Pesquisar no blog

O que cai na prova: Prefeitura de Nerópolis – GO

icone calendario 28 jan 2021

prefeitura de neropolis Os interessados no concurso da Prefeitura de Nerópolis-GO, já podem começar a estudar. Caso não saiba por onde começar, nós te ajudamos. Confira abaixo, O que cai na Prova: Prefeitura de Nerópolis!

Conteúdo Programático
Fundamental incompleto e completo
LÍNGUA PORTUGUESA: Leitura – Capacidade de compreensão de textos curtos. Conhecimentos Linguísticos: Ortografia Oficial; Morfologia: formação, flexão e emprego das classes de palavras; Sintaxe da oração e do período; Pontuação: ponto final, ponto de exclamação e ponto de interrogação; Acentuação gráfica; Significado das palavras: sinônimos, antônimos; denotação e conotação.

Garanta já a sua vaga!
Compre aqui: Apostila Prefeitura de Nerópolis – GO

MATEMÁTICA: Conhecimentos elementares de matemática: as quatro operações. Problemas aplicados. Múltiplos e Divisores: Sequências, MMC, Divisibilidade e Divisores. Problemas Aplicados. Porcentagem: Regra de Três Simples. Problemas Aplicados. Noções de geometria: Formas Geométricas. Perímetro, Áreas de Figuras Planas e Volumes. Teoria dos Conjuntos: Tipos de Conjuntos, Operações com Conjuntos. Problemas Aplicados.

LÍNGUA PORTUGUESA: Leitura, compreensão e interpretação de textos. Noções de fonética. Conhecimento da língua: ortografia/acentuação gráfica. Classe de palavras: substantivo: classificação/flexão/ grau. Adjetivo: classificação/flexão/grau. Artigo: flexão e classificação. Numeral: classificação e flexão. Pronomes: colocação dos pronomes oblíquos, átonos. Verbo: emprego de tempos e modos. Preposição e conjunção: classificação e emprego. Advérbio: classificação e emprego. Interjeição: valor semântico da interjeição. Estrutura e formação das palavras. Concordância verbal e nominal. Regência verbal. Pontuação

Nível médio
LÍNGUA PORTUGUESA: Leitura – Capacidade de compreensão e interpretação: Relações lógicas no texto: a coerência; Hierarquia das ideias: ideia central e ideias periféricas; o ponto de vista: a argumentação; Tipos de discurso: direto, indireto e livre; intertextualidade; Tipologia textual: textos dissertativo, narrativo e descritivo; Vocabulário: sinonímia e antonímia; Linguagens denotativa e conotativa; Funções e usos da linguagem; Relações formais no texto: a coesão (elementos coesivos e relações entre elementos que constituem a coesão; Gêneros textuais (jornais, revistas, fotografias, esculturas, músicas, charges, entre outras). Conhecimentos Linguísticos – avaliação em função da capacidade de leitura. Morfossintaxe: relações e funções sintáticas; colocação pronominal; Regência e concordância; Acentuação gráfica, ortografia, pontuação e uso do sinal indicativo de crase. PARÁFRASE.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: de acordo com o cargo pretendido.

Nível Superior
LÍNGUA PORTUGUESA: Leitura – Capacidade de compreensão e interpretação: Relações lógicas no texto: a coerência; Hierarquia das ideias: ideia central e ideias periféricas; O ponto de vista: a argumentação; Tipos de discurso: direto, indireto e livre; intertextualidade; Tipologia textual: textos dissertativo, narrativo e descritivo; Vocabulário: sinonímia e antonímia; Linguagens denotativa e conotativa; Funções e usos da linguagem; Relações formais no texto: a coesão (elementos coesivos e relações entre elementos que constituem a coesão; Gêneros textuais Oornais, revistas, fotografias, esculturas, músicas, charges, entre outras). Conhecimentos Linguísticos – avaliação em função da capacidade de leitura. a. Morfossintaxe: relações e funções sintáticas; colocação pronominal; b. Regência e concordância; c. Acentuação gráfica, ortografia, pontuação e uso do sinal indicativo de crase. PARÁFRASE.

CONHECIMENTOS GERAIS E ATUALIDADES: panorama local, nacional e internacional contemporâneo. Panorama da economia nacional e internacional. Atualidades do Brasil e do mundo. Assuntos ligados ao cotidiano e atualidade nas áreas: educação, econômica, científica, tecnológica, política, cultura, esportiva, saúde, meio ambiente e social do município, de Goiás e do Brasil. Conhecimentos dos aspectos Geográficos e históricos do município, de Goiás e do Brasil. Ética. Noções de Cidadania, Higiene e Saúde. Lei Orgânica Municipal. Estatuto dos Servidores Públicos Municipal.

INFORMÁTICA: Microsoft Windows XP/2000 ou superior: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos Microsoft Office. Navegação Internet, conceitos de URL, links, sites, impressão de páginas. Uso de correio eletrônico. Microsoft Word 2003 ou superior: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, e tabelas, impressão, ortografia e gramática, controle de quebras, numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto. Microsoft Excel 2003 ou superior: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras, numeração de páginas, obtenção de dados externos de classificação.

Critérios de desempate
a) para candidatos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, completos até o último dia de inscrição terá preferência o mais idoso, nos termos do Art. 27, §único da Lei 10.741/03. b) maior pontuação na prova de conhecimentos específicos;
c) maior pontuação na prova de língua portuguesa;
d) maior pontuação na prova de matemática (se houver);
e) maior idade.

Para saber mais detalhes e baixar o edital, veja a página do Concurso Prefeitura de Nerópolis – GO! 

A editora Nova tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

BANNER GENÉRICO

Saiba mais sobre o Concurso Prefeitura de Nerópolis - GO

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais