O que cai na prova: TRE – MA

icone calendario 26 jun 2015

tre-ma O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) abriu concurso para selecionar para analista e técnico judiciário e a prova será aplicada no fim de agosto. Confira abaixo os detalhes do conteúdo programático e para ter mais informações do Concurso TRE-MA, cliquei aqui !

Conteúdo programático
 – Língua Portuguesa: Leitura e compreensão de textos. Estruturação do texto e dos parágrafos. Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores sequenciais. Significação contextual de palavras e expressões. Interpretação: pressuposições e inferências; implícitos e subentendidos. Variedades de texto e adequação de linguagem. Equivalência e transformação de estruturas. Discurso direto e indireto. Sintaxe: processos de coordenação e subordinação. Emprego de tempos e modos verbais. Pontuação. Estrutura e formação de palavras. Funções das classes de palavras. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ocorrência de crase. Ortografia e convenções gráficas. Acentuação gráfica.

– Noções de informática: Conceitos básicos de software e hardware. Noções do ambiente Windows XP e Windows 7, editor de texto Word e planilha eletrônica Excel. Computação na nuvem (cloud computing). Conceitos de Internet e Intranet. Internet Explorer, Firefox e Google Chrome. Correio eletrônico (Microsoft Exchange). Segurança da informação: procedimentos de segurança. Noções de vírus, worms e pragas virtuais. Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, anti-spyware etc.). Cópias de Segurança (backup). Conceito e organização de arquivos (pastas/diretórios). Noções básicas de armazenamento de dados.

– Normas aplicáveis aos servidores públicos federais: Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União (Lei nº 8.112/1990) e suas alterações: provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição; direitos e vantagens; regime disciplinar: deveres, proibições, acumulação responsabilidades, penalidades. Processo Administrativo Disciplinar. Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão: arts. 1º ao 88 (Resolução TRE/MA nº 1.533/97). Código de Ética do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (Resolução TRE-MA nº 8.399/2013).
– Conhecimentos específicos: de acordo com o cargo pretendido.

Critérios de desempate
a) maior nota na prova de conhecimentos específicos;
b) maior nota na prova discursiva;
c) maior nota na prova de conhecimentos gerais;
d) maior tempo de exercício da função de jurado, nos termos do disposto no art. 440 do Código de Processo Penal, com a redação conferida pela Lei nº 11.689, de 9 de junho de 2008;
e) maior tempo de serviço prestado a Justiça Eleitoral, na forma prevista no artigo 98 da lei 9.504, de 30 de setembro de 1997;
f) maior idade.

 


Apostila para esse cargo

Apostila TRE-MA

Apostila TRE-MA

Por R$ 61,90ou 3x de R$ 20,63

sem juros no cartão

Saiba mais sobre o Concurso TRE MA - Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais