Governador do RS quer adiar as provas do concurso Unificado. Entenda!

icone calendario 02 maio 2024

Atenção! O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, pedirá o adiamento das provas do concurso Unificado (CNU) ao Governo Federal, devido às fortes chuvas que atingiram a região e ocasionaram mortes e a destruição de várias cidades.

“Vamos recomendar, sim, ao Governo Federal que essa situação seja contornada de alguma forma. Esse concurso ficou completamente inviabilizado neste fim de semana para a população gaúcha. Vamos solicitar que seja encaminhado algum tipo de solução para o Concurso Nacional Unificado. Não sei avaliar qual neste momento, mas tenho a confiança de que será dado algum tipo de solução pelo Governo Federal, para não punir a população gaúcha, que pretendia participar do concurso e que vai ter restrições neste momento por conta das condições climáticas que romperam estradas e afetaram famílias, que têm transtornos incontáveis nessas localidades”, afirmou Eduardo Leite, em entrevista nesta quarta, 1º de maio.

A aplicação das provas aconteceria neste domingo, 5 de maio, simultaneamente, em 228 cidades. Saiba mais sobre o adiamento das provas do CNU!

RS aguarda posicionamento do MGI

Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) em nota, nesta quarta-feira, 1º de maio, a situação climática do Estado está em acompanhamento e o ministério está em contato com autoridades locais.

“A organização do Concurso Nacional Unificado está acompanhando a situação no Rio Grande do Sul com equipe in loco e em diálogo com autoridades locais. Qualquer alteração logística necessária nas cidades atingidas por chuvas será anunciada pelo Ministério da Gestão”, diz a nota.

A expectativa é que o MGI se posicione sobre o possível adiamento das provas nesta quinta-feira, 2, ou na sexta-feira, 3 de maio.

A princípio, as provas seguem mantidas. Inclusive, os locais de prova já estão disponíveis para consulta na página oficial da seleção.

Os candidatos deverão fazer login com os dados da conta GOV. BR na mesma página onde efetuaram as inscrições.

Ao acessar o site, será possível verificar o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI), que terá informações como: número de inscrição, data, hora, local de prova, confirmação de atendimento especializado ou tratamento pelo nome social.

Concurso Unificado prevê devolução da taxa em casos de desastres naturais

Mais de 100 municípios do Rio Grande do Sul foram afetados com as fortes chuvas, levando à morte e desaparecimento de pessoas, além de mais de mil desabrigados.

Desde então, várias estradas estão bloqueadas, cidades estão sem água, energia elétrica e sistema de telefonia.

Diante disso, vale lembrar que o edital do concurso prevê a devolução da taxa em situações específicas. O ressarcimento ocorrerá em casos de fatores supervenientes, peculiares, eventuais ou de força maior no dia das provas.

De acordo com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) será possível pedir o ressarcimento das taxas de inscrição em casos, como falta de energia elétrica que comprometeu a visibilidade da prova pela ausência de luz natural, suspensão da aplicação por fenômenos naturais com comprometimento da infraestrutura do local ou casos fortuitos ou de força maior que comprometam a realização das provas.

O MGI esclareceu que não caracteriza deferimento da solicitação, casos como anulação de questões, barulho que não comprometa a aplicação, calor, frio ou desconforto com mobiliário durante a realização das provas ou registro em branco ou sem descrição completa.

A responsável por analisar os casos que necessitam de ressarcimento será a Fundação Cesgranrio. O próprio MGI divulgará a data de aprovação do relato.

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Horários e regras para as provas do concurso Unificado

As provas do concurso Unificado acontecerão nos seguintes horários:

turno matutino

  • abertura dos portões: 7h30
  • fechamento dos portões: 8h30
  • início da aplicação: 9h
  • término da aplicação: 11h30
  • término da aplicação para candidatos que necessitem de tempo adicional para realização das provas e tenham solicitado no ato da inscrição: 12 horas e 30 minutos
  • duração da prova: 2h30

turno vespertino

  • abertura dos portões: 13h
  • fechamento dos portões: 14h
  • início da aplicação: 14h30
  • término da aplicação: 18h
  • término da aplicação para candidatos que necessitem de tempo adicional para realização das provas e tenham solicitado no ato da inscrição: 19 horas.
  • duração da prova: 3h30

Segundo informações do cartão de confirmação, os candidatos poderão realizar as provas somente no local previsto no cartão de confirmação de inscrição, que estará disponível a partir do dia 25 de abril.

Os candidatos deverão comparecer ao local de prova com, pelo menos, uma hora de antecedência e poderão se retirar da sala de prova após duas horas, contadas a partir do início das provas.

Clique aqui e confira o que pode e não pode levar no dia da prova!

Conheça outros concursos que estão abertos no Brasil: Concursos Abertos – Mais de 80 mil vagas abertas para todos os níveis!

Saiba mais sobre o Concurso CNU: Editais publicados. Mais de 6 mil vagas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais