Pesquisar no blog

O que cai na prova: IFMA

icone calendario 19 fev 2021

O IFMA (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão) publicou edital com 417 oportunidades de emprego. A remuneração varia entre R$ 1.834,69 até R$ 3.868,21. 

Para quem se interessou, as inscrições estão abertas até 13 de outubro através do site da banca organizadora, Fundação Sousa Andrade . O processo de avaliação terá início em 11 de dezembro, com a aplicação da prova objetiva.

Confira os exames:

Conteúdo Programático

1) Língua Portuguesa:

Compreensão e Interpretação de textos verbais e não verbais. Linguagem, Discurso e Textualidade: Funções da linguagem; Os atos de fala: tipos de frase. O texto e seus aspectos de construção. Gêneros textuais. Modos de organização do texto. Coerência e coesão textuais. Língua: variação e unidade. Morfologia – As palavras: classes, variação e emprego; palavras e expressões denotativas. O léxico – Formação das palavras: composição e derivação; outros aspectos da criação lexical. O significado lexical: conceitos básicos: denotação e conotação. Relações semânticas no léxico: valor semântico das palavras. Polissemia, paronímia, sinonímia, antonímia, ambiguidade. Estilística – A língua e seus usos expressivos: Figuras de linguagem e outros recursos estilísticos. Sintaxe – Período Simples; Período Composto; Orações e termos: classificação e funções. Relação de sentidos entre segmentos do texto. Regência verbal e regência nominal; crase. Concordância nominal, concordância verbal. Colocação pronominal. Pontuação – A pontuação como recurso que possibilita a articulação entre as partes que compõem o texto e que afeta diretamente as possibilidades de sentido. Ortografia. Acentuação.

2) Raciocínio Lógico-quantitativo:

Raciocínio dedutivo a partir da Lógica Aristotélica Clássica: proposições e conectivos lógicos, quantificadores, regras de dedução, falácias. Análise combinatória e probabilidades: técnicas de contagem, princípio multiplicativo, permutações, arranjos e combinações, probabilidades em espaços amostrais finitos. Aritmética: problemas envolvendo operações elementares, razões e proporções, regra de três simples e composta. Teoria dos conjuntos: reuniões, interseções, complementos, cardinalidade. Geometria: problemas básicos envolvendo os conceitos de perímetro, área e volume.

3) Noções de Informática:

Computadores desktop, notebooks e periféricos. Componentes físicos de um computador (hardware). Conexões físicas entre computadores e periféricos. Conexões físicas de rede. Redes wireless. Conceitos fundamentais sobre sistemas operacionais e organização de informações em um computador. Sistemas de arquivos utilizados nos ambientes operacionais Linux e Windows. Conceitos sobre Internet e redes de computadores: serviços, protocolos e segurança. Suites de aplicativos para escritório (Microsoft Office e LibreOffice). Aplicativos diversos associados a serviços da Internet, como navegadores de Web e leitores de email, entre outros. Mecanismos de busca na Web (uso racional e eficiente). Acesso e troca de dados e recursos pela Internet e redes locais de computadores. Técnicas e políticas de backup. Segurança em computação doméstica e corporativa: considerações sobre os diversos malware, como vírus e worms. Conceitos básicos de firewall.

4) Legislação:

Lei 8.112/90 (Título I: Disposições Gerais; Título II: Do Provimento, Vacância, Remoção, Redistribuição e Substituição; Título III: DosDireitos e Vantagens; Título IV: Do Regime Disciplinar, Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011.

Critérios de desempate

Em caso de igualdade de pontos, a classificação será determinada de acordo com a seguinte ordem de desempate:

1) Quem tiver idade igual ou superior a 60 anos;
2) Quem tiver a maior nota na parte de Conhecimentos Específicos;
3) Quem tiver a maior nota na parte de Língua Portuguesa;
4) Quem tiver a maior nota na parte de Legislação;
5) Quem tiver a maior nota na parte de Raciocínio Lógico;
6) Quem tiver a maior nota na parte de Matemática;
7) Quem tiver a maior idade;
8) Quem tiver o menor número de inscrição.


Concurso IFMA

A editora Nova tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

Saiba mais sobre o Concurso IFMA: Edital publicado para Técnico-Administrativo e Professor. 63 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais