O que cai na prova: Universidade Federal de Uberlândia

icone calendario 22 mar 2016

ufu logo A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) publicou dois editais de concursos que somam 27 vagas para Assistente Administrativo e Enfermeiro. Se você deseja participar das seleções agendadas para o dia 14 de maio de 2016, veja o que cai na prova. Selecionamos os principais conteúdos para você!

Compre Aqui: Apostila UFU-MG

Matérias comuns a todos os cargos:

Português: Será avaliada a capacidade de o candidato: Ler, compreender e interpretar textos diversos de diferentes gêneros, redigidos em Língua Portuguesa e produzidos em situações diferentes e sobre temas diferentes. Argumentar e justificar opiniões. Apreender informações não explicitadas, apoiando-se em deduções. Identificar elementos que permitam extrair conclusões não explicitadas no texto. Integrar e sistematizar informações. Identificar elementos que permitam relacionar o texto lido a outro texto ou a outra parte do mesmo texto. Identificar informações pontuais no texto. Identificar e corrigir, em um texto dado, determinadas inadequações em relação à língua padrão. Inferir o sentido de palavras a partir do contexto. Identificar objetivos discursivos do texto (informar ou defender uma opinião, estabelecer contato, promover polêmica, humor, etc.). Identificar as diferentes partes constitutivas de um texto. Reconhecer e identificar a estrutura dos gêneros oficiais. Estabelecer relações entre os diversos segmentos do próprio texto e entre textos diferentes. Estabelecer articulação entre informações textuais, inclusive as que dependem de pressuposições e inferências (semânticas, pragmáticas) autorizadas pelo texto, para dar conta de ambiguidades, ironias e opiniões do autor. Reconhecer marcas linguísticas necessárias à compreensão do texto (mecanismos anafóricos e dêiticos, operadores lógicos e argumentativos, marcadores de sequenciação do texto, marcadores temporais, formas de indeterminação do agente). Reconhecer e avaliar, em textos dados, as classes de palavras como mecanismos de coesão e coerência textual. Reconhecer os recursos linguísticos que concorrem para o emprego da língua em diferentes funções, especialmente no que se refere ao uso dos pronomes, dos modos e tempos verbais e ao uso das vozes verbais. Reconhecer a importância da organização gráfica e diagramação para a coesão e coerência de um texto. Identificar e empregar recursos linguísticos próprios da língua escrita formal: pontuação, ortografia, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal, colocação pronominal, estruturação de orações e períodos.

Informática: MS-Windows 7: controle de acesso e autenticação de usuários, painel de controle, central de ações, área de trabalho, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, ferramentas de diagnóstico, manutenção e restauração. MS-Word 2007: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, rodapés, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto, mala direta, correspondências, envelopes e etiquetas, correção ortográfica. MS-Excel 2007: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação e filtragem de dados. MS-Power Point 2007: estrutura básica das apresentações, conceitos de slides, slide mestre, modos de exibição, anotações, régua, guias, cabeçalhos e rodapés, noções de edição e formatação de apresentações, inserção de objetos, numeração de páginas, botões de ação, animação e transição entre slides. Correio Eletrônico: uso do aplicativo de correio eletrônico Mozilla Thunderbird, protocolos, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos. Internet: Navegação Internet (Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome), conceitos de URL, proxy, links/apontadores, sites/sítios Web, sites/sítios de pesquisa (expressões para pesquisa de conteúdos/sites (Google)).

Legislação: Regime jurídico dos servidores públicos civis da União. Lei 8.112 de 1990 e suas alterações. Código de Ética Profissional no Serviço Público. Decreto 1.171 de 22 de junho de 1994. Lei da Improbidade Administrativa. Lei nº 8.429/1992 Processo Administrativo disciplinar. Lei nº 9.784/1999.

Conhecimentos específicos: cada cargo exige diferentes matérias de conhecimentos específicos. Confira no edital.

Para saber mais detalhes e baixar os editais, veja a página do Concurso Universidade Federal de Uberlândia – MG.

Critérios de desempate

A classificação final, para cada cargo, dos candidatos dar-se-á na ordem decrescente de Escores Finais Totais (EFTs) para o cargo. Havendo empate no Concurso, terá preferência, sucessivamente, o candidato que:
– Obtiver maior escore bruto nas questões objetivas de Conhecimentos Específicos.
– Obtiver maior escore bruto nas questões de Língua Portuguesa.
– Tiver maior idade.

A editora Nova tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

ufu-mg

Saiba mais sobre o Concurso UFU MG

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais