Pesquisar no blog

Concurso Zoológico DF: Tem nova comissão!

Iago Almeida

icone calendario 17 mar 2021

A Fundação Jardim Zoológico de Brasília está com concurso Zoológico DF aberto, para previsão de preenchimento de 12 vagas. E nesta semana, uma nova comissão foi formada para atualização dos processos do certame.

Concurso Zoológico DF: novo grupo

O novo documento afirma que os servidores terão 120 dias para apresentar resultados das análises para o novo certame . O grupo formado visa a atualização processual quanto a realização de concurso para preenchimento de vagas no quadro de pessoal.

Os membros foram anunciados nesta semana, sendo eles:

  • Alberto Gomes de Brito;
  • Neide Costa da Silva de Oliveira;
  • Antônio Elvídio Figueiredo;
  • Luísa Helena Rocha da Silva;
  • José Carlos Lopes de Oliveira;
  • Sheila Maria Souza Nunes;
  • Naiara Soares Feitosa Aguiar;
  • Daniella dos Santos Campos Guimarães; e
  • Claudia dos Santos Chagas Reis.

Uma comissão já havia sido apresentada em abril de 2020. Na época, a Diretora Presidente da FJZB anunciou que os estudos a respeito do certame fossem finalizados até agosto, em 120 dias. Entretanto, não houve mais movimentações e um novo grupo foi anunciado.

Concurso Zoológico DF: chamamento público

Um chamamento público foi publicado recentemente, apontando abertura para 12 vagas para as carreiras de Políticas Públicas e Gestão Governamental (PPGG) e de Planejamento Urbano e Infraestrutura para o Zoológico de Brasília.

Antes disso, porém, o Ministério Público de Contas do Distrito Federal apontou preocupação com a ausência de realização de concurso na FJZB. Ele afirmou que a equipe vem desempenhando atividades técnicas com excesso de cargos comissionados e terceirizados.

Segundo o documento, os servidores deverão ficar à disposição por 24 meses, existindo a possibilidade de renovação por um período igual, em seguida.

O MPC afirmou ainda que as atividades de cuidados com os animais advêm da atuação finalística da FJZB e requerem preenchimento de pessoal por meio de concurso público.

Grande parte das atividades típicas da FJZB é exercida, quase que exclusivamente, por servidores comissionados sem vínculo efetivo com a Administração Pública ou por terceirizados”.

Esse cenário “indica uma ausência de implementação efetiva de um Plano de Carreira para servidores da Fundação Jardim Zoológico de Brasília, que, aos olhos do Parquet, pode estar relacionado com o grave problema de morte dos animais”, disse o Procurador-Geral, Marcos Felipe Pinheiro Lima.

Sobre a Fundação Jardim Zoológico de Brasília

A Fundação Jardim Zoológico de Brasília é uma instituição socioambiental que desenvolve ações com foco na educação ambiental, conservação e preservação da fauna brasileira.

A fundação em o privilégio de ser a primeira instituição ambientalista criada no Distrito Federal e é um órgão da administração indireta, vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente do DF (SEMA).

Entre as ações de grande reconhecimento está o trabalho de conservação e pesquisa, que contribui para preservação de animais ameaçados de extinção.

Saiba mais sobre o Concurso Zoológico de Brasília (Zoológico DF): MPC aponta necessidade do certame!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais