Pesquisar no blog

Edital PC AL 2021

icone calendario 10 jun 2021

O Edital PC AL foi publicado no dia 28 de maio e está ofertando 500 oportunidades para os cargos de Agente de Polícia e Escrivão de Polícia.

Fique por dentro de todos os detalhes do edital !

Inscrições para o Concurso PC AL

As inscrições para o concurso PC AL foram abertas no dia 7 de junho, às 10h, e permanecerão até dia 12 de julho. Os interessados poderão acessar o site da banca organizadora, o Cebraspe , para conseguir participar do certame.

Haverá uma taxa de R$ 95,00 a ser paga para efetivar a inscrição e o prazo para efetuar o pagamento será dia 16 de julho de 2021. O prazo para pedir isenção desse valor é de 7 a 21 de junho.

É importante ressaltar que o comprovante de inscrição só será emitido após o pagamento da taxa.

Quem poderá participar da seleção?

O requisito básico para participar da seleção da Polícia Civil do Alagoas é ter diploma de formação no Ensino Superior em qualquer área.

Para o cargo de Escrivão, será necessário ter algum curso de digitação completo e para a carreira de Agente, é preciso ter habilitação na categoria B ou em categorias superiores da CNH.

Outros requisitos são:

  • Ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do art. 12 da Constituição Federal;
  • Idade mínima de 18 anos na data da posse;
  • Ter aptidão física e intelectual, comprovadas através de exames específicos;
  • Ser aprovado nos exames de sanidade física e mental;
  • Possuir bons antecedentes, comprovados através de Certidões de antecedentes criminais da Justiça Federal, da Justiça Estadual, da Justiça Eleitoral e da Polícia Judiciária da(s) jurisdição(ões) onde residiu nos últimos cinco anos;
  • Estar quite com o serviço militar, se do sexo masculino;
  • Estar quite com as obrigações eleitorais;
  • Não estar exercendo nem ter exercido atividades prejudiciais ou perigosas à Segurança Nacional;
  • Possuir conduta ilibada;
  • O candidato deverá declarar, na solicitação de inscrição, que tem ciência e aceita que, caso aprovado, deverá entregar os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos para o cargo por ocasião da posse.

Quais são os salários dos cargos de Agente e de Escrivão?

O salário para os dois cargos é equiparado. Tanto um cargo quanto o outro recebem, inicialmente, R$ 3.971,76.

A carga horária para ambas as carreiras é de 40 horas semanais.

Lotação dos cargos

Os candidatos que forem selecionados poderão ser convocados a atuar em qualquer Unidade da Polícia Civil dentro do Estado de Alagoas .

Como serão as provas do concurso PC AL?

O concurso PC AL será dividido em duas etapas. A primeira será formada por:

  • Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais (50 questões);
  • Prova Objetiva de Conhecimentos Específicos (70 questões);
  • Prova Discursiva sobre Atualidades;
  • Teste de Aptidão Física;
  • Prova Prática de Digitação;
  • Avaliação Médica das Condições de Saúde;
  • Avaliação Psicológica;
  • Avaliação e comprovação documental e sindicância de vida pregressa.

A segunda etapa consistirá em um Curso de Formação que tem caráter eliminatório e classificatório.

As Provas Objetivas e Discursivas acontecerão no dia 29 de agosto durante a parte da tarde e terá duração de 4h e 30min.

Os locais de aplicação das provas e o horário exato de início e término das avaliações serão publicados, no dia 19 de agosto, no site do Cebraspe e poderão ser consultados de forma individual.

Quais serão os conteúdos cobrados nas provas?

Os conteúdos das Provas Objetivas de Conhecimentos Básicos serão os mesmos para os dois cargos ofertados no edital.

Confira o que será cobrado em cada uma das matérias básicas:

LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados; Reconhecimento de tipos e gêneros textuais; Domínio da ortografia oficial; Domínio dos mecanismos de coesão textual; Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual; Emprego de tempos e modos verbais; Domínio da estrutura morfossintática do período; Emprego das classes de palavras; Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração; Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração; Emprego dos sinais de pontuação; Concordância verbal e nominal; Regência verbal e nominal; Emprego do sinal indicativo de crase; Colocação dos pronomes átonos; Reescrita de frases e parágrafos do texto; Significação das palavras; Substituição de palavras ou de trechos de texto; Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto; Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO: Ética e moral; Ética, princípios e valores; Ética e democracia: exercício da cidadania; Ética e função pública; Ética no setor público; Lei estadual nº 6.754/2006 (Código de Ética Funcional do Servidor Público do Estado de Alagoas).

NOÇÕES DE DIREITOS HUMANOS: Teoria geral dos direitos humanos; Conceitos, terminologia, estrutura normativa, fundamentação; Afirmação histórica dos direitos humanos; Direitos humanos e responsabilidade do Estado; Direitos humanos na Constituição Federal; Política Nacional de Direitos Humanos; A Constituição brasileira e os tratados internacionais de direitos humanos; Pacto de São José da Costa Rica e Decreto nº 678/1992 (Convenção Americana sobre Direitos Humanos).

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows); Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office e LibreOffice); Redes de computadores; Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet; Programas de navegação (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome); Programas de correio 40 eletrônico (Outlook Express e Mozilla Thunderbird); Sítios de busca e pesquisa na Internet; Grupos de discussão; Redes sociais; Computação na nuvem (cloud computing); Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas; Segurança da informação; Procedimentos de segurança; Noções de vírus, worms e pragas virtuais; Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, anti-spyware etc.); Procedimentos de backup; Armazenamento de dados na nuvem (cloud storage).

ATUALIDADES (SOMENTE PARA A PROVA DISCURSIVA): Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia, suas inter-relações e suas vinculações históricas.

Para a Prova Objetiva de Conhecimentos Específicos, os conteúdos se diferem um pouco de um cargo para outro.

Os Agentes de Polícia Civil deverão estudar:

  • Direito Administrativo;
  • Noções de Direito Constitucional;
  • Noções de Direito Penal;
  • Noções de Direito Processual Penal; e
  • Legislação.

Já os candidatos para Escrivão de Polícia deverão estudar:

  • Noções de Direito Administrativo;
  • Noções de Direito Constitucional;
  • Noções de Direito Penal;
  • Noções de Direito Processual Penal; e
  • Legislação.

Saiba mais sobre o Concurso PC AL: Edital publicado para Delegado. 80 vagas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais