O edital do concurso Inmetro está previsto para outubro, com 100 vagas. O órgão confirmou que não vai aderir ao concurso nacional unificado.
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Inmetro não participará do Concurso Nacional Unificado – CNU?
Não! O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) afirmou que não vai aderir ao Concurso Nacional Unificado.
Isso porque os trâmites estão avançados e o edital, inclusive, está previsto para o mês de outubro. O concurso está autorizado pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI).
Ademais, a não adesão foi informada pelo diretor de Administração e Finanças, Oswaldo Wanderley da Silva Neto, ao presidente da Asmetro, Sérgio Ballerini.
Lembrando que estão autorizadas 100 vagas, divididas entre duas carreiras de nível superior. Então, veja a distribuição:
- Analista Executivo em Metrologia e Qualidade – nível superior (40 vagas);
- Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade – nível superior (60 vagas).
De acordo com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, os novos contratados vão contribuir para aumentar a fiscalização dos produtos.
Vale destacar ainda que o concurso foi autorizado em 16 de junho de 2023, de acordo com a portaria Nº 2.852 , publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Como e quando foi o último concurso Inmetro?
Posteriormente, o último concurso para o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia aconteceu em 2014, quando o cargo de Pesquisador foi contemplado.
Ademais, a seleção esteve divulgada para o preenchimento de 80 vagas em várias carreiras. Confira o edital completo de 2014, clicando aqui !
Confira ainda a página da banca, sobre a última seleção, clicando aqui !
O que caiu nas provas?
Na ocasião, a banca organizadora foi o Idecan (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional) e avaliou os candidatos por meio das seguintes etapas:
- Prova Objetiva para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório;
- Prova Discursiva somente para nível superior, de caráter eliminatório e classificatório;
- Avaliação de Títulos e Experiência Profissional para todos os cargos, de caráter classificatório;
- Curso de Formação somente para nível superior, de caráter eliminatório e classificatório;
- Prova de Defesa e Arguição Pública de Memorial e Defesa e Arguição Pública de Plano de Trabalho, somente para o cargo de especialista.
- Produção Científica e Tecnológica, somente para o cargo de especialista.
A prova objetiva consistiu em 60 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada e apenas uma resposta correta sobre conhecimentos básicos e conhecimentos específicos.
Por outro lado, a prova discursiva consistiu em duas questões, de até 30 linhas, acerca dos conhecimentos específicos.
Conteúdo programático
Sendo assim, confira abaixo o que foi cobrado nas provas e intensifique sua preparação para o novo concurso. Entretanto, tudo será confirmado apenas no edital!
- Língua portuguesa: compreensão e interpretação de textos; tipologia textual; ortografia; acentuação; classes de palavras; crase; sintaxe; pontuação; concordância verbal e nominal; regência verbal e nominal; significado das palavras; redação de correspondências oficiais.
- Língua inglesa (exclusivamente para cargos de nível superior): compreensão de textos; itens gramaticais relevantes para a compreensão de textos.
- Conhecimentos específicos: de acordo com a área de especialização dos cargos oferecidos.