Pesquisar no blog

Concursos 2022: Ministro da Economia afirma que “serão atendidos”. Saiba mais!

icone calendario 22 fev 2022

Atenção concurseiros! O Ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que os concursos 2022 serão atendidos! Ou seja, em breve haverá mais editais sendo publicados, por isso fiquem atentos!

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova  . Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Concursos 2022: o que disse o ministro?

ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que os concursos federais para 2022 serão atendidos.

Assim, a fala aconteceu na noite desta segunda-feira (21), durante entrevista ao Jornal Direto ao Ponto, da Jovem Pan.

“Os concursos serão atendidos. Parcimoniosamente, mas serão atendidos”, afirmou Paulo Guedes.

Portanto, o titular da pasta disse que há recursos para novos concursos públicos e que essas seleções estão em análise do ministério, ou seja, em breve poderá receber aval.

Além disso, Paulo Guedes citou que o serviço público modernizou-se bastante nos último anos e que, atualmente, as necessidades são diferentes.

Durante o pronunciamento, ele citou a Receita Federal e a chamada de aprovados da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, além de um possível novo edital para o INSS.

E sobre o reajuste?

O ministro disse ainda que o reajuste a funcionários públicos federais deve ser uma das primeiras medidas a serem implementadas depois das eleições e no início da próxima gestão.

Sendo assim, na avaliação do ministro, o presidente Jair Bolsonaro pode esbarrar na Lei Eleitoral se der um aumento neste momento aos trabalhadores do governo.

Concurso Receita Federal: previsão para o próximo mês

Sobre o concurso para a Receita Federal, o aval pode enfim sair nas próximas semanas para preenchimento de 699 vagas.

Assim, o sinal verde foi dado pelo ministro Paulo Guedes, depois de muita espera. Além disso, o secretário-geral Julio César, reafirmou que o documento sairá ainda em 2022.

“Saímos de reunião com otimismo elevado de que o concurso sairá este ano. É algo que deve ser comemorado pois a casa está sangrando com a falta de pessoal”, disse o secretário-geral.

Ademais, o Secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal, Leonardo Sultani afirmou que é preciso aguardar o ateste orçamentário, a avaliação bimestral e as despesas primárias, o que deverá acontecer em março.

Portanto, de acordo com o pedido, foram solicitadas 230 vagas para Auditor-Fiscal e 469 vagas para Analista-Tributário.

Concurso INSS: expectativa de novo edital

Com o déficit atual no Instituto Nacional do Seguro Social de mais de 23 mil servidores  a expectativa de abertura de um novo edital é muito grande.

No entanto, para que os trâmites aconteçam, é preciso primeiramente o aval do Ministério da Economia. Foram requisitas 7.575 vagas.

“Sai antes das eleições”,  afirma Leonardo Rolim, Secretário da Previdência e ex-presidente do INSS.

Entretanto, Paulo Guedes não fez comentários sobre o concurso INSS, mas a Associação Nacional dos Peritos Médicos (ANMP) vem reunindo-se com o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, para tratar da pauta.

Orçamento 2022: previsão de 43.192 vagas

Ademais, o presidente Jair Bolsonaro já sancionou a Lei Orçamentária Anual de 2022, que traz previsão de 43.192 vagas para concursos federais

Assim, desse total, 4.263 são para criação e 38.929 para provimento. No Poder Executivo Federal, a previsão é de 38.219 vagas, sendo 37.090 para provimento e 1.129 para criação.

assinatura completa
Acompanhe nossas

redes sociais