Concurso PC SE: Prepare-se para a prova | Nova Concursos

Concurso PC SE: Faltam 30 dias para a prova, prepare-se!

icone calendario 20 ago 2021

Faltam apenas 30 dias para a prova do concurso PC SE . Os candidatos que ainda não começaram a se preparar para as provas, ou que estão encontrando dificuldades para isso, podem conferir algumas dicas neste texto!

Os candidatos do concurso da Polícia Civil de Sergipe têm exatamente 30 dias para se preparar para as provas do processo seletivo! Algumas dicas são importantes para que um bom aproveitamento do tempo disponível seja feito, tornando o estudo mais eficaz.

Concurso PC SE: detalhes do certame

O concurso PC SE oferece 60 vagas para os cargos de Agente e Escrivão. Ambas as carreiras exigem o nível superior e a idade mínima de 18 anos, além da Carteira Nacional de Habilitação na categoria “B” para os interessados no cargo de Agente.

Vale destacar que os candidatos não precisarão se preocupar com limites de idade máxima nem com exigências de alturas mínimas.

A distribuição das vagas entre os cargos acontecerá da seguinte maneira:

  • Agente de polícia – 50 vagas (35 para ampla concorrência, dez para deficientes e cinco para negros)
  • Escrivão de polícia – 10 vagas (sete para ampla concorrência, duas para deficientes e uma para negros)

As contratações dos aprovados se darão por meio de regime estatutário, que garante maior estabilidade. Para a jornada de trabalho de 36 horas semanais, a remuneração é de R$4.500.

As inscrições para o concurso já foram encerradas, e foram realizadas no site do Cebraspe , banca organizadora do certame. A taxa de inscrição de R$150 ainda pode ser paga até o próximo dia 23 de agosto de 2021.

Como serão as provas para o concurso?

As provas para o concurso da Polícia Civil de Sergipe acontecerão no dia 19 de setembro. Os candidatos deverão passar por 8 etapas avaliativas:

  • Prova objetiva;
  • Prova discursiva (redação);
  • Prova de capacidade física;
  • Exame psicotécnico;
  • Exame biomédico e toxicológico;
  • Exames clínicos e complementares;
  • Sindicância da vida pregressa;
  • Avaliação de títulos.

Qual a melhor maneira de se preparar para as provas?

Faltando 30 dias para a realização das provas do concurso, é essencial que os candidatos já comecem a se preparar!

É importante que o candidato possa, primeiramente, organizar sua rotina semanal de maneira a observar quais são os horários disponíveis para o encaixe do estudo das disciplinas cobradas nas provas.

Para facilitar o estudo dos conteúdos, o candidato pode buscar editais anteriores do concurso ou semelhantes, para observar como as disciplinas costumam ser cobradas nas provas dos concursos públicos.

Além disso, é interessante que o candidato também conheça a si mesmo, de maneira a otimizar seu tempo e sua produtividade. Ou seja, em momentos em que note que está muito exausto, o candidato pode dar preferência a disciplinas pelas quais possui mais finalidade.

Fazendo isso, o estudo possuirá melhor aproveitamento, visto que estudar para uma matéria que não seja tão interessante para o indivíduo em momento de exaustão não rende o suficiente.

Ademais, cuidar da saúde mental é igualmente de extrema importância! Sendo assim, também é necessário reservar alguns momentos da rotina para lazer, uma vez que pessoas com ansiedade ou outras condições psicológicas podem se cobrar demais em momentos de preparação para concursos.

No entanto, equilibrando estudos e lazer, o candidato não se sentirá culpado por estar se divertindo quando deveria estar estudando, nem se sentirá mal por estar estudando quando poderia estar se divertindo.

Outra questão essencial para o período de preparação das provas é o sono. É necessário que os candidatos reservem boas horas da noite para descanso, de maneira a despertar no dia seguinte com a energia suficiente para a rotina elaborada.

Exercícios físicos também são sempre boas recomendações para cuidar do corpo e da mente, de forma a liberar as substâncias necessárias para que o corpo no geral possa dar conta de todas as obrigações.

Por fim, não podemos descartar a importância de uma boa alimentação nesses 30 dias que antecedem as provas do concurso. Uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes dá a energia que o corpo e a mente necessitam para enfrentar esse mês de preparo.

Além disso, existem alimentos que ajudam especificamente na concentração durante os estudos, uma vez que são ricos em vitaminas e outros compostos que auxiliam nesse aspecto. São eles: oleaginosas, peixes, frutas vermelhas, ovos, frutas amarelo-alaranjadas e cereais integrais.

Saiba mais sobre o Concurso PC SE 2021: Edital publicado para Agente e Escrivão!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais