Pesquisar no blog

Concursos Segurança AM: Governo autoriza mais de 2,5 mil vagas!

Iago Almeida

icone calendario 08 jul 2021

Um novo concurso Segurança AM (Forças de Segurança do Amazonas) foi autorizado pelo governador do estado, Wilson Lima. Serão abertas 2.525 vagas no total; ainda não foi divulgada a distribuição das oportunidades. Os principais concursos contemplados serão PM AMBombeiros AM  e PC AM .

Concursos Segurança AM: editais autorizados

Novos editais para as Forças de Segurança do Amazonas serão publicados nos próximos meses. Ao todo, 2.525 vagas foram confirmadas pelo governador Wilson Lima, em anúncio nesta quinta-feira (8).

Segundo Wilson Lima, na próxima semana serão anunciadas as comissões organizadoras e a distribuição das vagas para cada órgão. É prevista abertura para a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, além de outras corporações.

“Na semana que vem, quando eu assinar a criação das comissões, iremos dar os detalhes de quantas vagas serão para cada força, para Polícia Militar, Polícia Civil, Detran, Corpo de Bombeiros, para a própria Secretaria de Administração Penitenciária”, explicou Wilson Lima.

Vale ressaltar que na última semana, o deputado estadual Cabo Maciel (PL) havia informado que a abertura das seleções era uma questão de tempo. Os concursos são esperados desde 2018.

O deputado ainda defendeu a idade limite para ingresso na PM e nos Bombeiros AM, pedindo aumento de 28 para 35 anos, o que ele considera estar preparados para exercer as atividades.

Há dois anos, 1.300 vagas foram anunciadas, entretanto, os editais não foram publicados por questões orçamentárias. Estavam previstas 424 vagas seriam para a Polícia Civil, 681 para a Polícia Militar e 228 para o Corpo de Bombeiros. 

LDO 2022 prevê concursos para a PM e Bombeiros

Os três editais mencionados acima seguem sendo cobrados há bastante tempo no estado, principalmente por autoridades e forças de segurança.

Em junho, o deputado Roberto Cidade (PV), que também é presidente da Assembleia Legislativa, protocolou uma emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2022, pedindo um novo concurso.

Ele justificou que o déficit nos órgãos é um problema antigo e vem aumentando, ainda mais no último mês quando uma facção criminosa promoveu ataques a patrimônios públicos no estado, sendo necessário o auxílio da Força Nacional para conter os criminosos.

“A Polícia Militar não faz concurso público há dez anos. Muitas cidades do interior, infelizmente, não têm policiamento suficiente para suprir a demanda da população. Da mesma maneira, o Corpo de Bombeiros não realiza concurso público desde 2010. A emenda é para que o recurso seja especificado na Lei Orçamentária e o estado, obrigatoriamente, promova o concurso”, destacou.

Além disso, vale ressaltar que o orçamento estadual para 2022 prevê R$ 21,7 bilhões, de acordo com a LDO, que foi enviada pelo Governo do Amazonas ao parlamento, em maio.

Assembleia Legislativa também estava cobrando novos concursos para a área da Segurança do Amazonas , o que enfim sairá.

“Tem que haver concurso público para a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros, pois o efetivo está defasado há vários anos. É preciso que a atual administração corrija essa distorção”, disse o deputado Álvaro Campelo (Progressistas).

Déficit de policiais e bombeiros aumenta no Amazonas

O que contribui para que os novos editais sejam lançados o mais rápido possível, é o número de cargos vagos nas instituições, que são, atualmente:

  • PM AM: 5.969 cargos vagos;
  • PC AM: 1.203 cargos vagos; e
  • CBM AM: 3.387 cargos vagos.

“A falta de delegados de polícia, investigadores e escrivães compromete o atendimento nas delegacias e a agilidade das investigações. Há delegacias desprovidas de delegado, enquanto estes se encontram cedidos, inclusive para outros estados, exercendo funções outras, em prejuízo ao interesse público local” disse a promotora do Ministério Público do Estado, Marcelle Cristine de Figueiredo Arruda.

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais