Polícia Penal AC: Novos salários e edital são cobrados | Nova Concursos

Concurso Polícia Penal AC: Novos salários e edital são cobrados, entenda!

icone calendario 08 jul 2021

Um protesto realizado em frente ao Instituto Penitenciário do Acre (Iapen) cobrou a realização de um novo concurso Polícia Penal AC  para este ano, além de reajuste salarial para a classe. Um outro protesto já havia acontecido em junho, em frente o o Palácio Rio Branco.

Concurso Polícia Penal AC: protestos e cobranças

Manifestantes do Sindicato dos Policiais Penais do Acre (Sindapem) realizaram uma manifestação na última terça-feira (6), em frente ao Instituto Penitenciário do Acre (Iapen), onde cobravam reajuste salarial para a classe e um novo edital para a corporação.

Segundo a categoria, o ato foi em defesa dos direitos da classe e em desacordo com a falta de negociação do governo do Acre.

“É público e notório que essa entidade sindical vem ao longo de meses dialogando e levado de maneira oficial e documental todas as nossas pautas ao conhecimento do governo do Estado”, declararam representantes do sindicato.

Os protestantes ainda afirmaram que caso não haja uma resposta do governo estadual sobre as demandas que estão sendo cobradas, outras manifestações poderão ser iniciadas.

“Continuaremos nos manifestando e expondo esse tratamento desigual aos servidores do sistema Penitenciário, pois esses são de suma importância para a estabilidade da sensação de segurança da sociedade acreana, que já não tem tido muita tranquilidade nesse quesito pela criminalidade desenfreada em nosso Estado”, enfatizou o representante do sindicato, Joélison Ramos.

Outro protesto em junho

Antes do protesto dessa semana, um outro ato havia sido realizado em frente ao Palácio Rio Branco, em junho, cobrando a realização de um novo concurso Polícia Penal AC em 2021.

Um grupo de Policiais Penais se reuniram em frente ao Palácio, cobrando o subsídio do salário (incorporação dos auxílios no salário base) e aprovação da lei orgânica da categoria.

“Estamos mandando um aviso para o estado que nosso diálogo acabou. Nós estamos negociando com o governo ao longo deste ano de 2021, apresentamos as pautas prioritárias, sentamos para negociar e o governo disse que iria nos atender com essas pautas, mas até agora nada”, disse o presidente do Sindicato dos Policiais Penais, Joelison Ramos, na época.

Vale ressaltar que em 2019, a Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC) aprovou, por unanimidade, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que criou a Polícia Penal no estado.

Concurso Polícia Penal AC: comissão foi formada

Antes dos protestos, em novembro de 2020, uma comissão formada foi publicada no Diário Oficial do Acre, para estudar a realização de concursos para as forças de segurança do estado. O da Polícia Penal estava incluso.

Além disso, o Ministério Público também já havia protocolado, em setembro de 2020, uma Ação Civil Pública, pedindo a abertura de um novo certame com 454 vagas ao todo, em 2022.

Para solicitar o número de vagas citado, o MP usou como base um relatório do Instituto de Administração Penitenciária do Acre.

Nele, uma quantidade insuficiente de profissionais no desempenho da função de Policial Penal foi apontado, afirmando que, ao todo, há 1.304 Policiais Penais no estado, sendo 1.171 efetivos, 133 provisórios, 17 afastados e 11 cedidos.

Entretanto, mesmo diante tudo isso, o governo do estado não se pronunciou. Um novo concurso se mostra urgente para a classe e novidades podem surgir nas próximas semanas.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Penal AC: Ministério Público do Acre exige edital com 454 vagas!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais