Pesquisar no blog

Vai prestar o próximo concurso Receita Federal? Então confira as dicas!

icone calendario 30 abr 2021

Com a expectativa de um novo concurso da Receita Federal , os candidatos já precisam ir se preparando para as provas e saber como funciona o certame.

Primeiramente, vale ressaltar que a maioria dos aprovados tem grandes chances de ir trabalhar em alguma das fronteiras Sul, Centro-Oeste ou Norte do país , mas isso não é uma regra.

Outra informação que o candidato deve ter é sobre o Curso de Formação, que tem caráter eliminatório. No último concurso, em 2014, foram 42 dias de aula sobre conteúdos correlatos às atividades de um Auditor Fiscal.

Os aprovados não devem temer o Curso de Formação, mas deve encará-lo simplesmente como um preparo para sua carreira. Porém, dedicação sempre cai bem!

Dicas de estudo para o Concurso da Receita Federal

Os cargos previstos para serem ofertados no próximo edital são de Analista Tributário e Auditor Fiscal. São duas carreiras diferentes, mas é possível conciliar alguns pontos a serem estudados!

Os editais sempre indicam a matéria a ser estudada e existem alguns conteúdos em comum para as duas provas, as matérias fiscais básicas, que são:

  • Português;
  • Raciocínio Lógico;
  • Contabilidade;
  • Administrativo;
  • Constitucional;
  • Tributário.

Outra dica é ter cuidado com a quantidade de matérias estudadas ao mesmo tempo. Não é bom postergar, mas pegar oito matérias, por exemplo, de uma vez para revisar pode ser ruim.

Estude com calma para absorver os conteúdos de forma eficaz.

Para não se perder, faça um cronograma com as matérias que precisam ser estudadas e liste por prioridade.

Mais uma orientação é: não despreze o Português! Essa pode ser sua língua materna, mas a gramática da Língua Portuguesa é cheia de detalhes e conhece-los pode ser decisivo na sua nota.

Já a língua estrangeira, o inglês, pode ser deixado para depois do lançamento do edital.

As disciplinas exatas merecem uma atenção redobrada para esse concurso federal. Chamadas de Raciocínio Lógico, essas disciplinas incluem:

  • Matemática Financeira;
  • Matemática de Ensino Médio (equação, matriz, geometria, etc.);
  • Estatística Descritiva;
  • Estatística Inferencial;
  • Raciocínio Lógico (tabela da verdade, proporção, etc.)

Matérias que incluem muitos assuntos de Direito, como Direito Previdenciário, talvez possam ser incluídas aos poucos no plano de estudos.

Para além dos estudos feitos com livros, editais antigos e conteúdos impressos no geral, é bacana que o interessado assista a algumas aulas online das matérias nas quais encontra mais dificuldade. Porém, assistir aulas sobre todos os conteúdos pode ser desnecessário e perda de tempo.

Por fim, o mais importante é começar. Não deixe os estudos para amanhã!

Saiba mais sobre o Concurso Receita Federal: Edital publicado. 699 vagas e até R$ 21 mil!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais