Pesquisar no blog

Edital da Guarda Municipal de Vitória tem banca definida: 100 vagas!

Iago Almeida

icone calendario 19 jan 2024

Anunciado pelo prefeito Lorenzo Pazolini em dezembro de 2023, o edital do concurso Guarda Municipal de Vitória está prestes a sair. Serão 100 vagas; veja detalhes!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui  e saiba mais!

Quando sai o edital do concurso Guarda Municipal de Vitória?

A qualquer momento! O edital do concurso da Guarda Municipal de Vitória ES está iminente e pode sair em breve, nos próximos dias.

Isso porque a banca organizadora foi contratada. A escolhida para ser a responsável pelas etapas do concurso foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Assim, o documento que confirmou a baca esteve publicado oficialmente no Portal de Compras nesta sexta-feira, 19 de janeiro.

Confira a proposta apresentada pela FGV!

De acordo com o documento, serão ofertadas 100 vagas imediatas, além de formação de cadastro reserva para a carreira de Guarda Civil Municipal.

Ademais, o salário inicial do aprovado será de R$ 3.565,02, para carga horária de 40 horas semanais. Além disso, serão reservadas:

  • 5% das vagas destinadas à Pessoas com Deficiência
  • 30% das vagas destinadas à candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) e indígenas

“A necessidade de realização de concurso público advém da falta de reserva técnica de profissionais e da imperiosa necessidade do aumento do efetivo operacional para as atividades da Guarda Civil Municipal de Vitória”, diz o documento.

Confira o projeto básico

O que estudar para o concurso Guarda Municipal de Vitória?

Primeiramente é importante destacar que os candidatos inscritos no concurso serão avaliados por meio de diversas etapas, sendo elas:

  • Prova objetiva (eliminatório e classificatório)
  • Teste de Aptidão Física (eliminatório e classificatório)
  • Investigação Social e Comportamental (eliminatório)
  • Avaliação Psicotécnica
  • Exame Médico (eliminatório)
  • Perícia Médica
  • Heteroidentificação
  • Curso de formação (eliminatório e classificatório)

Asssm, as provas objetivas terão 60 questões, sendo 25 de conhecimentos gerais e 35 de conhecimentos específicos.

A expectativa é de que 10.000 candidatos estejam inscritos para realizar as provas. Todas as etapas serão realizadas em Vitória/ES.

Quer saber de mais editais de concursos abertos no Espírito Santo? Clique e não perca tempo !

Banca definida para edital da Guarda de Vitória/ Foto mostra cerimônia de entrega de quatro novas viaturas para a Guarda Civil Municipal de Vitória / Créditos de imagem: Prefeitura de Vitória

Unificação das guardas é um projeto da Prefeitura de Vitória

Sendo assim, o Projeto de Lei 300/2023 esteve enviado pelo prefeito Lorenzo Pazolini  (Republicanos) à Câmara Municipal.

Ele, então, unifica a Guarda Municipal de Vitória. O projeto foi aprovado pela maioria dos vereadores, tendo 10 votos favoráveis e 2 contrários, dos vereadores André Moreira (Psol) e Karla Coser (PT).

Atualmente, a guarda de Vitória é divida em dois grupamentos: um responsável pela operação e fiscalização do trânsito, outro pelas ações de segurança e rondas preventivas. 

Portanto, com a unificação, os cargos de Agente de Proteção Comunitária e Agente de Trânsito dão lugar apenas ao cargo de Guarda Civil Municipal.

O documento confirma que o uniforme deve ser o mesmo e não pode haver distinção de atividades. “Isso trará benefícios para a sociedade, garantindo efetiva proteção aos bens, serviços e interesses da municipalidade, protegendo adequadamente os cidadãos do município de Vitória”, disse.

Saiu o edital da Prefeitura de Vitória ES : 100 vagas para professores!

Saiba mais sobre o Concurso Seme Vitória ES: Edital publicado. 100 vagas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais