Edital Guarda de Teresina PI poderá ofertar 100 vagas, diz secretário!

Iago Almeida

icone calendario 13 maio 2024

A Guarda Municipal de Teresina, no estado do Piauí, ofertará até 100 vagas em seu concurso Guarda de Teresina . Isso porque existem mais de 150 vacâncias no órgão.

Assim, a informação esteve confirmada pelo secretário Municipal de Governo, Michel Saldanha. Quer saber mais detalhes da seleção? Venha comigo nesta matéria!

Quantas vagas serão ofertadas no concurso Guarda de Teresina?

A previsão inicial, então, é de que seriam ofertadas 70 vagas no novo concurso da Guarda Civil Municipal de Teresina. Entretanto, o número deve ser maior.

Em uma nova previsão, o secretário Municipal de Governo, Michel Saldanha, citou que a seleção poderá ofertar até 100 vagas. Tudo está sendo definido com o setor de Planejamento do município.

“Acreditamos que esse concurso deva ter um número mínimo de 100 vagas. É uma definição que ainda estamos tratando com a Secretaria de Planejamento, mas a tendência é essa”, informou ele.

Além disso, Saldanha citou que a carreira possui 500 cargos e, desse total, 330 ou 340 postos estão ocupados. Ou seja, são mais de 150 vacâncias.

“A nossa intenção é ocupar todas as vagas remanescentes e sugerir para a banca e para a comissão que vejam a possibilidade de um quantitativo razoável de cadastro de reserva, na perspectiva de que não haja uma necessidade futura de fazer um novo certame”, finalizou o secretário.

Lembrando que para concorrer à carreira é preciso ensino médio completo ou equivalente e Carteira Nacional de Habilitação – Categoria “AB”.

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunosClique aqui  e saiba mais!

Concurso Guarda de Teresina: quando sai o edital?

Ainda não há uma data concreta, mas tudo indica que o concurso da Guarda Municipal de Teresina, no Piauí, possa sair ainda no segundo semestre de 2024.

Vale destacar que a seleção está sendo aguardada desde 2023, quando havia previsão de publicação do documento até o fim do ano, o que não aconteceu!

Inclusive, uma comissão está formada e em breve deve anunciar o nome da banca que organizará o concurso. Veja os membros da comissão:

  • Ari Ricardo da Rocha Gomes Ferreira – presidente;
  • Marina Moura de Sousa;
  • Luis Eduardo Bezerra Chaves;
  • Nadya Thais Quaresma Sousa; e
  • Denise Fialho de Oliveira Sampaio

Salários de um Guarda Municipal em Teresina!

No final de 2023, esteve sancionado o texto da Lei Complementar nº 6.053, que dispõe sobre o Plano de Cargos e Salários da Guarda Civil Municipal de Teresina.

Assim, de acordo com o documento, a remuneração inicial do aprovado será de R$3.491,10.

O valor é composto pela soma do vencimento básico com os adicionais de plantão e de risco de vida. Ao final da carreira, entretanto, o valor poderá chegar a R$6.147,77.

Último concurso Guarda de Teresina foi há 5 anos

Portando, o edital do último certame Guarda de Teresina, no Estado do Piauí, esteve publicado no ano de 2018, com 75 vagas imediatas.

Além disso, ainda houve a oferta de 400 para formação de um cadastro de reserva, que pôde ser usado durante a validade do concurso.

Confira: Curso Online Prefeitura de Teresina – PI – Guarda Civil Municipal

Das vagas para contratação imediata, 60 foram destinadas ao sexo masculino e 15 para o sexo feminino, incluindo oportunidades para Pessoas com Deficiência (PcDs). 

Ademais, os servidores puderam atuar em regime de revezamento de 12 ou 24 horas. Além disso, o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe) era a banca organizadora. 

Portanto, os candidatos estiveram avaliados em 6 etapas: prova objetiva e dissertativa; avaliações médica e odontológica; Teste de Aptidão Física (TAF); exame psicológico; Investigação Social e Curso de Formação para a carreira.

A prova objetiva esteve composta por questões de: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Direito (Constitucional, Penal, Administrativo, Ambiental e Humanos), Legislação de Trânsito e Legislação do Município de Teresina.

O que faz um Guarda Municipal em Teresina?

De acordo com o órgão, entre as atribuições de um GCM na cidade está proteger bens e serviços e instalações de domínio público do município de Teresina, inclusive da Administração Indireta.

Além disso, orientar a comunidade local quanto ao direito de utilização dos bens e serviços públicos; colaborar, quando solicitada, com as operações de defesa civil do município.

E mais, proteger o meio ambiente local e colaborar com as ações de prevenção às drogas, bem como outras atribuições determinadas em leis do município de Teresina, levando-se em consideração as competências estabelecidas pela Lei nº 13.022, de 08 de agosto de 2014.

Quer saber de mais editais de concursos abertos no Piauí? Clique aqui e confira!

Saiba mais sobre o Concurso Guarda Municipal de Teresina - PI: Edital pode sair em breve!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais