O que cai na prova: TJ – RS

icone calendario 23 mar 2016

tj rs logao O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJ – RS) abriu concurso com 15 vagas imediatas + cadastro reserva para candidatos de nível superior. Os salários variam de R$ 5.972,44 a R$ 10.240,76. Se você vai participar das seleções agendadas para o dia 22 de maio, veja o que cai na prova. Selecionamos os principais conteúdos para você.

Garanta a sua vaga neste concurso!
Compre aqui: Apostila TJ-RS

Português: Ortografia. Sistema oficial (emprego de letras, acentuação, hífen, divisão silábica). Relações entre sons e letras, pronúncia e grafia. Morfologia. Estrutura e formação de palavras. Classes de palavras. Flexão nominal da língua portuguesa: padrões regulares e formas irregulares. Flexão verbal da língua portuguesa: padrões regulares e formas irregulares. 3. Morfossintaxe e Sintaxe. A oração e seus termos. Emprego das classes de palavras. Sintaxe de colocação das palavras. Regência nominal e verbal da língua portuguesa. Concordância nominal e verbal da língua portuguesa. O período e sua construção. Período simples e período composto. Coordenação: processos, formas e sentidos. Subordinação: processos, formas e sentidos. Equivalência entre estruturas; transformação de estruturas. Discurso direto, indireto e indireto livre. Uso da crase. Pontuação: sinais, seus empregos e seus efeitos de sentido.  Semântica. Significação de palavras e expressões. Relações semânticas entre palavras e expressões (sinonímia, antonímia, hiponímia, homonímia, polissemia). 5.2 Conotação e denotação; sentido figurado, sentido literal. 5Relações semânticas, lógicas e enunciativas entre frases. Valores semânticos das classes de palavras.

Legislação: Estatuto dos Servidores da Justiça (Lei nº 5.256/66) – Dos deveres, das responsabilidades e limitações: arts. 743 a 751. 2. Estatuto e Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis do Estado do Rio Grande do Sul (Lei Complementar no 10.098/94) – Do provimento, da nomeação, da posse e do exercício: arts. 10, 16, 18 e 22 a 27. Do tempo de serviço: arts. 62 a 66. Das férias: arts. 67 a 77. Das vantagens, das concessões e das licenças: arts. 85 a 157. Do direito de petição: arts. 167 a 176. Dos deveres e das proibições: arts. 177 e 178. Das responsabilidades e das penalidades: arts. 183 a 197. 3. Código de Organização Judiciária do Estado do Rio Grande do Sul (Lei nº 7.356/80) – Dos órgãos judiciários e da composição e competência dos órgãos judiciários: arts. 5º a 9º. Dos órgãos de direção e fiscalização do Tribunal de Justiça: arts. 30 a 45. 4. Código Civil – Do direito pessoal: arts. 1.511 a 1.590; arts. 1.591 a 1.638. Da união estável: arts. 1.723 a 1.727. Da tutela e da curatela: arts. 1.767 a 1.783. 5. Código de Processo Civil – Do perito. Da prova pericial. 6. Lei nº 6.515, de 26/12/1977. 7. Código Penal – Das penas restritivas de direitos: arts. 43 a 48. Da cominação das penas: art. 55. Da suspensão condicional da pena: arts. 77 a 82. 8. Lei nº 7.210, de 11/07/1984 – arts. 40 e 41; 61; 147 a 149; 151 a 154; 156; 158; 160 e 161; 180 e 181 e 202.

Informática: Ambiente Operacional WINDOWS (*): Fundamentos do Windows: Operações com janelas, menus, barra de tarefas, área de trabalho; Trabalho com pastas e arquivos: localização de arquivos e pastas; movimentação e cópia de arquivos e pastas; tipos de arquivos e extensões; criação, renomeação e exclusão de arquivos e pastas; Ferramentas de sistema: limpeza de disco, desfragmentador de disco, firewall do Windows, agendador de tarefas, pontos de restauração; instalação de programas; Configurações Básicas do Windows: resolução da tela, cores, fontes, impressoras, aparência, segundo plano, protetor de tela; Windows Explorer. Processador de Textos WORD(**): Área de trabalho, barras de ferramentas, botões e menus; Formatação de documentos: recursos de margens, tabulação, recuo e espaçamento horizontal, espaçamento vertical, fontes, destaque negrito, sublinhado, itálico, subscrito, sobrescrito, etc; Organização do texto em listas e colunas; Tabelas; Estilos e modelos; Cabeçalhos e Rodapés; Configuração de Página; Seções do documento; Índices; Inserção, posicionamento e formatação de objetos. Planilha Eletrônica EXCEL (**): Área de trabalho, barras de ferramentas, botões e menus do EXCEL.

Conhecimentos específicos: cada matéria exige diferentes matérias de conhecimentos específicos. Confira no edital!

Para saber mais detalhes e baixar o edital, veja a página do Concurso TJ – RS.

Critérios de desempate

Na hipótese de igualdade da nota final entre dois (2) ou mais candidatos, serão utilizados, sucessivamente, os seguintes critérios de desempate:
– Idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos
– Maior número de acertos na parte de Conhecimentos Específicos;
– Maior número de acertos na parte de Língua Portuguesa;
– Maior pontuação na Prova de Títulos;
– Participação efetiva, como jurado em Tribunal do Júri, assim considerado aquele que tenha sido sorteado para compor o Conselho de Sentença
– Sorteio Público.

A editora Nova tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

tj-rs

Saiba mais sobre o Concurso TJ RS: Editais serão publicados no segundo semestre!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais