Pesquisar no blog

Estão abertas as inscrições para a Aeronáutica Curso de Formação de Sargentos!

Iago Almeida

icone calendario 21 fev 2024

O concurso Aeronáutica abriu inscrições para 169 vagas no exame de admissão ao Curso de Formação de Sargentos (CFS), para candidatos de ambos os sexos.

Segundo a divisão, serão 135 oportunidades para ampla concorrência e 34 vagas reservadas aos negros. Saiba detalhes da seleção, lendo tudo nesta matéria!

Como se inscrever no concurso Aeronáutica?

Portanto, as inscrições para o concurso da Força Aérea Brasileira (FAB) abriram neste dia 20 de fevereiro e o prazo termina apenas às 15h do dia 12 de março de 2024.

Assim, as inscrições devem ser realizadas no site da Escola de Especialistas de Aueronáutica – EEAR . Não há banca organizadora!

Para efetivar a inscrição, o candidato deverá realizar o pagamento de uma taxa de inscrição no valor de R$95,00, até o dia 19 de março de 2024.

Entretanto, o processo também contará com a isenção de taxa de inscrição, que poderá ser solicitado durante todo o período de cadastros.

Poderá pedir quem estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), informando número de identificação social – NIS, e ser membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 11.016, de 29 de março de 2022, por meio de Declaração de que atenda à condição estabelecida; ou

Além disso, pode pedir também quem for doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde, nos termos da Lei nº 13.656, de 30 de abril de 2018.

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunosClique aqui  e saiba mais!

Cargos, Vagas e salários ofertados pela EEAR

Posteriormente, o concurso da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), oferece 169 vagas para o Curso de Formação de Sargentos (CFS).

BEV – Equipamento de Voo: 8 vagas (ampla concorrência – 6 / reservadas – 02)
BMA – Mecânica de Aeronaves: 60 vagas (ampla concorrência – 48 / reservadas – 12)
BMB – Material Bélico: 19 vagas (ampla concorrência – 15 / reservadas – 04)
SAI – Informações Aeronáuticas: 12 vagas (ampla concorrência – 10 / reservadas – 02)
SGS – Guarda e Segurança: 20 vagas (ampla concorrência – 16 / reservadas – 04)
BCT – Controle de Tráfego Aéreo: 50 vagas (ampla concorrência – 40 / reservadas – 10)

É importante ressaltar que as vagas estarão lotadas na cidade de Guaratinguetá/SP e serão para o curso que terá início no 1° semestre de 2025!

A remuneração durante a realização do curso está fixado em lei. Além disso, o aprovado contará com vale alimentação, alojamento, assistências médico-hospitalar e dentária e fardamento.

Após a conclusão do CFS, o aprovada estará promovido à Terceiro Sargente e receberá um salário de R$ 3.825,00, além dos benefícios que são designados à trabalhadores da FAB.

O que estudar para as provas da Aeronáutica?

A seleção do EEAR estará realizada em seis etapas, sendo provas escritas; INSPSAU (Inspeção de saúde); EAP (Exame de aptidão Psicológica); TACF (Teste de avaliação do Condicionamento Físico); PHC (Procedimento de Heteroidentificação complementar); e Validação Documental.

As provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório, estarão aplicadas no dia 02 de junho de 2024, com questões de múltipla escolha.

Assim, as disciplinas a serem estudadas: Língua Portuguesa; Língua Inglesa; Matemática; e Física. Esta etapa estará avaliada em uma escala de 0 à 10 pontos.

Quer conhecer mais detalhes das outras etapas da seleção? Clique aqui !

Quais as atribuições dos cargos na Aeronáutica – EEAR?

Posteriormente, é importante conhecer o serviço de cada cargo, para saber se você quer seguir na carreira. Portanto, confira:

BEV – Equipamentos de Voo

Inspeção, manutenção e reparos em paraquedas, botes e coletes salva-vidas, capacetes de voo, kits de sobrevivência no mar e na selva e outros equipamentos de segurança, salvamento e sobrevivência.

BMA – Mecânica de Aeronaves

Inspeção dos motores, hélices, sistemas pneumáticos, hidráulicos e de combustível das aeronaves. Como tripulante, assessora os pilotos em voo e desloca-se constantemente em aeronaves para o cumprimento de missões.

BMB – Material Bélico

Especialista em armamento e munições terrestres e aéreas. Exerce as funções de artilheiro de bordo em aeronaves, inspetor de armas e munições, instrutor de tiro e mecânico de armamento.

SAI – Informações Aeronáuticas

Responsável por coletar, selecionar e fornecer aos aeronavegantes as informações aeronáuticas necessárias à realização segura, eficiente e regular de seus voos, bem como receber e processar as mensagens do Serviço de Tráfego Aéreo e mensagens referentes ao controle, fiscalização e cobrança, geradas pela operação de aeronaves. (Trabalha na Sala Aeródromo, do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro).

SGS – Guarda e Segurança

Atividades de segurança e defesa das instalações, de pessoas e dignitários e serviços de operações especiais, bem como, adestramento físico e instrução militar inicial dos que ingressam na Aeronáutica.

BCT – Controle de Tráfego Aéreo

Controla o voo das aeronaves no espaço aéreo brasileiro, atuando em torres de controle de aeródromos, nos Centros de Controle e nos Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo.

Baixe o edital

Sobre a EEAR

Escola de Especialistas de Aeronáutica  é a Organização do Comando da Aeronáutica, diretamente subordinada ao Diretor-Geral do Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS).

Em 1950 a sede passou a ser em Guaratinguetá-SP, instalada em terras da antiga Escola Prática de Agricultura e Pecuária, doadas ao Ministério da Aeronáutica em 05 de maio de 1950.

A Instituição tem por finalidade a formação e o aperfeiçoamento de Graduados da Aeronáutica e, para isso, conta com as seguintes atribuições:

  • A formação militar, cívica, intelectual e moral dos alu169nos matriculados nos cursos e estágios atribuídos;
  • A elaboração e a execução dos planos e programas relativos ao ensino e às atividades desenvolvidas; e
  • O cumprimento das atribuições emanadas do DEPENS referentes aos concursos de admissão aos cursos e estágios atribuídos.

O CFS – Curso de Formação de Sargentes é ofertado pela EEAR e possui duração de 2 anos.

O curso tem por objetivo formar Sargentos Especialistas para o Comando da Aeronáutica, abrangendo instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado.

A Instrução ministrada no Campo Geral, comum a todas as especialidades, reúne os conhecimentos básicos necessários à habilitação dos alunos nos seus diferentes níveis, objetivando nivelar os conhecimentos de alunos de diferentes origens e formações.

A instrução ministrada no Campo Militar visa incorporar nos alunos uma mentalidade que os leve a aceitar, com determinação, os postulados básicos da vida militar, pautando, assim, os seus procedimentos e satisfazendo, ainda, a um interesse especial do Comando da Aeronáutica: que os alunos possuam um elevado grau de vibração, devoção e entusiasmo pela Força Aérea.

A instrução ministrada no Campo Técnico-Especializado constitui-se na fase da formação do futuro Sargento em que ele é preparado para obter um desempenho profissional dentro dos padrões estabelecidos pelo Comando da Aeronáutica, para exercer as atribuições de sua especialidade.

Saiba mais sobre o Concurso Aeronáutica EEAR (1º/2025): Edital publicado para CFS. 169 vagas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais