Pesquisar no blog

PMERJ: Gabaritos saem nesta terça-feira, 9. Saiba como foram as provas!

Iago Almeida

icone calendario 08 abr 2024

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro publicará os gabaritos das provas objetivas do concurso PMERJ , estarão divulgados nesta terça-feira, 9 de abril.

As provas aconteceram no último domingo (7/4) e lembrando que não há mais distinção entre os sexos para disputa das vagas. São quase 118 mil inscritos!

Quer saber mais informações e ver como foram as provas? Venha comigo nesta matéria e saiba todos os detalhes do concurso, que oferta 2 mil vagas!

Quando saem os resultados da prova do concurso PMERJ?

Lembrando, primeiramente, que as provas estiveram reaplicadas, neste domingo (7/4) nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói, Duque de Caxias e Nova Iguaçu.

Isso porque a seleção saiu em 2023 e chegou a ter provas aplicadas no dia 27 de agosto. Entretanto, por irregularidades da banca, as avaliações foram canceladas.

Ao todo, 117.628 candidatos estavam inscritos para a reaplicação, após desistência de mais de 2 mil, mas houve grande número de faltosos (número ainda não divulgado pela banca).

Agora, os gabaritos oficiais estarão disponibilizados a partir das 12h desta terça-feira, 9 de abril, pelo site da FGV , banca organizadora da seleção.

Entretanto, os candidatos que não concordarem com alguma resposta poderão entrar com recurso nos dias 10 e 11 de abril, também no portal da banca.

Segundo o edital, caso haja a anulação de alguma questão, os pontos correspondentes a ela deverão ser atribuídos a todos os candidatos, indistintamente.

Posteriormente, o gabarito definitivo e o resultado preliminar da prova deverão estar divulgados no dia 8 de maio. Fiquem atentos concurseiros.

Como foram as provas?

Assim, estiveram cobradas 50 questões de múltipla escolha, com 4 alternativas cada, sendo apenas 1 correta, sobre as disciplinas de:

  • Língua Portuguesa;
  • Matemática Básica;
  • Noções de Direitos Humanos;
  • Noções de Direito Administrativo e Legislação Aplicada à PMERJ; e
  • Noções de Direito Penal e Processual Penal. 

Estará considerado aprovado o candidato que obtiver, no mínimo, 60% de aproveitamento do total de pontos da prova e não zerar nenhuma disciplina.

Cronograma e demais etapas

Os classificados estarão, ainda, convocados para a prova discursiva, que consistirá em uma redação. A aplicação desta etapa está prevista para o dia 7 de julho. Veja o cronograma:

  • resultado preliminar da prova objetiva: 8 de maio;
  • período recursal contra o resultado preliminar da prova objetiva: 9 a 10 de maio;
  • resultado final da prova objetiva: 24 de maio;
  • convocação para a prova discursiva: 3 de junho;
  • aplicação da prova discursiva: 7 de julho;
  • resultado preliminar da prova discursiva: 2 de setembro;
  • período recursal contra o resultado preliminar da prova discursiva: 3 a 4 de setembro; e
  • resultado final da prova discursiva: 4 de outubro.

Depois, acontece o reenchimento do Formulário de Informações Confidenciais (FIC) do Exame Social e verificação dos requisitos para inscrição o concurso.

Ademais, em seguida: Exame Antropométrico; Teste de Aptidão Física (TAF); Exame Psicológico; Exames Médicos; Exame Social e Toxicológico; e por último a Avaliação Documental.

Informações sobre o concurso público para a PMERJ podem ser obtidas pelo telefone 0800 2834628 e/ou pelo e-mail [email protected] a partir de 04/01/2024.

Edital PMERJ para Oficiais será publicado em breve, informa a Coronel !

Nove foragidos da Justiça acabam presos durante provas

Após o encerramento das provas, esteve divulgada a informação sobre a prisão de 9 candidatos do concurso, logo após a prova, que tinham mandados de prisão em aberto.

Assim, a Polícia Militar do Rio de Janeiro já estava monitorando os foragidos. Um desses presos estava procurado por homicídio ocorrido em 2016, no município de Belford Roxo, na Baixada Fluminense.

Todos eles estiveram identificados a partir de uma operação realizada pela Subsecretaria de Inteligência em parceria com a Diretoria de Recrutamento e Seleção de Pessoal e com os Batalhões das Áreas.

A banca ainda confirmou uma troca de tiros na comunidade do lado externo da instituição CIEP 097 Carlos Chagas, em Duque de Caxias, onde estavam 216 candidatos presentes, em 15 salas.

“Durante a paralisação de cerca de 40 minutos, alguns candidatos em atitude irresponsável fizeram imagens do local de prova. Os candidatos que, naquele momento, violaram os envelopes que lacravam os celulares já foram identificados pela coordenação local e serão sumariamente eliminados, bem como serão adotadas as providências de monitoramento dos resultados dos candidatos. Todos os procedimentos de prova do CIEP 097 Carlos Chagas em Duque de Caxias foram prontamente retomados após a referida ocorrência, os celulares foram novamente lacrados e realizadas as devidas inspeções com detectores de metais e de ponto eletrônico, e o tempo de 40 minutos foi compensado ao final da aplicação”, disse a banca, em nota.

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunosClique aqui  e saiba mais!

Quanto ganha um Soldado da PMERJ?

O concurso da PMERJ visa o provimento de 2 mil vagas de Soldado. Haverá cotas para negros, indígenas e pessoas com deficiência.

Os aprovados receberão salários iniciais de R$ 2.956,41 durante o Curso de Formação, pelo período de 12 meses. Após a conclusão do Curso, a remuneração será de R$ 5.233,88.

Saiba mais sobre “Quanto ganha um Soldado da PMERJ?”

Sem distinção de sexo

Além disso, atendendo uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), houve o fim da restrição das vagas às mulheres no edital do concurso PMERJ.

Sendo assim, agora a seleção oferece 2 mil oportunidades para soldados de forma igualitária, ou seja, sem distinção entre os sexos.

Ademais, a PMERJ levará em consideração o quantitativo de aprovados até a 2.800ª colocação na ampla concorrência, a 800ª colocação para negros e a 400ª posição hipossuficiência econômica.

Requisitos

Portanto, são requisitos básicos para investidura nos cargos, além do ensino médio completo como escolaridade:

  • Idade entre 18 e 32 anos, até o primeiro dia para o ato de inscrição no concurso (14 de junho). Considera-se aquela idade compreendida até a véspera do trigésimo terceiro aniversário;
  • Altura de 1,65m para o sexo masculino e 1,60m para o sexo feminino;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH), exceto somente categoria A.

Confira os concurso Policiais que estão abertos em 2024: Concursos Policiais 2024

Baixe o edital PMERJ 2024

Confira os concursos abertos no Estado do Rio de Janeiro!

Saiba mais sobre o Concurso PMERJ Soldado: FGV publica a convocação para prova objetiva!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais