Compartilhar:

O que cai na prova do concurso Banco do Brasil

icone calendario 07 fev 2020

O novo concurso Banco do Brasil terá seu edital publicado até o mês de março. A oferta de vagas ainda não foi revelada, mas o certame já conta inclusive com banca organizadora definida!

O cargo será de Escriturário, com requisito de nível médio. Comece a se preparar desde já com a Nova Concursos e garanta a sua vaga.  Vamos lá!

Escriturário do Banco do Brasil

O cargo é considerado a porta de entrada nos concursos bancários. O salário é um dos inúmeros atrativos, sendo R$ 4.036,56 para uma jornada de 30 horas semanais.

O Escriturário é o responsável pela comercialização dos produtos e serviços do Banco do Brasil, atendimento ao público, atuação no caixa, dentre outras atribuições.

O que cai na prova do concurso Banco do Brasil?

O último concurso BB contou com duas etapas de avaliação: uma prova objetiva e uma prova discursiva, realizadas no mesmo dia, com duração de 5 horas.

A prova objetiva era composta de 70 questões, sendo 20 de Conhecimentos Básicos e outras 50 de Conhecimentos Específicos.

A estrutura da prova era a seguinte:

Conhecimentos Básicos

  • Língua Portuguesa (5 questões com peso 1);
  • Língua Inglesa (5 questões com peso 1);
  • Matemática (5 questões com peso 2);
  • Atualidades do Mercado Financeiro (5 questões com peso 1).

Conhecimentos Específico

  • Probabilidade e Estatística (20 questões com peso 1,5);
  • Conhecimentos Bancários (5 questões com peso 1,5);
  • Conhecimentos de Informática (25 questões com peso 1,5).

Quais as matérias mais importantes?

A matéria com mais relevância no edital é Conhecimentos de Informática, com 25 de questões, o maior quantitativo da prova e com maior peso, totalizando 37,5 pontos de um total de 100.

Logo após, Probabilidade e Estatística, com 20 questões e o mesmo peso, atribuindo 30 pontos na avaliação.

De praxe ainda temos Matemática, valendo 10 pontos e Conhecimentos Bancários, com 7,5 pontos.

O restante está distribuído entre Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Atualidades do Mercado Financeiro, com 5 pontos cada.

Crie o seu cronograma de estudos

Há diferentes tipos de concuseiros, mas na hora de estudar todos devem possuir uma boa organização dos horários e matérias. Do contrário, você estará desperdiçando tempo numa preparação sem foco. Conheça algumas dicas que ajudar a criar um cronograma de estudos!

Tempo de estudos

Se você se dedica exclusivamente aos estudos, deve estudar 6 ou 7 horas por dia de segunda a sábado, fazendo um total de 42h por semana.

Se você faz faculdade e estuda para concurso, terá que estudar no mínimo 5 ou 6 horas na semana, o que dará um total de 30 horas, você pode compensar a diferença nos finais de semana.

Para quem trabalha e estuda, será da mesma forma anterior, a diferença é que o seu trabalho pode te consumir até 8h por dia, o que levará você a estudar mais aos fins de semana.

Uma boa dica é: Estude as matérias mais interessantes para você quando estiver cansado ou com sono. Nunca estude uma matéria entediante nessas condições, não vai adiantar.

Confira o conteúdo programático do último concurso Banco do Brasil

  • Língua Portuguesa: Emprego do acento indicativo de crase; Concordância verbal e nominal; Regência verbal e nominal; Colocação pronominal dos pronomes oblíquos átonos (próclise, mesóclise e ênclise); Emprego dos sinais indicativos de pontuação: vírgula, ponto, ponto e vírgula, dois-pontos, reticências, aspas, travessão e parênteses.
  • Língua Inglesa: Conhecimento de um vocabulário fundamental e dos aspectos gramaticais básicos para a interpretação de textos técnicos.
  • Matemática: Lógica proposicional; Noções de conjuntos; Relações e funções; Funções polinomiais; Funções exponenciais e logarítmicas; Matrizes; Determinantes; Sistemas lineares; Sequências; Progressões aritméticas e progressões geométricas; Matemática financeira.
  • Atualidades do Mercado Financeiro: Sistema Financeiro Nacional. Dinâmica do mercado. Mercado bancário.
  • Probabilidade e Estatística: Análise combinatória; Noções de probabilidade; Teorema de Bayes; Probabilidade condicional; Noções de estatística; População e amostra; Análise e interpretação de tabelas e gráficos; Regressão, tendências, extrapolações e interpolações; Tabelas de distribuição empírica de variáveis e histogramas; Estatística descritiva (média, mediana, variância, desvio padrão, percentis, quartis, outliers, covariância).
  • Conhecimentos Bancários: Estrutura do Sistema Financeiro Nacional: Conselho Monetário Nacional; COPOM – Comitê de Política Monetária. Banco Central do Brasil; Comissão de Valores Mobiliários. Produtos Bancários: Noções de cartões de crédito e débito, crédito direto ao consumidor, crédito rural, caderneta de poupança, capitalização, previdência, investimentos e seguros. Noções de Mercado de capitais. Noções de Mercado Câmbio: Instituições autorizadas a operar e operações básicas. Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fiança; penhor mercantil; alienação fiduciária; hipoteca; fianças bancárias. Crime de lavagem de dinheiro: conceito e etapas. Prevenção e combate ao crime de lavagem de dinheiro: Lei nº 9.613/98 e suas alterações, Circular Bacen 3.461/2009 e suas alterações e Carta-Circular Bacen 3.542/12. Autorregulação Bancária.
  • Conhecimentos de Informática: Linguagens de programação: Java (SE 8 e EE 7), Phyton 3.6, JavaScript/EcmaScript 6, Scala 2.12 e Pig 0.16; Estruturas de dados e algoritmos: busca sequencial e busca binária sobre arrays, ordenação (métodos da bolha, ordenação por seleção, ordenação por inserção, lista encadeada, pilha, fila, noções sobre árvore binária), noções de algoritmos de aprendizado supervisionados e não supervisionados; Banco de dados: conceitos de banco de dados e sistemas gerenciadores de bancos de dados (SGBD), modelagem conceitual de dados (a abordagem entidaderelacionamento), modelo relacional de dados (conceitos básicos, normalização), banco de dados SQL (linguagem SQL (SQL2008), linguagem HiveQL (Hive 2.2.0)), banco de dados NoSQL (conceitos básicos, bancos orientados a grafos, colunas, chave/valor e documentos), data Warehouse (modelagem conceitual para data warehouses, dados multidimensionais); Tecnologias web: HTML 5, CSS 3, XML 1.1, Json (ECMA-404), Angular.js 1.6.x, Node.js 6.11.3, REST; Manipulação e visualização de dados: linguagem R 3.4.2 e R Studio 5.1, OLAP, MS Excel 2013; Sistema de arquivos e ingestão de dados: conceitos de MapReduce, HDFS/Hadoop/YARN 2.7.4, Ferramentas de ingestão de dados (Sqoop 1.4.6, Flume 1.7.0, NiFi 1.3.0 e Kafka 0.11.0).
Saiba mais sobre o Concurso Banco do Brasil: Edital para Escriturário até abril!

BAIXE GRÁTIS PDF com Previsões para 2020 + Cronograma de Estudos + Aulas para começar HOJE

Acompanhe nossas

redes sociais