Pesquisar no blog

“Nós vamos fazer concurso para a PC CE”, anuncia o governador!

Iago Almeida

icone calendario 26 out 2023

Elmano de Freitas reforçou a realização de um novo concurso PC CE , principalmente para vagas no cargo de Delegado. Mas, quando o edital será publicado? Veja!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Quando sai o edital do novo concurso PC CE?

Não há mais tempo hábil para que seja publicado um edital para a Polícia Civil do Ceará neste ano, mas tudo indica que ele possa sair no primeiro semestre de 2024.

Isso porque existem trâmites legais que devem ser seguidos até que o edital seja publicado, como autorização, formação da comissão, escolha da banca, montagem do cronograma…

E isso demanda tempo. Mas não desanime concurseiro, pois o edital está praticamente confirmado. Desde o começo do ano o governador Elmano de Freitas vem falando dele.

E agora, neste dia 25 de outubro, o governador voltou a confirmar que haverá realização de um concurso para a PC, principalmente para Delegados.

“Está efetivamente autorizado, a minha palavra que ofereci ao povo cearense […] nós vamos fazer o concurso para a Polícia Civil. Nós vamos chamar os policiais civis, inspetores e escrivães e vamos ainda […] fazer, em especial, o concurso para delegado”, disse o governador.

Sua dala foi durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais, onde ele ainda confirmou que vai convocar Inspetores e Escrivães aprovados no último concurso da corporação. 

“É a ação mais estratégica para a Segurança Pública. Nós precisamos de informação e investigação aprofundada para o enfrentamento às organizações criminosas. Eu sei da importância de ter a presença efetiva da Polícia nas comunidades e do trabalho de prevenção da juventude, mas nós também precisamos ter inteligência, utilização da tecnologia e investigação, principalmente procurando encontrar e prender os chefes dessas organizações criminosas”, pontuou o governador.

Governador já vem falando do edital

Esta não é a primeira, nem a segunda, vez que o governador confirmou o edital em 2023. No dia 23 de agosto ele cogitou anunciar o concurso ainda em setembro.

“Com o novo Centro de Inteligência, que será inaugurado em setembro, esperamos ter um trabalho ainda mais integrado e eficiente. Na mesma ocasião, iremos anunciar o chamamento de mais policiais militares e um concurso para a Polícia Civil. Estamos empenhados em diminuir os índices de violência e trabalhar cada vez mais em soluções para a área”, disse, em sua live semanal.

Antes disso, porém, em sua solenidade de posse, realizada no dia 31 de janeiro, o governador tinha afirmado que a Polícia Civil seria a primeira corporação a ter edital em sua gestão!

“O primeiro concurso deste governador será o da Polícia Civil do Estado do Ceará. Foi esse o meu compromisso e será isso o que farei. Tenho a absoluta compreensão da necessidade de reposição da força de Segurança“, disse ele.

Previsão de vagas?

Não! Ainda não há informações sobre o número de vagas e se outros cargos, além de Delegado, serão contemplados no concurso.

Novos excedentes serão convocados no concurso PC CE

Enquanto o novo edital não sai, então, a corporação também prepara a convocação de 918 excedentes da última seleção da Polícia Civil.

Assim, de acordo com uma portaria publicada, poderão ser chamados 196 pessoas para o cargo de Escrivão e 722 para Inspetor

Foi formada uma comissão técnica de avaliação e acompanhamento, em setembro, para contratação de instituição, que irá prestar serviços técnico-especializados para a elaboração do edital de convocação para matrícula no Curso de Formação Profissional (CFP).

Além da realização da análise dos exames toxicológicos e organização, elaboração, execução e resultado da avaliação de verificação de aprendizagem (AVA).

Lembrando que o último edital da PC CE saiu em maio de 2021 e contou com a oferta de 1,5 mil vagas, sendo 500 imediatas e o restante para cadastro reserva.

Ainda, ambos os cargos exigiram o curso de nível superior completo em qualquer área e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ativa e vigente, na categoria “B”.

Ministério Público já cobrou concurso PC CE

Em outubro de 2022, o Ministério Público ajuizou uma Ação Civil Pública contra o Estado, pedindo um edital. Mas, até hoje, quase um ano depois, nada saiu!

Assim, a finalidade era de sanar problemas crônicos na estrutura física, de recursos humanos e na prestação de serviços em delegacias de Polícia Civil do Ceará .

Além disso, a ação esteve ajuizada pelos promotores de Justiça atuantes no Controle Externo da Atividade Policial, tendo como amicus curiae (terceira parte na ACP) a Associação dos Delegados da Polícia Civil do Estado do Ceará (Adepol).

Veja todos os detalhes, clicando aqui!

Saiba mais sobre o Concurso PC CE: Com novo edital previsto; corporação convocará 918 excedentes!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais