Excel para iniciantes: Aprenda a gabaritar as questões no concurso!

icone calendario 07 jun 2023

O Excel, planilha eletrônica produzida pela Microsoft, é um dos softwares mais amados que existem e faz parte da rotina de milhões de pessoas. Justamente por ser tão importante, é um assunto muito cobrado nas questões de informática em concursos públicos.

Atualmente, ter o domínio dessa planilha, ainda que seja dos recursos básicos, deixou de ser um diferencial e se tornou um item obrigatório para a contratação.

Portanto, você PRECISA conhecer seus elementos, para não errar questões de bobeira e garantir a tão sonhada aprovação!

Nesse artigo, vou te ensinar a utilizar o excel, suas principais fórmulas e funções e como estudar para gabaritar. Vem comigo? 📝

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunosClique aqui  e saiba mais!

Porque o Excel é tão importante?

O Microsoft Office Excel é tão importante, pois permite o usuário desde a realização de simples operações algébricas, até a criação de planilhas inteligentes, automatizadas e que realizam atualizações em tempo real.

Suas ferramentas podem ser utilizadas por qualquer pessoa, seja por um cozinheiro que as utiliza para especificar os ingredientes de suas receitas, uma dona de casa pra controlar as finanças e até grandes empresas em áreas relacionadas a administração, contabilidade, engenharia, marketing, comércio, entre outras.

Além disso, sua linguagem é universal em qualquer lugar do planeta, ou seja, é impossível imaginar como seria a atividade de determinadas profissões em essa ferramenta.

Como funciona?

O software é estruturado em três elementos, são eles: células, linhas e colunas.

De maneira mais específica, as linhas são identificadas verticalmente por números, as colunas são identificadas horizontalmente por letras e a célula é o encontro entre uma linha e uma coluna. Dessa forma:

É justamente no interior dessas células que as fórmulas e funções do Excel serão inseridas.

O que são fórmulas e funções?

As fórmulas e funções são os assuntos mais cobrados nas provas de concursos públicos 🤯 Mas antes de entender sua importância você precisa entender o que elas são dentro de uma planilha.

Função é uma fórmula predefinida que recebe entradas e saídas, ou seja, trata-se de uma equação que realiza cálculos usando valores fornecidos pelo usuário.

Essas entradas podem ser tanto o conteúdo de outras células, quanto intervalos e valores isolados inseridos pelo próprio operador.

Antes de inserir uma fórmula ou função é necessário inserir o sinal “=”. Caso contrário, o programa não entenderá o conteúdo como uma fórmula, mas sim como um texto. Logo, a fórmula não será aplicada. 🤦🏽‍♀️

Quais as principais fórmulas e funções cobradas em concursos públicos?

Se você vai prestar concurso, você precisa conhecer essas fórmulas e funções: 🧐

Função SOMA

Como o próprio nome sugere, é o ato de somar valores individuais, valores de células ou, até mesmo, intervalo de valores.

Para utiliza-la, basta clicar no botão “=”, escrever “SOMA” e selecionar as células que você deseja somar. Dessa forma:

Função Média

A função “MÉDIA” retorna a média aritmética entre 2 ou mais valores, diferente da função MED que estabelece a mediana entre dois valores. Essa diferenciação é uma pegadinha costumeira em concursos.

Sua aplicação funciona da mesma maneira que a função SOMA. Por exemplo: =MÉDIA(A2:A10)

Função Máximo e Mínimo ⬆️⬇️

A lógica de aplicação é a mesma das funções anteriores, o que muda é o resultado. Nesse caso, irá retornar o maior ou menor valor dentro de um intervalo, ou entre valores especificados pelo usuário (utilizando o ponto e vírgula). Exemplo:

  • =MÁXIMO(A2:A10): Maior valor dentro deste intervalo.
  • =MÍNIMO(A2;A10): Menor valor das 2 células (A2 ou A10).

Função Maior e Menor

Essa função costuma confundir, pois é muito semelhante com a função Máximo e Mínimo. A diferença é que a função “MÁXIMO” retornará o maior valor entre todos, enquanto que a função “MAIOR” exige que o usuário informe, adicionalmente, o ranking do “maior” que ele deseja. Sua aplicação é a mesma.

Função SE

A função “SE” permite que o programador faça um ou mais testes lógicos, de forma que o software retorne um valor, caso este teste seja verdadeiro, ou outro valor, caso contrário. Veja como utiliza-la:

  • =SE(A2>0;1;2)
  • =SE(A2>0;1;2)

Função Cont.SE

A função Cont.SE é muito importante. Seu papel é retornar a quantidade de células em um intervalo que obedeça determinada condição, por exemplo identificar quantas vezes uma mesma palavra se repete. Conheça a fórmula:  =CONT.SE(A1:A5;”CONCURSO”).

Função Cont.VALORES

Nesse caso, não existe condição, mas apenas um intervalo que ao ser fornecido retornará a quantidade de células não vazias. Veja a fórmula: =CONT.VALORES(A1:A15).

Função PROCOV

Uma das mais cobradas, a função PROCOV realizará a busca de um valor em uma coluna, a ao encontrá-lo, retornará o conteúdo de outra coluna, pertencente à mesma linha.

Como estudar Excel para concursos públicos?

Como você pode observar, o Excel oferece inúmeras possibilidades, por isso exige muita atenção do candidato, pois uma vírgula fora do lugar pode tornar uma alternativa falsa.

A melhor forma de estudar é PRATICANDO. Tenha em mãos as bases das fórmulas e funções e crie seus próprios exercícios. É assim que se aprende! 🏆

Estude Excel com a Nova Concursos!

Se você chegou até aqui, é porque a aprovação em um concurso público é muito importante pra você. Portanto, um material de qualidade é essencial!

Na Nova você vai encontrar os melhores! São apostilas, cursos e mapas mentais elaborados por especialistas. Já são mais de 70 mil alunos aprovados!

Quer continuar estudando informática para concursos? A Nova também oferece aulas 100% gratuitas no seu canal do youtube.

No vídeo abaixo, nosso professor de Informática, Fábio Augusto, dá as melhores dicas para gabaritar as questões de Excel. Não vai deixar de assistir né? Dá o play e vem com a gente rumo a aprovação! 🚀

Gostou do conteúdo? Então continue acompanhando nosso blog e nos siga nas redes sociais. Até a próxima, concurseiro! 💚

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais