Pesquisar no blog

Edital ESA 2025 pode sair nos próximos dias!

icone calendario 13 mar 2024

O tão aguardado edital ESA está confirmado para 2025 e pode sair nos próximos dias. A publicação do edital está prevista para o dia 15 de março deste ano, como aconteceu com as edições anteriores.

O edital visa o provimento de 1.905 vagas de Sargento para jovens entre 17 e 26 anos, que desejam estabilidade profissional, benefícios atrativos e mudança de vida.

Pra quem não sabe, a Escola de Sargento de Armas lança editais todos os anos para ingresso no Curso de Formação de Sargentos. Se você está pensando em ingressar em 2025, fica comigo para saber mais detalhes do edital e já ir se preparando!

O que é preciso para entrar na ESA?

Os interessados em ingressar na ESA, deverão preencher as seguintes exigências básicas:

  • Não ter filhos ou dependentes e não ser casado ou haver constituído união estável, por incompatibilidade com o regime exigido para formação e graduação;
  • Não ter sido, nos últimos cinco anos, na forma da legislação vigente responsabilizado por ato lesivo ao patrimônio público de qualquer esfera do governo em processo disciplinar administrativo ou condenado em processo criminal transitado em julgado;
  • Não estar na condição de réu em ação penal;
  • Não apresentar tatuagens que façam alusão a ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas, à violência, à criminalidade, à ideia ou atos libidinosos, à discriminação ou preconceito de raça, credo, sexo ou origem ou, ainda, a ideia ou ato ofensivo às Forças Armadas, de acordo com a legislação em vigor;
  • Possuir idoneidade moral e aptidão física que o habilite ao ingresso na carreira de Sargento do EB;
  • Não ser portador de doença ou limitação incapacitante para o exercício do cargo;
  • Ter as seguintes estaturas: mínimo de 1,55 m para sexo feminino e de 1,60 m para sexo masculino;
  • Não ser Oficial, Aspirante a Oficial ou Guarda-Marinha que esteja na ativa das Forças Armadas ou das Forças Auxiliares;
  • Se ex-integrante de qualquer uma das Forças Armadas ou das Forças Auxiliares, não ter sido demitido ex officio por ter sido declarado indigno para o oficialato ou com ele incompatível, excluído ou licenciado a bem da disciplina, salvo em caso de reabilitação;
  • Estar em dia com suas obrigações perante o Serviço Militar e a Justiça Eleitoral, quando aplicável;
  • Ser brasileiro nato ou naturalizado, de acordo com a legislação em vigor;
  • Possuir nível médio completo.

Quanto tempo dura o curso da ESA?

O Curso da ESA dura três anos. O primeiro ano do Curso acontece nas Unidades Escolares Tecnológicas do Exército. O segundo ano na Escola de Sargentos de Logística, na Escola de Sargentos das Armas ou no Centro de Instrução de Aviação do Exército.

Já o terceiro ano consiste no Estágio Profissional Supervisionado, que é realizado na OM dos corpos de tropa.

Qual é o salário da ESA?

Durante o Curso de Formação, os alunos da Escola de Sargento de Armas recebem auxílio-moradia, alimentação, assistência médica, odontológica e psicológica.

Os aprovados no Curso são promovidos para Terceiro-Sargento, cuja remuneração atual é de R$ 3.825,00, além dos benefícios.

O valor acrescido do adicional de qualificação e adicional militar pode chegar em R$ 5.049,00.

sargentos da escola de sargentos de armas com uniforme segurando armas
Edital ESA 2025 pode sair nos próximos dias!

Quando vai ser a prova da ESA em 2024?

A prova da ESA em 2024 deve acontecer no dia 15 de setembro para ingresso em 2025. Além da prova intelectual (EI), os candidatos fazem a inspeção de saúde (IS), exame de aptidão física (EAF), comprovação dos requisitos da matrícula e exame psicológico (EP).

Saiba como funcionam algumas das etapas:

Exame Intelectual

O Exame Intelectual exige conhecimentos em Matemática, Português, História e Geografia do Brasil, Inglês e Conhecimentos Específicos.

As questões são de múltipla escolha e discursivas.

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Prova Discursiva

A prova discursiva consiste em uma redação com extensão mínima de 20 e máxima de 30 linhas, tendo como objetivo avaliar a capacidade de expressão escrita e o uso das normas do registro formal culto da língua portuguesa.

Exame de Aptidão Física

O exame de aptidão física visa avaliar a capacidade do candidato, por meio de exercícios como: corrida de 12 minutos, flexão de braços na barra física, flexão de braços sobre o solo e abdominal.

Quer saber quais concursos militares estão abertos em 2024? Confira: Concursos Militares 2024

Estude para o edital ESA

Se você se interessa em uma vaga nesse concurso, não perca tempo! Confira nossos materiais  e faça parte dos mais de 70 mil aprovados Nova!

Você também pode estudar através das nossas aulas 100% gratuitas no youtube. Para acessar, clique aqui!

Saiba mais sobre o Concurso ESA 2025: Edital publicado. 1.100 vagas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais