O que cai na prova: Prefeitura de Recife – PE

icone calendario 17 jun 2015

pref-recife A Prefeitura de Recife, capital de Pernambuco, publicou edital do concurso público que será realizado neste ano. A seleção contratará 500 novos profissionais para o cargo de agente de apoio ao desenvolvimento escolar especial (AADEE) e a prova está agendada para agosto. Para ajudar nos estudos, o GN Concursos separou os principais pontos da prova, confira!

Conteúdo Programático

– Língua Portuguesa: Tópicos de Leitura: reconhecimento de informações explícitas, implícitas ou pressupostas pelo contexto; estabelecimento de relações entre partes de um mesmo texto ou entre textos diversos; identificação da ideia central e das secundárias, bem como das estratégias argumentativas do autor; inferir o sentido de uma palavra ou expressão, de acordo com o contexto situacional em que ela ocorre, o universo temático ou a sua estrutura morfológica (radical, afixos e flexões); estabelecimento de relações entre o texto verbal e ilustrações, gráficos, tabelas, esquemas; identificação de opiniões, ironia, valores implícitos e pressuposições. Tópicos de gramática contextualizada: normas básicas de fonética, sílaba, ortografia e pontuação; conhecimentos básicos sobre o emprego das classes gramaticais; noções gerais acerca das relações entre os termos da oração, em especial, concordância, regência e colocação.

– Raciocínio Lógico-Matemático: Lógica: proposições, valor-verdade, negação, conjunção, disjunção, implicação, equivalência, proposições compostas. Equivalências lógicas. Problemas de raciocínio: deduzir informações de relações arbitrárias entre objetos, lugares, pessoas e/ou eventos fictícios dados. Diagramas lógicos, tabelas e gráficos. Conjuntos e suas operações. Números naturais, inteiros, racionais, reais e suas operações. Representação na reta. Unidades de medida: distância, massa e tempo. Representação de pontos no plano cartesiano. Álgebra básica: equações, sistemas e problemas do primeiro grau. Porcentagem e proporcionalidade direta e inversa. Sequências, reconhecimento de padrões, progressões aritmética e geométrica. Juros. Geometria básica: distâncias e ângulos, polígonos, circunferência, perímetro e área. Semelhança e relações métricas no triângulo retângulo. Medidas de comprimento, área, volume. Princípios de contagem e noção de probabilidade.

– Conhecimento específico: LDB – Lei de diretrizes e bases da Educação Nacional. ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. Legislação específica. Noções de primeiros socorros.

Critérios de desempate
a) tiver idade igual ou superior a sessenta anos, nos termos do Art. 27, parágrafo único, do Estatuto do Idoso;
b) obtiver a maior nota na Prova Escrita Discursiva;
c) obtiver a maior nota no módulo de Conhecimentos Específicos;
d) obtiver a maior nota no módulo de Conhecimentos Básicos;
e) persistindo o empate, terá preferência o candidato mais velho.

Para conferir mais informações do concurso e baixar o edital, clique aqui e veja a Página Concurso Prefeitura de Recife!

Saiba mais sobre o Concurso Prefeitura de Recife – PE

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais