Pesquisar no blog

Concurso ICMBio: Mais de 400 vagas para nível fundamental!

Iago Almeida

icone calendario 03 maio 2021

Boa notícia concurseiros! O concurso ICMBio teve 15 editais publicados nesta segunda-feira (03), pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que está ofertando 408 vagas temporárias.

Como realizar inscrição para o concurso ICMBio

Quem quiser realizar as inscrições para o concurso , deverá se atentar bem às informações. Isso porque, as datas para inscrições variam de acordo com a localidade e as inscrições deverão ser realizadas presencialmente em cada uma das sedes para onde as vagas serão logradas (o local será encontrado no edital).

Confira abaixo os editais e para onde as vagas serão distribuídas:

  • RJ – 04 para Reserva Biológica de Poço das Antas e 03 para APA da Bacia do Rio São João – inscrições de 17 a 19 de maio – edital completo
  • RJ – 28 vagas para o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (NGI – ICMBio Teresópolis) – inscrições de 4 a 7 de maio – edital completo
  • MG – 15 vagas para a ICMBio Peruaçu – inscrições até 21 de maio – edital completo
  • MG – 34 vagas para o Parque Nacional da Serra da Canastra – inscrições até 14 de maio – edital completo
  • MG – 05 vagas para a Estação Ecológica de Pirapitinga – inscrições de 3 a 10 de maio – edital completo
  • MG – 20 vagas para a Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira – inscrições até 21 de maio – edital completo
  • MG – 34 vagas para a Serra do Cipó-Pedreira – inscrições de 3 a 21 de maio – edital completo
  • ES – 16 vagas para o Parque Nacional do Caparaó – inscrições de 3 a 10 de maio – edital completo
  • GO – 32 vagas para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – inscrições até 12 de maio – edital completo
  • GO – 32 vagas para o Parque Nacional das Emas – inscrições até 7 de maio – edital completo
  • MT – 11 vagas para a Estação Ecológica da Serra das Araras – inscrições de 3 a 13 de maio – edital completo
  • MS – 09 vagas para o Parque Nacional da Serra da Bodoquena – inscrições até 8 de maio – edital completo
  • DF – 136 vagas para a APA do Planalto Central; NGI Brasília Contagem; Flona de Brasília; Brigada Nacional – inscrições até 9 de maio – edital completo
  • PA – 05 vagas para a Estação Ecológica do Jari – inscrições de 3 a 7 de maio – edital completo
  • RO – 24 vagas para o Núcleo de Gestão Integrado ICMBio Guajará-Mirim – inscrições até 10 de maio – edital completo

O que é preciso para se inscrever?

Para se inscrever no certame é necessário que o candidato apresente documento que comprove o ensino fundamental incompleto, apenas. Além disso, é preciso ter 18 anos até a data do término das inscrições.

O diferencial, entretanto, é para Chefe de Esquadrão, que além da escolaridade, deverá ter ainda Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Entre outros requisitos, os candidatos devem estar em dias com as obrigações militares, no caso do sexo masculino, e eleitorais; e não ser servidor público. 

Concurso ICMBio: vagas

A oferta total é de 408 vagas, sendo 359 para Brigadistas e 49 para Chefes de Esquadrão, com atuação em oito estados e no Distrito Federal (de acordo com os editais citados acima, na parte onde explicamos sobre as inscrições).

De acordo com o ICMBio, os primeiros profissionais aprovados e contratados já começarão a atuar em junho.

Por mais que fiquem sediados nas unidades, entretanto, os Brigadistas integrarão a Brigada Pronto Emprego, como um corpo volante, mas ficarão à disposição também de outras unidades do território nacional, em situações de risco ou emergência.

Os salários para brigadista são R$ 1.100 e para Chefe de Esquadrão são R$ 1.650, através dos contratos que terão duração entre seis e 24 meses, a depender do setor de exercício.

Concurso ICMBio: etapas de seleção

Os concurseiros podem se preparar desde já para as etapas de avaliação. Entretanto, antes, os concurseiros inscritos passarão por uma pré-seleção em testes de aptidão física e habilidades de utilização de ferramentas agrícolas.

Os testes de aptidão física serão compostos pelos exercícios de caminhada com bomba ou mochila costal pesando aproximadamente 20 quilos, tendo distância percorrida de 2.400 metros, precisando completar em 30 minutos, andando. Não será permitido correr.

Enquanto isso, por outro lado, no teste de habilidade no uso de ferramentas agrícolas o candidato deverá capinar e rastelar uma área de três por cinco metros, em um prazo de, no máximo, 20 minutos. Será avaliada a qualidade da capina e a obediência aos critérios de lançamento do material, apresentados pelos avaliadores.

Já na análise curricular, os concurseiros serão pontuados e classificados de acordo com tempo de experiência profissional, cursos de formação, participações em operações de combate a incêndios florestais e trabalho voluntário em unidades de conservação integrantes do Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC.

Após a primeira fase, os aprovados passarão por uma análise curricular, segundo o ICMBio, para fins de classificação final dos participantes, com critérios de pontuação descritos na sequência do edital.

Todos os inscritos serão submetidos à fase de “Pré-seleção” e somente os aprovados, que serão classificados em ordem de pontuação, no quantitativo de até quatro vezes o número de vagas disponíveis, passarão para a etapa seguinte.

Saiba mais sobre o Concurso ICMBio: Edital publicado com 171 vagas para Técnicos e Analistas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais