Pesquisar no blog

Isenção da taxa em concurso público para desempregado e doador de medula óssea deve ser votado em breve pela CCJ

icone calendario 28 jan 2021
brasilia df

Caso seja aprovado, o Substitutivo será votado no Plenário do Senado.

Nos próximos dias deve ser votado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) o Substitutivo da Câmara dos Deputados (SCD 22/2015) ao Projeto de Lei do Senado (PLS 295/2007), que isenta alguns candidatos do pagamento da taxa de inscrição em concursos públicos.

PLS 295/2007

Esse Projeto de Lei do Senado é de autoria da ex-senadora Serys Slhessarenko – cumpriu mandato de 2002 a 2010 e atualmente está no PTB/MT (Partido Trabalhista Brasileiro do Mato Grosso) – e prevê a isenção da taxa de inscrição em concursos públicos para pessoas que comprovem renda inferior a meio salário mínimo (440 reais).

SCD 22/2015

O Substitutivo foi relatado pelo senador Marcelo Crivella, do PRB/RJ (Partido Republicano do Rio de Janeiro), com as seguintes alterações: além da isenção garantida àqueles que possuem renda não superior a meio salário mínimo, os desempregados ou os doadores de medula óssea também não precisarão pagar o valor cobrado pela banca organizadora do respectivo certame desde que comprovem.

Em casos de informação falsificada para obtenção desse direito, o candidato deverá ser punido com a exclusão do processo seletivo. Essa punição deverá ser especificada em cada edital.

Para Crivella, em entrevista concedida à Agência Senado, essa medida envolve inclusão social e incentivo à doação de medula óssea. “A proposição é meritória porque facilita o acesso de pessoas pobres a cargo na administração pública e, nesse passo, contribui para a inclusão social de brasileiro de baixa renda”, explicou o senador. Ainda segundo o relator, é uma “ação absolutamente necessária para o combate exitoso a doenças como a leucemia”.

Em caso de aprovação pela CCJ, o Substitutivo ao PLS 295/2007 será encaminhado ao Plenário do Senado para uma nova votação.

Acompanhe nossas

redes sociais