Pesquisar no blog

Concursos Federais: Presidente Lula reconhece a necessidade de novos servidores!

Iago Almeida

icone calendario 20 mar 2024

O presidente Lula disse reconhecer o déficit de servidores e a necessidade de novos concursos federais em 2024, devido a escassez de funcionários.

A fala foi dada durante reunião ministerial na última segunda-feira, 18 de março. Ainda foi citada a necessidade e importância do Concurso Nacional Unificado.

Quer saber detalhes do que disse o presidente da República e seus ministros? Venha comigo nesta matéria e não perca nenhuma informação!

Haverá novos concursos federais autorizados em 2024?

Ao que tudo indica, novos editais de concursos federais podem sim sair em 2024. Entretanto, ainda não há nenhuma autorização oficial.

Na última segunda-feira, 18 de março, foi promovida uma reunião entre o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, junto de seus ministros de governo.

Assim, o encontro tratou sobre o balanço do primeiro ano de governo, quando foi enfatizada a escassez de funcionários e a urgência de mais concursos.

“Nós ainda não conseguimos suprir todas as demandas de concurso para vencer o obstáculo de muita gente que se aposentou, ou que está perto de se aposentar. A (ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos) Esther tem trabalhado na tentativa na possibilidade de fazer os concursos que todo mundo necessita”, evidenciou.

Além disso, Lula ainda citou a situação que cada ministério apresentava em janeiro de 2023, com o início do novo governo. Ele elogiou os trabalhos de seus ministros!

“Cada um de vocês sabe como encontrou o ministério. Quase todos os ministérios defasados do ponto de vista de profissionais. Alguns ministérios praticamente destruídos, que não funcionavam. Alguns ministérios com menos da metade dos funcionários que precisavam. E a maioria sem políticas públicas que tivessem interesse de inclusão social”, disse.

Ministro da Casa Civil destaca reajuste e CNU

Durante sua fala, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, citou o pioneiro Concurso Nacional Unificado, promovido pela primeira vez no país. Além disso, ele lembrou ainda do reajuste de 9% concedido pelo governo.

“É algo inédito na história do Brasil. Eu diria que caiu no agrado dos chamados concurseiros. Há, de fato, um reconhecimento para essa iniciativa positiva do Ministério da Gestão de fazer um concurso unificado que possibilita e democratiza o acesso”, afirmou o ministro.

Ministra do MGI já adiantou novos concursos federais

Primeiramente, é importante dizer que o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos é o responsável por analisar e autorizar os concursos para os órgãos do Executivo Federal.

Por isso, a ministra da pasta, Esther Dweck, chegou a confirmar anteriormente que novos concursos federais serão autorizados em breve. Ela ainda citou que os primeiros sairiam em março!

“Este ano iremos autorizar sim novos concursos, mas em uma quantidade inferior do que em 2023. Vamos esperar um pouco esse período das inscrições do concurso (unificado) para anunciar as novas vagas, possivelmente, ao longo do mês de março”, disse ela.

A previsão é de contemplar o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A informação corrobora com a possibilidade antecipada pela secretária executiva do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), Cristina Mori, em coletiva de imprensa realizada dia 23 de janeiro.

“Estamos começando os estudos agora para entender se vamos ter um número de vagas que justifique a realização de um concurso em escala nacional, como estamos fazendo agora. As vagas que são autorizadas dependem dos órgãos que nos mandaram, então certamente requer uma nova articulação com um novo conjunto de órgãos que tenham vagas supostamente aprovadas”, disse Cristina Mori.

10 mil autorizações em concursos federais até 2026 , afirma Ministra Esther Dweck!

Vai ter concurso Nacional Unificado em 2025?

Segundo a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, um novo concurso Nacional Unificado  ocorrerá entre 2025 e 2026.

Já a secretaria Cristina Mori informou que uma nova edição do CNU dependerá do orçamento e das vagas disponíveis.

 “É um grande esforço para produzir um concurso como esse, então acreditamos que haverá uma nova edição somente em 2025, mas isso vai depender das vagas aprovados e do orçamento. Então estamos iniciando estudos para entender se haverá um volume de vagas que justifique um novo certame”, disse.

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui  e saiba mais!

Concurso Unificado registrou mais de 2 milhões de inscrições

concurso Unificado  registrou 2,1 milhão de inscritos, sendo 1.543.560 pagantes e 600.875 isentos da taxa de inscrição. O certame oferta 6.640 vagas de diversas especialidades para 21 órgãos e ministérios, com salários de até R$ 22 mil. 

Com as inscrições encerradas, as provas do CNU   se aproximam. A aplicação das avaliações será no dia 05 de maio de 2024, em diferentes turnos:

  • Manhã
    • nível superior: provas objetivas de conhecimentos gerais – 20 questões + prova discursiva de conhecimentos específicos do bloco (2h30 de duração)
    • nível médio: 15 questões de língua portuguesa + redação (2h30 de duração)
  • Tarde
    • nível superior: provas objetivas de conhecimentos específicos – 50 questões (3h30 de duração)
    • nível médio: provas objetivas – 45 questões (3h de duração)

Saiba o que estudar: Concurso Nacional Unificado: Editais publicados. 6.640 vagas!

Conheça outros concursos que estão abertos: Concursos Abertos: Mais de 60 mil vagas abertas para todos os níveis!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais