portanto, foram iniciadas movimentações que para no ano de 2023 seja realizado um concurso do Tribunal Superior Eleitoral de maneira unificada, de forma a ofertar vagas para todos os TRE do Brasil. Ademais, um ofício divulgado informa alguns detalhes acerca da seleção.

Além disso, vale recordar que uma seleção unificada ocorreu em 2007, de forma que os concurseiros podem usar esse edital como base para sua preparação enquanto novidades não são divulgadas. Sendo assim, confira todos os detalhes!

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova. Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Concurso TSE 2023: panorama geral

Portanto, o concurso TSE 2023 pretende acontecer de forma unificada, de forma a ofertar oportunidades para todos os Tribunais Regionais Eleitorais do país, gerando diversas vagas para diferentes regiões.

Além disso, de acordo com o ofício divulgado pelo Tribunal, uma vez que a seleção ocorrerá de maneira unificada, os TREs não precisam enviar em suas propostas orçamentárias valores referentes a contratação de uma banca organizadora. Isso porque o próprio TSE cuidará desse trâmite.

Ademais, vale destacar que todos os anos durante os meses de março e abril os órgãos públicos do país realizam um estudo orçamentário para o próximo ano, de forma que essa proposta é enviada ao Ministério da Economia por volta de maio e junho.

Nesse sentido, é geralmente no mês de agosto que tais propostas são apresentadas ao Congresso, onde serão votadas até o fim do ano.

Sendo assim, maiores detalhes acerca do concurso unificado devem ser revelados após a votação da proposta, de forma que a seleção ocorrerá somente no próximo ano.

Último concurso TSE unificado

Sendo assim, enquanto maiores detalhes acerca do novo concurso público não são divulgados, é importante que os concurseiros conheçam o último concurso unificado realizado pelo TSE.

Portanto, a última seleção unificada do Tribunal ocorreu em 2007, quando foram ofertadas 804 oportunidades de níveis médio e superior entre diversos TREs do país, conforme a seguinte distribuição:

  • TRE RO – 56 vagas
  • TRE AC – 6 vagas
  • TSE – 280 vagas
  • TRE RJ – 435 vagas
  • TRE RR – 24 vagas

Além disso, as oportunidades ofertadas por esse concurso público eram destinadas aos cargos de Técnico e Analista Judiciário, em diversas especialidades. Ademais, na época as remunerações eram de R$ 2.415,66 (Técnico) e R$ 4.034,63 (Analista).

É igualmente essencial destacar que a seleção contou com 190 mil inscrições, sendo a maior parte delas voltada para o Tribunal Regional do Rio de Janeiro. Dessa forma, a concorrência foi de cerca de 271 candidatos por vaga.

Como foram as provas do último concurso?

Por fim, vale frisar que os inscritos nesse processo seletivo foram avaliados por meio de provas objetivas para todos os cargos. Ademais, foram realizadas ainda provas discursivas e avaliação de títulos, que ocorreram apenas para o cargo de nível superior.

Sendo assim, as avaliações objetivas contaram com 80 questões de múltipla escolha acerca de Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos do cargo.

Por outro lado, para a prova discursiva consistiu em um texto narrativo para algumas especialidades de Analista e em um texto acerca dos Conhecimentos Específicos da área para outras.

assinatura completa
Saiba mais sobre o Concurso TSE: Edital previsto para 2023 de forma unificada!
Acompanhe nossas

redes sociais