Pesquisar no blog

ICMBio encaminha pedido de concurso para abertura de 908 vagas!

icone calendario 20 mar 2024

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade informou que foi feita a renovação do pedido de autorização para realização do concurso ICMBio com 908 vagas de Analista Ambiental e Analista Administrativo.

“A solicitação de abertura de concurso do ICMBio teve seu pedido reiterado no final de dezembro de 2023 (…). Nele, solicitamos o preenchimento de cargos efetivos vagos de analista administrativo e cargos efetivos vagos de analista ambiental”, informou.

Lembrando que todos os órgãos federais tem até o dia 31 de maio para enviar os seus pedidos de concurso ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). Saiba mais sobre o pedido de concurso ICMBio!

ICMBio solicita 908 vagas de Analista!

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade solicitou 908 vagas, sendo 374 vagas de Analista Administrativo e 534 vagas de Analista Ambiental.

Os cargos exigem diploma de nível superior e ofertam salários iniciais de R$ 10.014,71, além do auxílio alimentação no valor de R$ 658,00.

Vale destacar que o órgão ainda pode atualizar a sua demanda, se assim desejar. A ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, garantiu que novos concursos federais serão autorizados ainda neste mês.

É possível que o concurso ICMBio seja um deles, visto que a ministra Marina Silva tem defendido a realização de novos concursos ambientais.

Durante entrevista realizada em março deste ano, a ministra Marina Silva confirmou a realização do novo concurso, porém, somente em 2025.

“Fizemos a convocação de alguns servidores para o cadastro reserva. Já conseguimos o concurso para o Ministério. Ano que vem vai ter concurso para o Ibama, para o ICMBio e para o Serviço Florestal. Estamos nos empenhando ao máximo”, disse Marina.

Embora a ministra indique a publicação do edital em 2025, nada impede do aval sair em 2024, visto que o Governo Federal já demonstrou interesse nos concursos ambientais.

Lembrando que em 2023, o ICMBio já tinha solicitado a autorização de um novo concurso para o preenchimento de 887 vagas de Analista.

Mais de 10 mil autorizações em concursos federais!

Durante entrevista ao jornal O Globo, publicada dia 04 de março, a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, falou sobre uma nova edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) e a autorização de cerca de 20 mil vagas na atual gestão. 

“Entre 18 mil e 20 mil é um número razoável de novas contratações. Estamos trabalhando, olhando o espaço orçamentário”, ressaltou. 

Esse número inclui novos editais e a chamada de excedentes em concursos já realizados.

“No ano passado, autorizamos 9 mil vagas, exceto educação e militares, que têm regras próprias. E há expectativa de, pelo menos, dobrar o número de vagas autorizadas, criar mais 9 mil ou até 10 mil até 2026, tanto em novos concursos quanto chamando excedentes de concursos já autorizados”, disse a ministra.

Segundo Esther, no ano passado, o Ibama e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) ainda tinham concursos com edital válido.

Portanto, não foram incluídos na lista de autorizações para novos editais. Em 2024, se houver orçamento disponível, eles poderão receber aval.

“Não tenho dúvida que poderá haver. Já autorizamos um provimento adicional para as vagas e, provavelmente, vamos chamar mais no ano que vem. Neste ano, estamos com pouco dinheiro para novos concursos. Fizemos um remanejamento interno, mas, se não for neste ano, no ano que vem, sem dúvida nenhuma, será uma área que será contemplada”, disse.

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Confira as funções desempenhadas pelos Analistas do ICMBio!

Analista Ambiental

  • Planejamento ambiental, organizacional e estratégico afeto à execução das políticas nacionais de meio ambiente, formuladas no âmbito da União, em especial as que se relacionem com as seguintes atividades: regulação, controle, fiscalização, licenciamento e auditoria ambiental;
  • Gestão, proteção e controle da qualidade ambiental;
  • Ordenamento dos recursos florestais e pesqueiros;
  • Conservação dos ecossistemas e das espécies neles inseridas, incluindo seu manejo e proteção;
  • Estímulo e difusão de tecnologias, informação e educação ambientais.

Técnico Ambiental

  • Prestação de suporte e apoio técnico especializado às atividades dos Gestores e Analistas Ambientais, execução de atividades de coleta;
  • Seleção e tratamento de dados e informações especializadas voltadas para as atividades finalísticas;
  • Orientação e controle de processo voltados às áreas de conservação, pesquisa, proteção e defesa ambiental.

Conheça outros concursos que estão abertos: Concursos Abertos: Mais de 60 mil vagas abertas para todos os níveis!

Saiba mais sobre o Concurso ICMBio: Edital publicado com 171 vagas para Técnicos e Analistas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais