Pesquisar no blog

Concurso TSE: Tribunal dá início ao planejamento por edital unificado!

Iago Almeida

icone calendario 26 jul 2022

Atenção, concurseiros! Está previsto para 2023 um novo concurso TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que pode acontecer por meio de edital unificado. O planejamento para a seleção foi iniciado. Saiba detalhes!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Concurso TSE: edital unificado previsto para 2023

O Tribunal Superior Eleitoral confirmou que iniciou o planejamento para publicar um novo concurso  unificado para Justiça Eleitoral.

Assim, a previsão é publicar o edital no ano de 2023, que seguiria o modelo da última seleção unificada do órgão.

Portanto, um ofício foi enviado aos Tribunais Regionais Eleitorais, solicitando dados sobre quais cargos devem ser contemplados na seleção.

Assim, o diretor-geral solicita aos TREs quais os cargos efetivos, quantidade de vagas imediatas, além dos cargos para formação de cadastro reserva.

“Tendo em vista a necessidade de se iniciar o levantamento de informações que subsidiem a contratação de instituição para a realizar concurso público, no âmbito da Justiça Eleitoral, de maneira centralizada por este Tribunal Superior, com previsão para ocorrer no ano de 2023, solicito a Vossa Senhoria informar os cargos efetivos e quantitativos de vagas, bem como quais cargos deverão ser contemplados na formação de cadastro de reserva, no âmbito do respectivo quadro de pessoal”, diz o ofício.

TSE TO já respondeu

O primeiro a responder foi o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, que afirmou que não tem cargos vagos efetivos atualmente.

Entretanto, segundo o tribunal, há possibilidade de vacância, por aposentadoria, de 20 cargos.

De acordo com a resposta, são 13 vacâncias para Técnico Judiciário e 07 de Analista. Então, esses cargos podem constar no concurso .

Quais se interessaram?

Além disso, pelo menos 10 órgãos já demonstraram interesse pelo edital unificado. Sendo assim, saiba quais são os estados:

  • MT
  • RJ
  • SC
  • SE
  • PI
  • RN
  • TO
  • SP
  • GO
  • CE

Além disso, os TREs do Maranhão, Minas Gerais, Paraná e Pará não apresentaram uma decisão fechada e também poderão figurar.

E agora?

Vale destacar que somente com as respostas dos tribunais que participarão do edital é que o projeto básico poderá ser elaborado.

Além disso, no último concurso unificado, realizado em 2006, o Cebraspe (então Cespe/UnB) foi a banca organizadora contratada.

Como funcionam?

Importante que os concurseiros saibam que seleções desse estilo funcionam com um único edital publicado e com vagas para o Tribunal Superior e TREs que demonstrem interesse.

Assim, todo o orçamento fica concentrado no TSE, que promove a escolha da banca organizadora e traz a previsão de nomeações. 

assinatura completa
Saiba mais sobre o Concurso TSE Unificado: Edital até abril. 520 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais