Pesquisar no blog

ENEM 2018: Inscrições para o Sisu já estão abertas!

icone calendario 22 jan 2019

Atenção estudantes que prestaram o ENEM 2018 e buscam uma oportunidade de ingressar em universidade em 2019. Já estão abertas as inscrições para a primeira edição de 2019 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu)!

São oferecidas 235.461 vagas em 129 instituições de todo o país. O prazo para se inscrever termina na próxima sexta-feira, dia 25 de janeiro de 2019, às 23h59min.

⇒ Clique aqui para se inscrever no Sisu 2019!

O que é o Sisu?

O Sisu é uma plataforma criada pelo MEC, através dela os estudantes podem escolher os cursos superiores que pretendem fazer dentre as 129 instituições que utilizam o sistema para o ingresso dos estudantes, que se inscrevem no Sisu através de suas notas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Durante os quatro dias em que o Sisu permanece aberto, as notas de corte vão oscilando de acordo com as notas dos inscritos nos cursos e em cada modalidade; os estudantes podem escolher duas opções de cursos em uma ou mais instituições e ir alterando-as dependendo da conveniência.

Quem pode fazer a inscrição?

Podem participar estudantes com nota acima de zero na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2018.

Como mencionado anteriormente, cada candidato poderá se inscrever em até duas vagas, especificando a ordem de preferência e o turno no qual pretende estudar.

Vale lembrar que é necessário ainda definir a modalidade na qual o aluno se encaixa, sendo de ampla concorrência ou ações afirmativas (com critérios raciais ou sociais).

Lista de espera

Em 2019 houve alteração da regra para a lista de espera. Até 2018, o candidato a uma vaga poderia escolher duas opções de curso e desistir da segunda opção para ficar na lista de espera da primeira.

De acordo com a nova regra, haverá uma chamada regular e o estudante selecionado em uma das opções de curso desta chamada não poderá participar da lista de espera. Caso não seja selecionado, poderá ficar na lista de espera de apenas uma das suas opções de curso.

Com isso, o MEC espera que se reduza o tempo de convocação das listas de espera e que todos os estudantes estejam matriculados antes do período letivo.

Datas importantes

Calendário do Sisu 1º semestre de 2019

♦ Inscrições: 22/01 a 25/01;

♦ 1ª chamada: 28/01;

♦ Matrículas da 1ª chamada: 30/01 a 04/02;

♦ Inscrição na lista de espera: 28/01 a 04/02;

♦ Convocações de outras chamadas: a partir de 07/02.

Nova Concursos  tem ajudado há mais de 10 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais