Pesquisar no blog

O que cai na prova: ISSM Camaçari – BA

icone calendario 28 jan 2021

concurso ISSM amaçari O ISSM (Instituto de Seguridade do Servidor Municipal de Camaçari – BA) abriu concurso com 21 vagas para candidatos de níveis médio e superior. Se você vai participar dos testes agendados para 19 de setembro, veja o que cai na prova. Selecionamos os principais conteúdos para você!

Garanta já a sua vaga neste concurso!
Compre aqui: Apostila ISSM Camaçari

Matérias comuns aos cargos de níveis médio e superior:

Português: Compreensão de textos escritos de diferentes gêneros textuais. A função do “que” e do “se”. Paródia e paráfrase. Texto literário e não-literário. Relação entre sentido e contexto: polissemia/conotação e denotação. Tipologias textuais: narração, dissertação e descrição. Linguagem e comunicação: linguagem verbal e não-verbal/língua escrita e língua oral/variação linguística. Funções da Linguagem. Figuras de Linguagem. Ortografia – dificuldades da língua (a fim, afim/ a par, ao par/acerca, a cerca/ ao invés, em vez, dentre outras). Emprego dos sinais de pontuação no texto. Acentuação gráfica. Emprego da crase. Significação dos elementos mórficos das palavras (sufixo, prefixo e radical). Aspectos morfossintáticos (função do: substantivo, adjetivo, pronome, verbo/período simples: termos associados ao nome e ao verbo). Sintaxe de colocação dos pronomes oblíquos átonos (ênclise, mesóclise e próclise). O processo de coordenação e subordinação (emprego dos conectivos). Sintaxe de concordância: nominal e verbal. Sintaxe de regência: nominal e verbal. Elementos da textualidade: coesão, coerência, clareza, precisão/armadilhas do texto (ambiguidade e redundância). Semântica e Estilística.

Legislação: resolução cmn nº 3.922, de 25 de novembro de 2010 artigo 40 da constituição federal constituição federal lei organica municipal estatuto dos servidores públicos de camaçari 407/98, alteração lei municipal 461/00 lei municipal 287/93 – cria issm lei municipal 407/98 – reorganiza o issm lei municipal 997/09 lei municipal 1382/15 lei municipal 1136/10 lei municipal 1256/12 lei municipal 1395/15 lei municipal 1396/15 decreto municipal 4826 portaria issm 267_2014 código de etica portaria issm 306_2014 regimento da ouvidoria portaria issm 355_2014 de lei de acesso a informação portaria n 402, de 10 de dezembro de 2008 – previdencia social lei complementar nº 101, de 4 de maio de 2000.

Conhecimentos específicos: cada cargo possui diferentes matérias de conhecimentos específicos. Confira no edital!

Para saber mais detalhes e baixar o edital, veja a página do Concurso ISSM Camaçari – BA!

Critérios de desempate

Na hipótese de igualdade de pontos, para fins de classificação, desempatar-se-á obedecendo a ordem dos seguintes critérios:
– Candidato de idade mais elevada dentre aqueles que tenham idade igual ou superior a 60 anos
– Obtiver maior pontuação nas questões de conhecimentos específicos (se houver);
– Obtiver maior pontuação nas questões de língua portuguesa (se houver);
– Obtiver maior pontuação nas questões de legislação (se houver);
– Obtiver maior pontuação na questão discursiva(se houver);
– Tiver idade mais elevada, até o último dia de inscrição neste Concurso Público

A editora Nova tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

modelo-apostila ISSM camaçari

Saiba mais sobre o Concurso ISSM Camaçari – BA

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais