Pesquisar no blog

O que cai na prova: SME-RJ

icone calendario 28 jan 2021

SME-RJ.jpg A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro lançou edital para o preenchimento de 470 oportunidades para professor. Para mais informações sobre este concurso, acesse a página do Concurso da SME-RJ .

Apostila SME-RJ para professor!

Conteúdo programático

– Língua portuguesa: compreensão de textos, semântica, ortografia, acentuação, uso do hífen, sintaxe, concordância, regência, crase, formação de palavras, classes gramaticais, morfologia, flexão verbal, flexão nominal, coerência, coesão, pontuação, adequação da língua, figuras de linguagem.

– Matemática: operações com números reais, problemas envolvendo as 4 operações, regra de três simples, porcentagem, princípio multiplicativo, equações e sistemas de 1º grau, espaço e forma, grandezas e mediddas, proporcionalidade.

– História: transformações e permanências, diferenças socioculturaisdos espaços sociais, formação histórica brasileira, influências da história nas formas de convivência e organização social do presente e do passado, relações sociais de trabalho ao longo da história, espaço e sociedade no município do Rio de Janeiro.

– Geografia: a educação geográfica e o ensino fundamental, os processos da dinâmica natural, aproveitamento econômico, gestão e uso dos recursos naturais, problemas ambientais resultantes r as iniciativas para a conservação do meio ambiente, fundamentos de cartografia, distribuição espacial a população, fontes de energia e questões ambientais, processos de mundialização da economia capitalista, meio ambiente urbano, comércio internacional e a integração do Brasil à economia mundial, características da organização dos espaço fluminense e da região metropolitana fluminense, geografia regional do mundo.

– Ciências: educação em ciências, origens da vida, seres vivos, biologia celular, genética básica, ser humano e saúde, universo, sistema solar e planeta terra, matéria, fundamentos da física.

– Conhecimentos específicos: organização do tempo e do espaço na educação infantil, currículo da educação infantil, infância e desenvolvimento humano, interações e processos de aprendizagem em crianças pequenas, o brincar na educação.

 

Critérios de desempate

Os critérios de desempate adotados pela banca organizadora:

a) maior nota da prova objetiva;
b) maior nota na prova discursiva;
c) maior nota na prova de língua portuguesa;
d) o mais idoso.

 


Apostila para esse cargo

Apostila SME-RJ

Apostila SME-RJ

Este produto está disponível nas versões digital e impressa.

https://www.novaconcursos.com.br/apostila-concurso/sme-rj-secretaria-municipal-de-educacao-do-rio-de-janeiro

Saiba mais sobre o Concurso SME - Rio

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais