O que cai na prova: UFFS – Universidade Federal da Fronteira do Sul

icone calendario 23 set 2016

concurso uffsUniversidade Federal da Fronteira do Sul (UFFS) publicou edital com 47 oportunidades de emprego. As oportunidades são para cargos de níveis médio e superior, com remuneração de R$ 2.752,81 até R$ 4.326,21.

Antecipe seus estudos e monte sua prova!
Compre agora o Simulados para Concursos

Para quem se interessou, as inscrições estão abertas até o dia 7 de outubro através do site da banca organizadora, a AOCP. O processo de avaliação terá início em 13 de novembro, com a aplicação da prova objetiva. Confira o que será cobrado no exame:

Conteúdo Programático

– Língua Portuguesa: compreensão e interpretação de texto. Tipologia e gêneros textuais. Figuras de linguagem. Significação de palavras e expressões. Relações de sinonímia e de antonímia. Ortografia. Acentuação gráfica. Uso da crase. Divisão silábica. Fonética e Fonologia: som e fonema, encontros vocálicos e consonantais e dígrafos. Morfologia: classes de palavras variáveis e invariáveis e seus empregos no texto. Locuções verbais (perífrases verbais). Funções do que e do se. Formação de palavras. Elementos de comunicação. Sintaxe: relações sintático-semânticas estabelecidas nas orações, períodos ou parágrafos (período simples e período composto por coordenação e subordinação). Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Emprego dos sinais de pontuação e sua função no texto. Elementos de coesão. Função textual dos vocábulos. Variação linguística.

– Raciocínio lógico e matemático: números inteiros, racionais e reais. Sistema legal de medidas. Razões e proporções. Divisão proporcional. Regras de três simples e compostas. Percentagens. Equações e inequações de 1.º e de 2.º graus. Juros simples e compostos: capitalização e descontos. Sequências (com números, com figuras e de palavras), proposições, conectivos, argumentos válidos, equivalência e implicação lógica.

– Informática: conceitos e fundamentos básicos. Conhecimento e utilização dos principais softwares utilitários (compactadores de arquivos, chat, clientes de e-mails, reprodutores de vídeo, visualizadores de imagem, antivírus). Identificação e manipulação de arquivos. Backup de arquivos. Conceitos básicos de Hardware (Placa mãe, memórias, processadores (CPU) e disco de armazenamento HDs, CDs e DVDs). Periféricos de computadores. Ambientes operacionais: Utilização dos sistemas operacionais Windows XP Profissional e Windows 7. Conceitos básicos sobre Linux e Software Livre. Utilização dos editores de texto (Microsoft Word e LibreOffice Writer). Utilização dos editores de planilhas (Microsoft Excel e LibreOffice Calc). Utilização do Microsoft PowerPoint. Utilização e configuração de e-mail no Microsoft Outlook. Conceitos de tecnologias relacionadas à Internet e Intranet, busca e pesquisa na Web, Mecanismos de busca na Web, Navegadores de internet: Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome. Segurança na Internet, Vírus de computadores, Spyware, Malware, Phishing. Transferência de arquivos pela internet.

– Atualidades: Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como: economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança, artes e literatura e suas vinculações históricas.

– Noções de Direito Administrativo/Administração Pública: administração pública: princípios básicos. Poderes administrativos: poder hierárquico e poder disciplinar. Serviços Públicos: conceito e princípios. Ato administrativo: conceito, requisitos e atributos; anulação, revogação e convalidação; discricionariedade e vinculação. Regime Jurídico Único dos Servidores (Lei 8.112/90). Servidores públicos: cargo, emprego e função públicos. Processo administrativo (Lei n.º 9.784/99). Lei n.º 8.429/92: das disposições gerais; dos atos de improbidade administrativa. Código de ética dos servidores (Decreto nº 1.171/1994). Art. 37 a 41 da Constituição Federal/1988. Licitações e contratos administrativo (Lei 8.666/93).

* Confira os Conhecimentos Específicos no edital!

Critérios de desempate

Em caso de igualdade de pontos, a classificação respeitará a seguinte ordem:

1) Quem tiver idade igual ou superior a 60 anos;
2) Quem tiver maior nota em Conhecimentos Específicos;
3) Quem tiver maior idade;
4) Quem tiver sido jurado.


Confira mais detalhes na Página de Concurso UFFS

A editora Nova tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

BANNER GENÉRICO

 

Saiba mais sobre o Concurso UFFS

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais