Pesquisar no blog

Concursos PM MT e Bombeiros MT: Novos editais anunciados!

icone calendario 12 ago 2021

Novidades, concurseiros! Novos editais estão previstos ainda este ano para os concursos PM MT e Bombeiros MT.

Foi o governador do Estado do Mato Grosso , Mauro Mendes, quem anunciou a boa notícia. Segundo ele, os novos editais para os concursos de órgãos de segurança devem ser publicados ainda em 2021.

O anúncio foi feito na última sexta-feira, 6 de agosto de 2021, durante a entrega das obras em Lucas do Rio Verde.

Orçamento impedia a abertura de novos editais

De acordo com o governador, o grande impedimento para a abertura de novos editais era o orçamento. No entanto, o problema já foi solucionado e o equilíbrio fiscal pôde ser retomado.

“Tínhamos limitações, por questões orçamentárias, não podíamos contratar para não aumentar despesa com pessoal. Mas, graças a Deus e a todo o trabalho que foi feito, nós construímos novamente o equilíbrio fiscal de Mato Grosso. E a boa notícia é que no segundo semestre deste ano nós vamos soltar um novo concurso”

O coronel Jonildo de Assis, comandante-geral da Polícia Militar do Estado do Mato Grosso , ressaltou que os novos concursos terão impactos positivos nas regiões com déficit de profissionais.

Possível número de vagas e cargos para os concursos

A quantidade de vagas oferecidas para os concursos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso ainda não foi divulgada, uma vez que ainda é necessário um maior estudo das carreiras com maior déficit de trabalhadores.

Entretanto, sabe-se que para a PM MT e Bombeiros MT existem mais de 6 mil cargos a serem preenchidos.

Desse número, 4.392 são da PM nos cargos de Cabo e Soldado. Os outros 2.275 são do Corpo de Bombeiros, sendo 1.401 para os cargos de Cabo e Soldado e 874 para Sargentos.

Vale destacar que inicialmente talvez não seja possível disponibilizar todo esse total de vagas, já que a corporação necessita definir um número de vagas que seja viável.

Porém, o número total pode ser preenchido durante o prazo de validade do concurso.

Além disso, os concursos para PM e Bombeiros MT não são os únicos que acontecerão. O governador também revelou que estão previstos concursos para a Polícia Civil e para a Politec (Perícia Oficial e Identificação Técnica).

Último concurso PM e Bombeiros MT

O último certame para a Polícia Militar e para o Corpo de Bombeiros do Mato Grosso aconteceu em 2012, quando foram oferecidas 30 vagas para o cargo de Oficial. Desse número, 27 vagas eram masculinas e 3 eram femininas.

A exigência para o cargo era o nível médio completo. Além disso, os candidatos deveriam ter entre 18 e 25 anos de idade e altura mínima de 1,67 para homens e 1,57 para mulheres. A banca organizadora foi a Covest.

O vencimento inicial para o cargo era de R$3.548,94. Contudo, após a finalização do curso de formação, esse valor passava a R$5.467,94.

O processo seletivo contou com prova objetiva, avaliação física, avaliação psicológica, avaliação médica e odontológica e investigação social e funcional.

A prova objetiva contou com as seguintes disciplinas:

  • Física
  • Biologia
  • Matemática
  • Geografia
  • Língua Estrangeira
  • Química
  • História
  • Língua Portuguesa
  • Literatura

Além disso, os candidatos aprovados também deveriam realizar o curso de formação profissional.

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais