O que cai na prova: Prefeitura de Arraial do Cabo – RJ

icone calendario 24 set 2015

arraial-do-cabo loguinho São mais de mil vagas de concurso para a Prefeitura de Arraial do Cabo – RJ. Os candidatos podem ter nível fundamental completo ou incompleto, nível médio ou superior para concorrer aos salários que variam entre R$ 788,00 e R$ 5 mil.

Se você quer uma dessas mais de mil oportunidades, fique atento a o que cai na prova. O Portal GN selecionou os principais conteúdos para você. Caso queira baixar os Editais ou conferir mais informações, acesse a página do Concurso Prefeitura de Arraial do Cabo – RJ .

 

Nível Fundamental

Língua portuguesa: Leitura e interpretação de textos; Elementos da comunicação; Significação das palavras: sinônimos e antônimos; Fonologia: letra, fonema, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos; divisão silábica; Acentuação tônica e gráfica (atualizada conforme as regras do novo Acordo Ortográfico); Ortografia (atualizada conforme as regras do novo Acordo Ortográfico); Pontuação;

Matemática: Sistema de numeração decimal. Números Naturais: Conceito. Operações com números naturais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e raiz quadrada). Problemas de contagem, Raciocínio lógico.

Conhecimentos gerais: Sobre o Município e atualidades: Assuntos de interesse geral nas esferas: Municipal, Estadual e Nacional, Internacional, amplamente veiculados na imprensa escrita e/ou falada (jornais, revistas, rádio, televisão e/ou sites na internet).

Nível Médio

Língua Portuguesa: Leitura e interpretação de texto. Variações linguísticas. Funções da linguagem. Tipos e gêneros de texto. Coesão e coerência textuais. Ortografia (atualizada conforme as regras do novo Acordo Ortográfico): concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; crase. Semântica: denotação, conotação; sinonímia, antonímia, homonímia e paronímia; polissemia e ambiguidade. Figuras de linguagem.

Matemática: Números naturais, inteiros, racionais, irracionais, reais e complexos; Sistema monetário brasileiro; Razão e Proporção; Grandezas diretamente e inversamente proporcionais; Regra de três simples e composta; Porcentagem; Juros simples e compostos; Potenciação; Raciocínio lógico;

Nível Superior

Língua Portuguesa: A Comunicação: linguagem, texto e discurso; o texto, contexto e a construção dos sentidos; Coesão e coerência textuais; Intertextualidade e polifonia; Semântica: denotação e conotação; figuras de linguagem; sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia; polissemia e ambiguidade;

LOM – LEI ORGÂNICA MUNICIPAL E ESTATUTO DO SERVIDOR – PARA TODOS OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

Para conferir as matérias de conhecimentos específicos, veja os Editais na Página do Concurso Prefeitura de Arraial do Cabo .

Critérios de desempate

O desempate dos candidatos aos cargos públicos, obedecerá aos seguintes critérios, nesta ordem e sucessivamente:

– Ter idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos

– Ter obtido maior nota na parte específica da prova objetiva (quando houver);

– Ter obtido maior nota na prova de português;

– Persistindo o empate, terá preferência o candidato com mais idade.

 

Saiba mais sobre o Concurso Prefeitura de Arraial do Cabo - RJ

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais