Pesquisar no blog

O que cai na prova: Prefeitura de Porto Feliz – SP

icone calendario 28 jan 2021

Porto Feliz - logo A Prefeitura de Porto Feliz, em São Paulo, publicou edital com 20 vagas para a carreira de guarda municipal. Desse total de oportunidades, 19 são para homens e apenas uma para mulher.

Garanta a sua vaga neste concurso.
Compre aqui: Apostila Prefeitura de Porto Feliz!

Para se candidatar é necessário possuir ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B. A remuneração após o Curso de Formação é de R$ 1.886,14.

Os interessados podem se inscrever de 7 de julho a 8 de agosto, através do site da banca organizadora RHS Consult. O processo de avaliação terá início em 28 de agosto, com a prova objetiva.

Confira o que tudo o que será cobrado nos exames:

Conteúdo Programático

– Língua Portuguesa:

Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna. Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos em português. Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais; processos de formação de palavras; mecanismos de flexão dos nomes e verbos. Sintaxe: frase, oração e período; termos da oração; processos de coordenação e subordinação; concordância nominal e verbal; transitividade e regência de nomes e verbos; padrões gerais de colocação pronominal no português; mecanismos de coesão textual. Ortografia. Acentuação gráfica. Emprego do sinal indicativo de crase. Pontuação.

 

– Raciocínio Lógico:

Lógica: proposições, valor‐verdade, negação, conjunção, disjunção, implicação, equivalência, proposições compostas. Equivalências lógicas. Problemas de raciocínio: deduzir informações de relações arbitrárias entre objetos, lugares, pessoas e/ou eventos fictícios dados. Diagramas lógicos, tabelas e gráficos. Conjuntos e suas operações. Números naturais, inteiros, racionais, reais e suas operações. Representação na reta. Unidades de medida: distância, massa e tempo. Representação de pontos no plano cartesiano. Álgebra básica: equações, sistemas e problemas do primeiro grau. Porcentagem e proporcionalidade direta e inversa. Sequências, reconhecimento de padrões, progressões aritmética e geométrica. Juros. Geometria básica: distâncias e ângulos, polígonos, circunferência, perímetro e área. Semelhança e relações métricas no triângulo retângulo. Medidas de comprimento, área, volume. Princípios de contagem e noção de probabilidade.

– Conhecimentos Específicos:

1) Noções de Direito Administrativo: Estado, governo e Administração Pública: conceitos, elementos, poderes, natureza, fins e princípios. Poderes administrativos. Poderes disciplinares. Poder de polícia. Poderes regulamentares. Ato administrativo: conceito, requisitos, atributos, classificação e espécies. Invalidação, anulação e revogação. Prescrição.

2) Noções de Direito Constitucional: dos princípios fundamentais (artigos 1º ao 4º). Dos direitos e garantias fundamentais (artigos 5º a 11). Da organização do Estado (artigos 18 a 31; 37 a 41). Da segurança pública (art. 144) – os artigos em referência são da Constituição Federal de 1988.

3) Noções de Direito Penal: dos crimes contra a pessoa e contra o patrimônio (artigos 121 a 183). Dos crimes contra a fé pública. Dos crimes contra a Administração Pública (artigos 312 a 337‐A). Dos crimes praticados por funcionários públicos contra a Administração em geral. Funcionário público: conceituação. Dos crimes praticados por particular contra a Administração em geral – os artigos em referência são do Código Penal.

4) Noções de Direito Civil: capacidade jurídica (artigos 1º a 10 do Código Civil). Bens considerados em si mesmos (artigos 79 a 91 do Código Civil). Bens públicos: conceito, classificações e regras no Código Civil (artigos 98 a 103).

Critérios de desempate

Em caso de igualdade de pontos, terá preferência para nomeação o candidato que:

a) tiver a maior nota na parte de Língua Portuguesa;
b) for casado;
c) tiver maior idade.

BAIXE O EDITAL AQUI!
CONFIRA A PÁGINA DE CONCURSO DA PREFEITURA DE PORTO FELIZ!

A editora Nova tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

BANNER GENÉRICO

Saiba mais sobre o Processo Seletivo Prefeitura de Porto Feliz – SP

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais