Concursos Federais: Mais 10 mil vagas podem ser autorizadas este ano? Entenda!

Iago Almeida

icone calendario 24 jul 2023

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, diz que o governo quer abrir mais 10 mil vagas em concursos federais ainda em 2023. Veja detalhes!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Concursos Federais: quando saem as novas autorizações?

Portanto, o governo pode abrir mais 10 mil vagas em concursos federais ainda em 2023 e tenta antecipar parte do cronograma de 2024 para este ano.

Assim, a informação foi dada pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, em entrevista à Folha de São Paulo neste dia 24 de julho.

“Estou tentando acelerar, conversando com o Ministério do Planejamento para tentar antecipar um recurso que seria do ano que vem para este ano, e liberar mais concursos neste ano para dar tempo de as pessoas entrarem no nosso mandato”, disse a ministra.

“Se o concurso for no ano que vem, a pessoa pode entrar só lá em 2025, faltando apenas dois anos para o fim desta gestão. Não está certo ainda, porque não sentei com a Simone Tebet [Planejamento], mas tento antecipar uma parte”, afirmou Dweck.

Entretanto, nesse quantitativo não estariam incluídos os institutos federais, universidades e concursos militares, que têm uma lógica diferente.

Ainda em junho, quando a ministra anunciava a primeira leva de concursos, o presidente Lula ligou para ela querendo saber o porque não havia inclusão das as áreas de políticas sociais e meio ambiente.

“Ele sente a falta quando pede as coisas e dizem para ele que não conseguem fazer porque falta gente. É por isso que ele fala que os ministérios estão vazios”, diz ela.

“Agora, que vai ter uma nova leva grande de concursos, a gente quer que a lei de cotas seja aplicada corretamente”, encerrou a ministra.

Mais de 8 mil vagas anunciadas em 2023 para concursos federais

Sendo assim, é importante destacar que o governo já autorizou mais de 8 mil vagas em 2023; a primeira leva, em junho , teve 4.436 vagas distribuídas entre 20 ministérios.

Depois, em julho, Esther Dweck anunciou o aval da segunda leva , para abertura de mais 2.480 vagas em diversos órgãos.

Mas, antes disso, nos primeiros meses do ano, o governo já tinha autorizado 1.464 vagas efetivas para diferentes órgãos. 

Para a decisão de abertura de novas vagas, o governo afirma que levou em consideração alguns critérios, como:

  • Tempo desde o último edital de concurso público
  • Proporção entre o número de vagas e o número de cargos aprovados no órgão
  • Proporção de aposentadorias, nos próximos 5 anos, em relação ao total de vagas ocupadas
  • Perdas identificadas com base na ocupação máxima
  • Análise da estrutura do órgão, se houve mudança relevante, ou ampliação de atribuições
  • Nível de impacto imediato dos serviços para a população
  • Importância do órgão para as políticas prioritárias do governo, com a visão de futuro

“Hoje, são 80 mil pessoas a menos do que havia em 2016. É uma perda superior a 10%. Sabemos que não vamos recompor exatamente o quantitativo que era antes. Mas não temos esse número perfeito porque não é tão fácil assim mensurar o efeito da transformação digital. A própria área de governo digital, que funciona, é muito pequena para demanda que recebe. As pessoas não estão aguentando a carga de trabalho. A gente está aumentando essa área”, disse a ministra, na entrevista.

Além desses concursos para cargos efetivos, a ministra também já havia assinado portaria autorizando o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a realizar concurso para 8.141 vagas temporárias.

O que são carreiras transversais? Edital autorizado com 600 vagas!

Quando saem os editais?

Conforme as portarias que autorizam os concursos, os órgãos e ministérios têm 180 dias para publicação dos editais. Ou seja, os documentos devem ser disponibilizados até 15 de janeiro de 2024.

Estude com a Nova Concursos

Assim, se interessou em alguma dessas oportunidades? Então, não perca tempo e inicie a preparação agora mesmo!

Os materiais da Nova   são uma ótima fonte de conhecimento, pois foram elaborados por professores especialistas e estão de acordo com os editais. Já são mais de 70 mil alunos aprovados!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais