Pesquisar no blog

Concursos RS: Governador anuncia edital com 3 mil vagas para professor!

icone calendario 12 jan 2024

Ótima notícia, concurseiros! O Governo do Rio Grande do Sul sancionou projetos da educação e anunciou novos concursos RS . No magistério são 3 mil vagas para Professores!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Concursos RS: Quando sai o edital para Professores?

Após um período de recesso seguido de férias, o governador Eduardo Leite reassumiu o cargo nesta quarta-feira (10/01), em solenidade no Palácio Piratini.

Na cerimônia, Leite sancionou quatro projetos de lei da área da educação e anunciou a realização de um novo concurso para contratação de 3 mil Professores no magistério gaúcho. 

“A educação seguirá sendo a nossa prioridade em 2024. Os projetos que estou sancionando hoje nos ajudam a qualificar o ensino gaúcho e nos proporcionam melhores condições para seguirmos evoluindo nessa área tão importante. O parlamento tem sido fundamental nesse sentido, trabalhando em sinergia com o Executivo na busca de soluções para a educação”, afirmou Leite.

A previsão é de que as provas ocorram no segundo semestre, entretanto, não foram informadas ainda as áreas do magistério que serão ofertadas.

Além disso, o anúncio ocorre após a nomeação dos mais de 1,5 mil novos servidores efetivos aprovados no último concurso para docentes da Rede Estadual. 

Lembrando que a última seleção contou com oportunidades para diversas áreas, como Letras (Português e Inglês), Biologia, Química, Educação Especial, entre outras especialidades.

Assim, o certame saiu em 2023 e esteve organizado pelo Instituto AOCP. O salário inicial do aprovado variou entre entre R$2.019,27 e R$2.120,17, com jornada de 20 horas.

Assim, somando os dois certames, até 2026 haverá pelo menos mais 4,5 mil novos educadores para compor o quadro de recursos humanos das escolas estaduais de forma efetiva. 

Contratação temporária

Ainda, o Estado protocolou, no ano passado, na Assembleia Legislativa, um projeto de contratação emergencial (PL 364/2023) que prevê vagas para até 9 mil professores e servidores temporários. Veja:

  • até 5 mil professores temporários para atuar na regência de classe ou na educação especial e no atendimento educacional especializado (AEE);
  • até 1.195 especialistas de educação temporários para a supervisão escolar;
  • até 596 especialistas de educação temporários para atuarem como orientadores educacionais;
  • até 1.150 agentes educacionais temporários para atuarem na interação com educandos; e
  • até 1.075 agentes educacionais temporários para a administração escolar.

Segundo o governador, as medidas visam “qualificar o atendimento aos estudantes, garantindo o número de vagas que forem necessárias para serem preenchidas nas instituições de ensino do Estado”.

Quer saber de outros editais de concursos abertos no RS? Clique aqui!

Demais projetos sancionados na Educação do RS

Como citado acima, foram quatro projetos sancionados pelo governador para a Educação. Assim, confira quais são os outros, além do concurso:

  • PLC Marco Legal da Educação Gaúcha
    • A proposta é oriunda do parlamento, mas foi apresentada pelo Poder Executivo em observância às normas constitucionais de competência legislativa. Ao longo de 2023, a Assembleia desenvolveu o projeto Movimento pela Educação. A partir dessa iniciativa, foi elaborado o Marco Legal, com o objetivo de promover a melhoria sistêmica da qualidade do ensino em colaboração com os municípios. O projeto de lei busca criar políticas públicas robustas, compostas por metas e indicadores claros a serem perseguidos ao longo dos anos.
  • Ensino técnico
    • Institui a Política Estadual de Educação Profissional e Técnica. O projeto encaminhado moderniza a legislação, promovendo a inclusão produtiva dos estudantes, além de garantir a perenidade de uma modalidade de ensino estratégica para o governo.
  • Gestão democrática
    • A proposta estabelece as diretrizes gerais para Gestão Pedagógica, Gestão Administrativa e Gestão Financeira sob a perspectiva democrática, além de dispor sobre os papéis de Conselhos Escolares. Outra novidade é a eleição, pela comunidade escolar, da chapa diretiva (diretor e vice-diretor), por meio de votação direta.
  • Conselho Estadual de Educação
    • Dispõe sobre composição, funcionamento e atribuições do Conselho Estadual de Educação (CEEd). É um órgão consultivo, normativo, fiscalizador e deliberativo do Sistema Estadual de Ensino. A proposta visa à reorganização da composição do conselho, propondo uma paridade na quantidade de membros indicados, sendo dez por livre escolha do governador e dez indicados pela comunidade escolar.
Saiba mais sobre o Concurso Seduc RS: Edital publicado. 1.500 vagas para professor!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais