Pesquisar no blog

Concurso PC DF: Excedentes devem ser nomeados, diz deputado!

Iago Almeida

icone calendario 04 maio 2021

Com um alto número de déficit de pessoal, a Polícia Civil do Distrito Federal poderá contar com uma reposição dos quadros, através da chamada de excedentes. O concurso PC DF segue incerto, após suspensão as provas devido à pandemia da Covid-19.

Concurso PC DF: excedentes serão convocados

A informação foi confirmada, recentemente, pelo deputado e delegado Fernando Fernandes (Pros), durante sessão realizada na Câmara Legislativa do Distrito Federal em 14 de abril.

Ele afirmou defender o aproveitamento de candidatos aprovados no último concurso da Polícia Civil no Estado, realizado em 2013. São, ao todo, 217 excedentes do último edital.

“O pessoal da segurança está com uma defasagem grande, principalmente de agentes, faço um apelo ao GDF para que faça as convocações”, afirmou o deputado.

Após a fala do deputado, a comissão dos excedentes aprovados no último certame comemorou pelas redes sociais, o que pode ser um alívio para quem espera uma vaga há mais de oito anos.

“Obrigada por se preocupar com  a segurança do DF e com os 217 aprovados excedentes no concurso PCDF. O DF só tem a ganhar com o ingresso desses profissionais na segurança pública”, escreveu a comissão.

Ao todo, na época, foram ofertadas 900 vagas em 2013, sendo 300 para contratação imediata e 600 vagas para formação de cadastro.

Posteriormente, em abril de 2018, o Tribunal de Contas da União (TCU) suspendeu o prazo de validade do edital, o que permite ser retomado e as contratações podem acontecer.

Entretanto, a Polícia Civil e o governo do Distrito Federal , até o momento, não se manifestaram sobre o caso. Não há, então, uma previsão para que isso aconteça.

Concurso PC DF: novo secretário quer novas contratações

O delegado da PF, Júlio Ferreira, que tomou posse como novo secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, destacou, ainda em abril, a necessidade de contratações para as forças de segurança.

Durante todo o mês, ele chegou ao assunto, afirmando que pretendia dar continuidade aos trabalhos e lutas por reforços nos órgãos de segurança pública e que há concursos em andamento e previstos para as principais corporações do estado.

“A recomposição de todas as forças de segurança é uma necessidade do Distrito Federal. Pretendemos dar andamento a isso e fazer gestões junto ao governador Ibaneis para que, quando houver o respaldo legal, consigamos seguir com esse objetivo”, ressaltou.

O delegado ainda destacou que deverá manter os atuais projetos e citou a atuação em conjunto das polícias Civil e Militar, afirmando que o objetivo é continuar com os “bons resultados” nos índices de criminalidade no Distrito Federal.

Atualmente, segundo dados da Polícia Civil, são mais de 4 mil cargos vagos, entre os cargos disponíveis.

Provas do concurso PC DF adiadas

Um novo concurso PC DF estava com as provas agendadas para acontecer em abril, ofertando , mas acabou adiado devido à pandemia da Covid-19.

Com isso, será um desafio ao novo secretário, fazer com que o concurso PC RJ aconteça o mais breve possível.

A decisão de adiamento foi anunciada pelo Cebraspe, banca organizadora. Nova data ainda será anunciada em breve para a realização das provas.

Concurso PC DF: edital com 1800 vagas

O edital do concurso PC do Distrito Federal  está ofertando 1.800 vagas para Agente, sendo 600 imediatas e as demais para cadastro reserva. Outras 300 vagas são para Escrivão, todas para provimento imediato. 

Ambas carreiras são de nível superior e pedem como requisitos, 18 anos ou mais (não há idade máxima) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria “B” ou superior em plena validade.

Os salários para as carreiras podem chegar a R$ 8.698,78, inicialmente; após progressões, poderão chegar a R$ 13.751,51.

Inscritos

O novo concurso PC DF, para o cargo de Agente, já registrou mais de 105 mil candidatos inscritos.

Com isso, são mais de 150 mil pessoas concorrendo aos dois concursos, já que Escrivão tem uma concorrência de mais de 52 mil candidatos. Confira o número de inscritos:

  • Ampla concorrência    88.894
    • Concorrência:  197,54 candidatos por vaga 
  • Pessoas com deficiência    864
    • Concorrência:  28,80 candidatos por vaga 
  • Candidatos negros    15.528
    • Concorrência:  129,40 candidatos por vaga
Saiba mais sobre o Concurso PCDF Administrativo: Escolha da banca em andamento! Mais de 700 vagas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais