Pesquisar no blog

Concurso Ibama: Próximo de ser autorizado, confira os cargos previstos!

Iago Almeida

icone calendario 20 maio 2021

Atenção concurseiros! O concurso Ibama está muito próximo de ser autorizado. A informação foi confirmada pelo Jornal CNN, que afirmou que serão 1.000 vagas para Técnico e Analista, à níveis médio e superior, respectivamente.

Concurso Ibama: cargos previstos

Ainda não há informação se o concurso será autorizado para efetivos, ou seja, aquele que tem estabilidade, ou para temporários, cujos contratos por tempo determinado.

Serão 1.000 vagas distribuídas entre Técnicos e Analistas dos órgãos de fiscalização. Isso porque o aumento do período de seca e de queimadas na Amazônia requerem maior atenção pelos órgãos.

Além disso, o Ministério da Economia liberou ao Meio Ambiente, R$ 70 milhões para o concurso. Ainda em 2020, o Ibama havia solicitado 2.311 vagas para Técnicos, Analistas Ambientais e Administrativos.

Concurso Ibama para temporários já tem edital

No dia 18 de maio, um outro processo seletivo para temporários foi lançado , com oportunidades para diversos cargos e salários que podem chegar a R$ 2,7 mil.

Os cargos oferecidos são Brigadistas, Chefe de Esquadrão e Chefe de Brigada, para contratos de seis ou cinco meses.

Segundo o Ibama, os aprovados podem ser lotados em Assentamento Piquiá, Município de Amapá (AP); Terra Indígena Arariboia – Município de Amarante do Maranhão (MA); Terra Indígena Wawi – Município de Querência (MT); Novo Progresso (PA) e Itaituba (PA).

As inscrições poderão ser realizadas entre 17 e 31 de maio, dependendo da vaga e localidade escolhida pelo concurseiro.

Concurso IBAMA: quais são os requisitos para inscrição?

Seguindo o edital do último concurso Ibama, realizado em 2013, dentre vários requisitos para participar da seleção, estão:

  • Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais e, em caso de candidato do sexo masculino, também com as militares.
  • Possuir os requisitos exigidos para o exercício de cada cargo, que serão disponibilizados no edital
  • Ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse;
  • Submeter-se a exame de higidez física e mental, capacitante ou incapacitante, de responsabilidade dos membros que compõem a Junta Médica Oficial do IBAMA, com o objetivo de aferir se as condições físicas e psíquicas são adequadas ao exercício das atividades inerentes ao cargo, ficando às expensas do candidato os exames laboratoriais e complementares necessários à avaliação médica;
  • Apresentar declaração de acumulação de cargo ou função pública, quando for o caso, ou a sua negativa;
  • Apresentar folha de antecedentes da Polícia Federal, expedida no máximo há trinta dias;
Saiba mais sobre o Concurso IBAMA 2023: Instituto envia novo pedido de autorização!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais