O que cai na prova: IRGA-RS

icone calendario 08 jun 2016

irga No Rio Grande do Sul, o Instituto Rio Grandense do Arroz (IGRA) realiza concurso com o objetivo de contratar 41 novos servidores com nível médio. Das oportunidades serão 3 para Técnico em Química e 38 para Técnico Agrícola. A remuneração dos aprovados será de R$ 1.800 e a carga horária de 40 horas semanais.

Garanta a sua vaga neste concurso.
Compre aqui: Apostila IRGA

As inscrições estão abertas até o dia 20 de junho no site da banca Fundação La Salle . A taxa de participação é de R$ 75,07 e o processo de avaliação terá início em 7 de agosto, com a aplicação da prova objetiva. Confira a seguir todo o conteúdo que cairá no exame:

Conteúdo Programático

– Língua Portuguesa:

Análise global do texto. Ortografia. Relações entre fonemas e grafias. Acentuação gráfica. Morfologia: estrutura e formação de palavras. Classes de palavras e seu emprego. Flexões: gênero, número e grau do substantivo e adjetivo. Sintaxe: processos de coordenação e subordinação. Equivalência e transformação de estruturas. Discurso direto e indireto. Concordância nominal e verbal. Regência verbal e nominal. Crase. Pontuação. Interpretação de textos: variedade de textos e adequação de linguagem. Estruturação do texto e dos parágrafos. Informações literais e inferências. Estruturação do texto: recursos de coesão. Significação contextual de palavras e expressões.

– Legislação:

1. Lei Complementar n° 10.098 de 03 de fevereiro de 1994 e alterações – Dispõe Sobre o Estatuto e o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis do Estado do Rio Grande do Sul.
2. Lei Estadual nº 13930 de 23 de janeiro de 2012 – Institui o Quadro de Pessoal do Instituto Rio Grandense do Arroz e dá outras providências.
3. Lei Estadual nº 13697 de 05 de abril de 2011 – Dá nova redação à Lei n.º 533, de 31 de dezembro de 1948, Estatutos do Instituto Rio Grandense do Arroz, e dá outras providências.
4. Decreto Estadual nº 45.476 de 14 de julho de 2008 – Institui, no Âmbito da Administração Pública Direta e Indireta do Estado do Rio Grande do Sul, o Código de Conduta da Alta Administração, o Código de Ética dos Servidores Públicos Civis do Poder Executivo Estadual, Cria a Comissão de Ética Pública e dá Outras Providências.
5. Lei Federal nº 11.340, de 07 de agosto de 2006 – Lei Maria da Penha;
6. Lei Federal nº 12.288, de 20 de julho de 2010 – Estatuto Nacional da Igualdade Racial;
7. Lei Estadual nº 13.694, de 19 de janeiro de 2011 – Estatuto Estadual da Igualdade Racial

– Raciocínio Lógico:

Problemas de raciocínio lógico envolvendo estruturas lógicas; lógica de argumentação; proposições; teoria dos conjuntos; análise combinatória; princípios de contagem, noções de estatística e probabilidade. Razão e proporção; noções de matemática financeira. Regra de três, Regra de três composta, porcentagem, juros simples, juros compostos.

– Informática:

Fundamentos da Computação: conceitos básicos de informática, componentes funcionais de computadores (hardware e software), periféricos, dispositivos de entrada, saída e armazenamento de dados. Conceitos básicos e características de sistemas operacionais, de organização e de gerenciamento de arquivos e pastas, diretórios, arquivos e atalhos, Windows Explorer, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos no Windows XP. Conceitos e funções de aplicativos das versões do MS Office: editores de texto, planilhas eletrônicas, apresentações de slides. Aplicativos associados à internet: navegação e correio eletrônico (Internet Explorer, Outlook Express, Firefox). Conceitos básicos de intranet, internet, rede, estação e servidor. E-mail: envio e recepção de mensagens, através de interface webmail ou do software Outlook Express; anexar arquivos em mensagens. Noções de segurança das mensagens. Internet: conceitos baseados no Internet Explorer 6 ou superior, navegação, URLs, links. Microsoft Office 2007: Editor de Texto – estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, ortografia e gramática, controle de quebras, numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos pré-definidos, caixas de texto. Planilhas Eletrônicas – estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos pré-definidos, controle de quebras, numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação. Trabalho em Rede: compartilhamento de pastas e arquivos, localização e utilização de computadores e pastas remotas, mapeamento de unidades da rede.

– Conhecimentos Específicos podem ser conferidos no edital !

Critérios de desempate

Em caso de igualdade de pontos, terá preferência para nomeação o candidato que:

a) tiver idade igual ou superior a 60 anos;
b) tiver nacionalidade brasileira (em caso de haver candidato estrangeiro);
c) tiver a maior nota na parte de Conhecimentos Específicos;
d) tiver a maior nota na parte de Língua Portuguesa;
e) tiver a maior nota na parte de Legislação;
f) tiver a maior nota na parte de Raciocínio Lógico;
g) sorteio.

BAIXE O EDITAL AQUI!
CONFIRA A PÁGINA DE CONCURSO DA PREFEITURA DE FORTALEZA!

A editora Nova tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

irga

 

Saiba mais sobre o Concurso IRGA RS

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais