Pesquisar no blog

Falta 1 mês! Como se preparar para a prova ENEM 2021?

icone calendario 22 out 2021

Atenção, estudantes! O ENEM está mais próximo do que nunca de acontecer. Por isso, saiba mais informações sobre a Prova e se prepare para realizar o exame!

O ENEM de 2021 gerou muitas polêmicas após atrasos e burburinhos sobre uma possível não ocorrência. Apesar disso tudo, os trâmites foram reorganizados e a Prova Nacional será aplicada em novembro.

Vale ressaltar que diversos alunos tiveram problemas com a isenção de taxa da avaliação e, por isso, as inscrições foram reabertas recentemente.

Os candidatos que se inscreveram por último realizarão as Provas em janeiro de 2022, nos dias 09 e 16 de janeiro.

Confira o cronograma do ENEM 2021

  • Inscrições: 30/6 a 14/7 (ENEM 2021);
  • Inscrições: até 26/09 (candidatos ENEM 2020);
  • Provas: 21 e 28/11 (ENEM 2021);
  • Provas: 09 e 16/01/2022 (candidatos ENEM 2020).

Polêmicas em torno do ENEM 2021

No dia 13 de maio, Paulo Guedes, o Ministro da Economia, afirmou que o Brasil não teria verba para aplicar o ENEM este ano, que teve um orçamento aproximado de 700 milhões de reais.

Contudo, de acordo com estudos feitos, caso o Exame fosse adiado para o ano que vem, esse gasto aumentaria em 500 milhões.

A Semesp, instituição que representa as organizações de Ensino Superior no Brasil todo, enviou pedidos ao Ministro da Economia, ao da Educação e também ao presidente do INEP (responsável pelo ENEM) para que as provas não fossem adiadas.

A presidente da Semesp disse ainda que:

Serão bastante graves as consequências econômicas e sociais do adiamento, que vêm se somar à preocupante crise provocada pelo corte no orçamento das universidades federais, e a um cenário ainda cheio de incertezas, com a falta de previsões concretas sobre a imunização efetiva da população contra a covid-19“.

Como serão as provas do ENEM?

As avaliações do ENEM acontecerão nos dias 21 e 28 de novembro de 2021 no Brasil todo. Neste mesmo dia acontecerão as provas digitais, que são novidade da edição do Exame Nacional.

No entanto, é preciso destacar que as provas digitais não podem ser realizadas em casa. Elas acontecerão, também, no local de aplicação que será divulgado.

Os candidatos que se inscreveram até o dia 26 de setembro, as provas acontecerão nos dias 09 e 16 de janeiro do ano que vem.

As provas serão constituídas por 04 áreas de Conhecimento, sendo:

1º Dia (21/11): duração de 05h30min

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa; Literatura; Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol; Artes; Educação Física; Tecnologias da Informação e Comunicação;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História; Geografia; Filosofia; Sociologia;
  • Redação.

2º Dia (28/11): duração de 05h

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química; Física; Biologia;
  • Matemática e suas tecnologias: Matemática.

Os critérios de correção são de 0 a 200 pontos para cada área do conhecimento totalizando 1.000 pontos. E de 0 a 1.000 pontos para a prova de redação.

Os gabaritos oficiais devem ser divulgados três dias após a aplicação das provas e o INEP não abrirá espaço para recursos contra as resoluções dos exercícios.

Veja dicas para se preparar bem para as provas que acontecem dentro de um mês!

Dicas para se preparar bem

Se atente aos horários!

Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, as provas têm início às 13h30 e terminam às 19h no primeiro dia de prova e às 18h30 no segundo dia de prova.

Sabendo disso, se prepare para chegar com pelo menos uma hora de antecedência no lugar em que você realizará a prova e se programe na hora da saída.

O ENEM é uma prova extensa e cansativa. Por isso, já tenha em mente como você irá embora, se irá de ônibus, de carro, a pé, etc., para evitar estresses extras e desnecessários.

Refaça provas anteriores

Esse método de estudo ajuda o estudante a se acostumar com o tipo de prova e de questões que geralmente são cobradas no ENEM.

Refazendo provas, o aluno também conseguirá controlar melhor o tempo de prova e será capaz de realizar a maior parte das questões sem passar aperto.

Organize o que precisará levar no dia da prova

É importante que o estudante se organize para levar tudo o que for necessário para o dia da prova e não se esqueça de nada.

Para essa organização, o estudante pode criar um checklist ou então um cronograma com todos os materiais necessários, como documento, canetas, garrafinha de água, etc., e ir conferindo tudo no dia da avaliação.

Se alimente bem

No dia da prova, e mesmo no dia anterior, é bacana que o aluno mantenha uma dieta saudável e equilibrada para evitar mal estar.

Beba água

Se manter hidratado ajuda o aluno a manter a concentração e melhora o raciocínio, além de evitar contratempos chatos como dores de cabeça.

Portanto, leve sua garrafinha!

Se mantenha calmo

Provas costumam causar muito estresse e nervosismo, mas é importante manter a calma e a paciência.

Se perceber que está ficando nervoso, respire fundo, tire uns minutos da prova, beba água e só volte a fazer a prova depois de controlar os pensamentos ansiosos.

Descanse!

Para se sair bem na avaliação, é importante estar descansado. Por isso, se planeje para ter, no mínimo, 8 horas de sono no dia da avaliação, além de tomar cuidado para não ingerir bebidas alcoólicas ou alimentos pesados na noite anterior.

Isso tudo pode influenciar na hora da realização da avaliação!

Saiba mais sobre o Enem 2023: Prova em 5 e 12 de novembro. Saiba mais!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais