Pesquisar no blog

Concurso PM MT: Corporação tem mais de 4,5 mil cargos vagos!

icone calendario 10 dez 2021

Notícias sobre o concurso PM MT ! A seleção já conta com banca organizadora definida e o edital é cada dia mais urgente, visto que a corporação conta com mais de 4,5 mil cargos vagos. Ademais, ainda não foi revelado o quantitativo de vagas a ser ofertado.

Na última terça-feira, 7 de dezembro, foi publicado por meio do Diário Oficial do Estado que o concurso da Polícia Militar do Mato Grosso já conta com uma banca organizadora definida, sendo ela a UFMT (Fundação Universidade Federal do Mato Grosso).

Além disso, vale destacar que a banca também estará responsável pelas demais seleções de Segurança Pública do estado, sendo os concursos Bombeiros MT, PC MT e Politec.

Concurso PM MT: cargos vagos

Primeiramente, é importante recordar que um novo concurso PM MT é aguardado desde 2018, quando uma seleção foi anunciada com a previsão de 1.200 oportunidades para a carreira de Oficial. Entretanto, tal edital não avançou.

Além disso, este ano o governador do estado, Mauro Mendes, anunciou que seriam realizados os concursos para a área de Segurança Pública do Estado, uma vez que o deficit de pessoal é cada dia maior.

Ademais, o governador também comentou que as seleções não puderam ser realizadas antes por conta de questões orçamentárias, mas que tais problemas já foram solucionados:

Nós temos hoje uma grande necessidade, que é a falta de pessoal na segurança pública do estado. Tínhamos limitações, por questões orçamentárias, não podíamos contratar para não aumentar despesa com pessoal. Nós construímos novamente o equilíbrio fiscal de Mato Grosso, e a boa notícia é que no segundo semestre deste ano nós vamos soltar um novo concurso”, disse.

Além disso, de acordo a SEPLAG (Secretaria de Planejamento e Gestão de Mato Grosso), a Polícia Militar do estado conta, apenas para Soldados e Cabos, com cerca de 4.598 cargos vagos.

Ademais, para as carreiras de 2º e 1º Tenente, a vacância é de 350 cargos vagos, de forma que a nova seleção é extremamente necessária.

Concurso PM MT: detalhes ainda não são revelados

É igualmente importante recordar que o concurso da Polícia Militar do Mato Grosso foi anunciado no mês de agosto e que, logo em seguida, uma comissão organizadora foi formada para dar início aos trâmites da seleção.

Entretanto, até o momento ainda não foram divulgados o quantitativo de vagas e os cargos a serem ofertados pelo concurso público. Nesse sentido, o que se espera é que sejam disponibilizadas vagas para Soldados e Oficiais.

Além disso, a previsão é a de que tanto o edital da PM MT quanto os das demais instituições de Segurança Pública sejam publicadas ainda este ano, de forma que maiores detalhes devem ser revelados em breve, agora que as seleções já contam com banca organizadora.

Ademais, é essencial que os concurseiros saibam que, segundo a legislação que rege as carreiras da corporação, alguns dos requisitos básicos para as carreiras são:

  • possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), conforme categoria exigida em edital;
  • possuir bacharelado em Direito para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais;
  • Idade: mínimo dezoito anos (18) e, no máximo, trinta e cinco anos (35)
  • Altura: 1,67m para os candidatos do sexo masculino e 1,57m para os candidatos do sexo feminino
  • possuir bacharelado em Medicina ou Odontologia, bem como as especialidades exigidas em edital, para o ingresso no Curso de Adaptação de Oficiais de Saúde;
  • possuir graduação de nível superior (bacharel, licenciatura ou tecnólogo), reconhecido pelos sistemas de ensino federal e estadual, para o Curso de Formação de Soldados.
Saiba mais sobre o Concurso PM MT 2022: Edital publicado para Soldado e Oficial!
Acompanhe nossas

redes sociais