Pesquisar no blog

O que cai na prova: ARTESP – SP

icone calendario 28 jan 2021

concurso artesp - sp A ARTESP – SP (Agência Reguladora de Serviços Públicos de Transporte do Estado de São Paulo) publicou edital com 161 oportunidades para nível médio e superior. A remuneração vai de R$ 2.777,00 até R$ 10.285,00.

>> Apostila ARTESP  com ótimo DESCONTO no pagamento à vista!

As inscrições começam em 10 de janeiro e terminam no dia 15 de março. A taxa pode ser de 75 ou 100 reais e a prova será aplicada no dia 30 de abril. Confira o que será cobrado no exame:

Conteúdo Programático

Língua Portuguesa: Domínio da ortografia oficial. Emprego da acentuação gráfica. Emprego dos sinais de pontuação. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Domínio dos mecanismos de coesão textual. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Sintaxe. Redação (confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas). Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. Adequação da linguagem ao tipo de documento.

Matemática e Raciocínio Lógico: Números inteiros e racionais: operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, radiciação); expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais; problemas. Relação entre grandezas: tabelas, gráficos e fórmulas. Razões e proporções; divisão em partes proporcionais; regra de três simples e composta; porcentagem e problemas. Juros simples e compostos. Sistemas usuais de medidas. Equações do 1º e do 2º grau; sistemas de equações. Noções de contagem, probabilidade e estatística. Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.

Noções de Informática (Exceto para o emprego: Agente de Fiscalização à Regulação de Transporte – Tecnologia da Informação): Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à Internet/Intranet. Navegadores web (Chrome, Firefox, Internet Explorer). Organização de informação para uso na Internet. Ferramentas e aplicativos de navegação e de correio eletrônico (webmail). Acesso à distância a computadores, transferência de informação e arquivos. Conceitos de proteção e segurança da informação. Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática: fundamentos de hardware e de software. Procedimentos, aplicativos e dispositivos para armazenamento de dados e para realização de cópia de segurança (backup). Conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos, pastas e programas e funcionamento de periféricos e recursos do sistema operacional Windows 10. Aplicativos para edição de textos, planilhas eletrônicas e apresentação de slides utilizando o Microsoft Office 365 e 2016.

* Confira os Conhecimentos Específicos acessando o edital!

Critérios de desempate

Em caso de igualdade de pontos, a classificação obedecerá a seguinte ordem:

a) Candidato com idade igual ou superior a 60 anos;
b) Candidato com maior nota em Conhecimentos Específicos;
c) Candidato com maior nota em Língua Portuguesa;
d) Candidato com maior idade;
e) Candidato que exerceu a função de jurado.


Concurso ARTESP – SP

Confira mais detalhes acessando a página de concurso, clique aqui !

A editora Nova tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

artesp-600x90

 

 

Saiba mais sobre o Concurso ArteSP: Comissão formada. Novo edital em breve!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais