Pesquisar no blog

Concursos Bombeiros e PM MG: Vice-governador quer editais anuais!

icone calendario 26 jan 2023

Boa notícia, concurseiros! Durante entrevista ao Bora Podcast, o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, anunciou que o governo pretende realizar concursos Bombeiros e PM MG anualmente. Entenda!

De acordo com ele, os concursos não terão mais excedentes, serão somente vagas imediatas, visto que para essas carreiras existem limite de idade.

“A opção é fazer concurso anual. O que significa que não há mais excedentes nesses concursos. Eu faço concurso, quem for aprovado dentro das vagas entra. Quem não for aprovado, pode fazer o concurso do próximo ano. Isso permite que novas pessoas se coloquem à disposição”, explicou Mateus Simões. 

Com essa atitude, será possível recompor todo o efetivo da corporação.

Estude para o concurso de seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui   e saiba mais!

Concurso PM MG: Vagas previstas

O governador informou que pretende contratar cerca de 10 mil servidores para a PM MG durante seu mandato de quatro anos.

“(…) de passar a ter concursos regulares para recompor as forças de segurança. No caso da Polícia Militar nós já anunciamos que nós vamos ter 10 mil contratações ao longo desses quatro anos de governo.”

Além disso, vale lembrar que nas últimas semanas foram publicados dois editais de concurso PM MG para o preenchimento de 3 mil vagas para as carreiras de Soldado e Oficial.

As oportunidades estão divididas da seguinte maneira:

  • Oficial: 180 vagas
    • 162 vagas para o sexo masculino;
    • 18 vagas para o sexo feminino.

  • Soldado: 2.821 vagas
    • 2.538 para o sexo masculino.
    • 283 vagas para o sexo feminino.

As inscrições devem ser realizadas através do site da própria corporação  , entre os dias 1 e 30 de março de 2023 para os interessados na carreira de soldado e entre os dias 3 de abril e 3 de maio para os interessados na carreira de oficial.

Para que a candidatura seja homologada, será preciso efetuar o pagamento da taxa de inscrição nos seguintes valores:

  • Soldado: R$ 101,00
  • Oficial: R$ 220,00

Confira todos os detalhes dos editais publicados aqui!

Concurso Bombeiros MG: Vagas previstas

Por outro lado, o vice-governador pretende realizar cerca de 2.500 contratações para o Corpo de Bombeiros MG ao longo de seu mandato.

A última seleção teve seu edital publicado ano passado para o preenchimento de 385 vagas para soldados e oficiais.

As provas objetiva e de redação para o cargo de Soldado foram realizadas no dia 22 de janeiro. Em contrapartida, para oficiais, a aplicação ocorrerá no dia 12 de fevereiro de 2023.

Os aprovados ainda serão submetidos as seguintes etapas:

  • Teste de Capacitação Física (TCF);
  • Exames Admissionais.

Concurso PC MG: Convocação de excedentes!

No caso da Polícia Civil, os últimos concursos ainda estão em validade. Dessa forma, o objetivo é convocar os excedentes à medida que novas vagas surgirem, devido a aposentadorias, mortes ou desligamentos de servidores.  

“A opção da Polícia Civil é ir nomeando excedentes à medida que as vagas abrirem. Hoje, em virtude da Lei de Responsabilidade Fiscal, não podemos nomear mais servidores do que tínhamos em 2015. Nós nomeamos, no último concurso, tudo que podíamos. Agora dependo de vacâncias”, disse o vice-governador.

Para a PC MG o governador pretende realizar 2.500 contratações ao longo dos quatro anos de mandato.

Saiba mais sobre o Concurso PMMG 2024: Edital cancelado. Entenda o motivo!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais