Concursos Saúde: Residência no SUS pode valer como título de especialização. Entenda!

Iago Almeida

icone calendario 14 set 2023

Uma emenda no senador prevê que residência no SUS seja validada como título em editais de concursos públicos da área da Saúde! Veja detalhes e entenda!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Concursos Saúde: entenda o que valerá como título de especialização

Portanto, uma emenda (PL 4.270/2021) no senador prevê que residência no SUS esteja validada como título em editais de concursos públicos da área da Saúde!

Assim, a aprovação deste projeto pode beneficiar diversos interessados em editais da área da Saúde. Isso é para se comemorar!

Entre os beneficiados, então, estão: biomédicos, educadores físicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, dentistas e demais setores.

A iniciativa é do senador Rogério Carvalho (PT-SE) e teve aprovação, nesta terça-feira (12/09), pela Comissão de Educação e Cultura (CE).

Confira aqui, detalhes da proposta!

Para o relator da proposta, senador Marcelo Castro (MDB-PI), essa é uma questão de justiça, pois os médicos que fazem residência já recebem título equivalente ao de especialista para utilização em concursos públicos.

Sendo assim, o projeto segue para a análise da Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Depois ela ainda precisará de sanção presidencial.

“Por esse motivo, apresentamos este projeto de lei, que tem o objetivo de possibilitar que as modalidades de RAPS e RMS ensejem: (i) sua certificação como categoria de residência, com a concessão de título de especialista aos seus concluintes; e (ii) sua aceitação obrigatória pelos editais dos concursos públicos, quando eles possuírem fase de análise de títulos e forem realizados para preenchimento de cargos destinados a profissionais de saúde no âmbito do SUS”, reforçou o relator na emenda.

Concurso Fiocruz terá 300 vagas

A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciou a autorização de 300 vagas destinadas ao novo concurso Fiocruz , que será realizado em 2023!

A autorização determina um prazo de seis meses para publicação do edital e abertura das inscrições, ou seja, até dezembro de 2023 o edital deve sair!

As oportunidades serão distribuídas em três cargos diferentes, são eles:

  • Analista de Gestão em Saúde: 100 vagas;
  • Pesquisador em Saúde Pública: 100 vagas;
  • Tecnologista em Saúde Pública: 100 vagas.

Concurso Ministério da Saúde: Mais 6 mil vagas solicitadas

concurso Ministério da Saúde  recebeu aval para preencher 220 vagas para o cargo de Tecnologista. Entretanto, mais 6 mil vagas estão sendo solicitadas; veja!

O total de mais 6.283 oportunidades solicitadas ao Governo Federal; todas temporárias e seguem a Lei nº 8.745.

Com o aval dado, o próximo passo é definir a comissão organizadora para dar andamento aos trâmites da seleção. O edital também deve sair até 16 de dezembro.

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais