Pesquisar no blog

O que cai na prova: Prefeitura de Natal – RN

icone calendario 28 jan 2021

natal-250X250 A Prefeitura de Natal, capital do Rio Grande do Norte, publicou edital com 1.339 oportunidades de emprego para as áreas da saúde e da administração. As carreiras disponíveis envolvem os níveis de escolaridade médio/técnico e superior. A remuneração vai de R$ 998,68 até R$ 4.601,17.

Garanta já a sua vaga neste concurso!
Compre aqui: Apostila Prefeitura de Natal

Para quem se interessou, as inscrições começam nesta quinta (5) e permanecem em aberto até 19 de maio. O processo de avaliação terá início em 19 de junho com a aplicação da prova objetiva. Confira a seguir o que será cobrado no teste:

Conteúdo Programático

1) Cargos de Nível Médio

Conhecimentos Gerais

– Língua Portuguesa: compreensão e interpretação de textos; Variação linguística; gêneros de texto; Estilística: Figuras de linguagem. Coerência e coesão textuais; Semântica: Sinônimos; Antônimos; Homônimos; Parônimos. Ortografia oficial; acentuação gráfica; Ortografia: Dificuldades ortográficas; Emprego do “s, z, g, j, ss, ç, x, ch”; Estrutura da oração e do período: aspectos sintáticos e semânticos; Morfologia (Flexão e Emprego): Substantivo; Adjetivo; Pronome; Artigo; Preposição; Numeral; Advérbio; Interjeição; Verbo-flexão. Substantivo: classificação, flexão, emprego; Adjetivo: classificação, flexão, emprego; Pronome: classificação, emprego, colocação dos pronomes pessoais oblíquos átonos, formas de tratamento; Verbo: conjugação, flexão, propriedades, classificação, emprego, correlação dos modos e tempos verbais, vozes; Advérbio: classificação e emprego; Coordenação e subordinação; Concordância verbal e nominal; Sujeito: classificação; Predicado: verbal, nominal e verbo – nominal; Regência verbal e nominal; Emprego do sinal indicativo da crase; Adjuntos adnominais e adverbiais; Pontuação.

– Atualidades: noções gerais sobre a vida econômica, social, política, tecnológica, relações exteriores, segurança e ecologia com as diversas áreas correlatas do conhecimento juntamente com suas vinculações histórico-geográficas em nível nacional e internacional. Descobertas e inovações científicas na atualidade e seus respectivos impactos na sociedade contemporânea. Atualidades (notícias divulgadas em jornais, revistas, televisão e Internet nos últimos seis meses): descobertas e/ou inovações científicas na atualidade e seus respectivos impactos na sociedade contemporânea.

– Informática: segurança: Rotinas de segurança da informação e recuperação de arquivos; Procedimento para a realização de cópia de segurança; Rotinas de backup e prevenção de vírus; Sistema Operacional: Configurações básicas do Sistema Operacional (painel de controle); Organização de pastas e arquivos; operações de manipulação de pastas e arquivos (copiar, mover, excluir e renomear); Office 2010 – Pacote de software Microsoft Office (Word, Excel, Power Point, Outlook) e suas funcionalidades – Windows XP Organização: Organização de pastas e arquivos; operações de manipulação de pastas e arquivos (copiar, mover, excluir e renomear); Principais navegadores para Internet; Correio Eletrônico: Conceitos básicos; Formatos de mensagens; Transmissão e recepção de mensagens; Catálogo de endereços; Arquivos Anexados; Conceito de Internet e Intranet: Conceitos de organização de arquivos e métodos de acesso.

1) Cargos de Nível Superior

Conhecimentos Gerais

– Língua Portuguesa: compreensão e interpretação de textos; Variação linguística; gêneros de texto; Estilística: Figuras de linguagem. Coerência e coesão textuais; Semântica: Sinônimos; Antônimos; Homônimos; Parônimos. Ortografia oficial; acentuação gráfica; Ortografia: Dificuldades ortográficas; Emprego do “s, z, g, j, ss, ç, x, ch”; Estrutura da oração e do período: aspectos sintáticos e semânticos; Morfologia (Flexão e Emprego): Substantivo; Adjetivo; Pronome; Artigo; Preposição; Numeral; Advérbio; Interjeição; Verbo-flexão. Substantivo: classificação, flexão, emprego; Adjetivo: classificação, flexão, emprego; Pronome: classificação, emprego, colocação dos pronomes pessoais oblíquos átonos, formas de tratamento; Verbo: conjugação, flexão, propriedades, classificação, emprego, correlação dos modos e tempos verbais, vozes; Advérbio: classificação e emprego; Coordenação e subordinação; Concordância verbal e nominal; Sujeito: classificação; Predicado: verbal, nominal e verbo – nominal; Regência verbal e nominal; Emprego do sinal indicativo da crase; Adjuntos adnominais e adverbiais; Pontuação.

– Atualidades: noções gerais sobre a vida econômica, social, política, tecnológica, relações exteriores, segurança e ecologia com as diversas áreas correlatas do conhecimento juntamente com suas vinculações histórico-geográficas em nível nacional e internacional. Descobertas e inovações científicas na atualidade e seus respectivos impactos na sociedade contemporânea. Atualidades (notícias divulgadas em jornais, revistas, televisão e Internet nos últimos seis meses): descobertas e/ou inovações científicas na atualidade e seus respectivos impactos na sociedade contemporânea.

– Informática: segurança: Rotinas de segurança da informação e recuperação de arquivos; Procedimento para a realização de cópia de segurança; Rotinas de backup e prevenção de vírus; Sistema Operacional: Configurações básicas do Sistema Operacional (painel de controle); Organização de pastas e arquivos; operações de manipulação de pastas e arquivos (copiar, mover, excluir e renomear); Office 2010 – Pacote de software Microsoft Office (Word, Excel, Power Point, Outlook) e suas funcionalidades – Windows XP Organização: Organização de pastas e arquivos; operações de manipulação de pastas e arquivos (copiar, mover, excluir e renomear); Principais navegadores para Internet; Correio Eletrônico: Conceitos básicos; Formatos de mensagens; Transmissão e recepção de mensagens; Catálogo de endereços; Arquivos Anexados; Conceito de Internet e Intranet: Conceitos de organização de arquivos e métodos de acesso.

* Conhecimentos Específicos: de acordo com cada carreira, confira no edital .

Critérios de desempate

Em caso de igualdade de pontos, terá preferência para nomeação o candidato que:

a) tiver idade igual ou superior a 60 anos;
b) tiver maior pontuação nas questões de Conhecimentos Específicos;
c) tiver maior pontuação nas questões de Legislação do Sistema Único de Saúde (SUS);
d) tiver maior idade;
e) sorteio.

– Para mais informações desse concurso, basta acessar: Concurso Prefeitura de Natal – RN.


A editora Nova tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

natal-590x70

Saiba mais sobre o Concurso Prefeitura de Natal: Banca em definição. 710 vagas para Professor!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais